Rosário de Cária – Uma Flauta No Sereno (1961)

Olá! Um bom dia a todos (e sem excessão!). Nada como começarmos o dia com uma saudação positiva, elevando nosso espírito para coisas boas, não é mesmo?

Nesta semana eu procurei focar nossas postagens na música instrumental e mais especificamente nos discos de instrumentistas solistas. Eu cheguei até a separar alguns violonistas, que é o que mais se destaca, geralmente, na música popular brasileira. Mas daí eu me lembrei de um dos primeiros discos que recolhi de uma das minhas ricas fontes, o lp “Uma flauta no sereno”. Este disco foge um pouco da linha, ao contrário dos demais, trazendo o músico solista com acompanhamento. Mas independente de qualquer coisa, não deixa de ser um álbum solo, bonito, raro e com toda certeza de interesse dos amigos cultos e ocultos 🙂
Temos assim Rosário de Cária, um flautista italiano que veio para o Brasil no final dos anos 40. Pelo pouco que achei sobre sua trajetória, na rede fala-se que ele veio como um imigrante. O que demonstra que músico veio para ficar definitivamente. Mesmo assim, sobre a sua vida no país e que fim levou, eu não sei nada. De concreto eu sei apenas ele tocou em diversas orquestras, grupos de choro e seresta. Também está presente em diversas gravações e discos de diferentes artistas. Sua atuação por aqui, pelo que pude verificar, vai dos anos 50 aos 70. Ao que tudo indica, ele era um músico bastante considerado, requisitado e de alta qualidade, como podemos verificar neste seu álbum, lançado pela Chantecler em 1961. Aqui encontramos um repertório interessante, contemplando composições brasileiras e italianas. São todas belíssimas valsas, algumas, clássicos inesquecíveis da nossa música popular. Rosário de Cária vem acompanhado por um regional. Embora não conste nos créditos do lp, acredito que o acompanhamento é feito pelo Regional do Canhoto. Este álbum chegou a ser relançado nos anos 80, com outra capa. Consta também que ele gravou um outro disco, chamado “Uma flauta em serenata”, com edição de 1975. Se este for também do agrado de vocês, irei procurar para uma futura postagem, ok?
Então, toque logo esse toque!
rapaziada do bráz
tesoro mio
sobre as ondas
primeiro amor
lia
viajando pela itália
raio de sol
gladis
arrependida
saudade de iguape
boneca
lágrimas de virgem

Deixe um comentário