Bom dia amigos cultos e ocultos! Começo a semana com mais um quebra cabeças. Temos aqui mais um disco que carece de informações – uma identidade e uma história. Aimé Vereck não me é um nome muito estranho ou totalmente desconhecido. Ele aparece em pelo menos umas três coletâneas de antigos álbuns de 10 polegadas. Aqui mesmo no Toque Musical ele está presente na seleção Odeon chamada “Solistas Populares” de 1957. Se procurarmos através do Google também não chegaremos muito longe. Não há uma informação mínima sobre este instrumentista e seu conjunto de ‘boite’. Das peças desse quebra cabeças só tenho suposições. Acredito que ele tenha sido um saxofonista, pelo menos neste lp. Pelo disco da Odeon, citado acima e também em alguns sites fica claro que Aimé Vereck tocava ocarina, um instrumento de sopro dos mais antigos, uma espécie de flauta, mas com um formato ovalado. Porém, neste disco a ocarina foi trocada pelo saxofone, um instrumento mais condizente com a música de ‘boite’ e certamente quem o toca é Aimé Vereck. Falando do álbum, trata-se de um disco bem agradável. Uma seleção musical variada onde temos um Noel Rosa (e Vadico) com seu “Fetiço da Vila” num arranjo bem original. Há duas composições de Aimé, uma delas em parceria com o bamba da guitarra Poly. As outras faixas são ‘starndars’ da música internacional.
Taí… algumas peças para iniciarmos o quebra cabeças. Quem tiver mais, por favor, tragam elas para os comentários. Toda informação é bem vinda. Universitários de plantão, críticos, pesquisadores e parentes, queiram se manifestar!
Aimé Vereck & Seu Conjunto De Boite Nº 2 (1955)
feitiço da vila
seven lonely days
baião frisante
la ronde de l’amour
três patetas
i’m walking behind you
baião em moscou
melody of love