E prossegue a brilhante trajetória do Grand Record Brazil, agora em sua edição de número 112. Nela, apresentamos significativa parcela do legado de um clarinetista e saxofonista cuja história se confunde com o desenvolvimento de nossa música popular: Luiz Americano Rego. Nascido em 27 de fevereiro de 1900,em Itabaiana, Sergipe (e não na capital do Estado, Aracaju, como divulgado em sua biografia conhecida), Luiz Americano teve toda a sua cultura musical criada no seio de uma geração de grandes músicos de sopro. A começar por seu pai, professor e incentivador, o mestre de banda Jorge Americano (1860-1926), e seu primo, o maestro Antônio Melo (1902-2002, membro da renomada Filarmônica de Nossa Senhora da Conceição, hoje também conhecida como Orquestra Sinfônica de Itabaiana. Iniciou seus estudos de clarinete com o pai, aos 13 anos. Em 1920, o Sr. Jorge traz a família (esposa e quatro filhos) para o Rio de Janeiro, em busca de um futuro melhor para todos, face à arte musical que ele e o filho Luiz (então já casado com Dulcineia Costa Rego) dominavam, além de fugir das péssimas condições de saneamento de Itabaiana. Por essa época, Luiz Americano já estava no Exército,como músico instrumentista, largando a farda os 22 anos.Luiz faz suas cinco primeiras gravações em 1925, ainda no processo mecânico, todas elas maxixes: três de sua autoria (“Gozando a vida”, “Me deixa, Donzela” e ‘Tico-tico”), um de Freire Júnior (“Coração que bate, bate”) e outro do baterista Júlio Casado (“Nacionalista”). Foi um pioneiro na utilização da clarineta no choro, angariando prestígio como solista durante as décadas de 1920, 30 e 40. Tornou-se o músico mais requisitado da época, inclusive para participar em inúmeras gravações, atuando, em discos e shows, com as mais importantes orquestras do período (Simon Bountman, Justo Nieto, Romeu Silva, Raul Lipoff etc.) e inúmeros grupos regionais. Após uma temporada de trabalho na Argentina, de volta ao Rio, Luiz Americano funda um dos primeiros conjuntos brasileiros de jazz. Não gostava de viajar, e por isso não acompanhou Cármen Miranda nos EUA. Ainda assim, ganhou elogios de Benny Goodman, outro mestre da clarineta. Afinal, o prazer de Luiz Americano era mesmo tocar, e a clarineta nunca foi um instrumento desafiador para ele, que impressionava com sua excepcional habilidade de improvisação e respiração. Também dominava o sax-alto, seu leal companheiro durante anos, com virtuosismo, soprando-o com vigor e elegância, e produzindo um som claro e distinto, tendo deixado inúmeras obras inesquecíveis como compositor. Verdadeiro fenômeno! Além de vasta discografia em 78 rpm, gravou dois LPs: “Chora, saxofone” (1958) e “Luiz Americano e seu Conjunto” (1959), ambos pela RCA Victor. Teve três filhas, todas do primeiro casamento, com Dulcineia: Leda, Lysses e Iolanda. Após enviuvar, contraiu segundas núpcias com Érika Romminger (que assim passou a ser Érika Rego), para quem compôs um belo choro, “Linda Érika”, já executado por músicos diversos, mas nunca se encontrou a gravação do autor. Por outro lado, ele e seu pai já vieram de Itabaiana contaminados pelo vírus da hepatite. E foi a evolução da hepatite (guloso, devorava os banquetes das festas em que tocava, mas nunca ingeria bebida alcoólica) que causou sua morte prematura (60 anos), no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1960, de cirrose, causando uma perda irreparável para a MPB.
Nesta edição do GRB, um pouco da magia e da arte de Luiz Americano, em 15 preciosas gravações. Abrindo-a, temos seu choro “Alma do Norte”, gravação Odeon de 3 de outubro de 1936, só lançada em abril de 37, disco 11459-A, matriz 5389. Depois, a bela valsa ‘Teu olhar”, de Getúlio “Amor” Marinho e João Bastos Filho, lado B da faixa anterior, matriz 5390. Um dos choros mais conhecidos de Luiz Americano, “É do que há” é apresentado nas duas gravações que ele fez do mesmo em 78 rpm: a primeira no lançamento, pela Odeon (faixa 3), de 5 de março de 1931, disco 10797-A, matriz 4169, e a segunda encerrando esta seleção, feita na Todamérica em 7 de abril de 1953 e lançada em junho do mesmo ano, disco TA-5298-B, matriz TA-442. A quarta faixa é a conhecida valsa “Lágrimas de virgem”, gravação Odeon do mesmo disco original de “É do que há”, de 1931,sendo seu lado B, matriz 4168. Foi igualmente regravada por Luiz na Todamérica, na mesma sessão de 7 de abril de 53 em que reviveu “É do que há”, e este registro está na faixa 12, disco TA-5297-B, matriz TA-440, indo para as lojas igualmente em junho daquele ano. Foi com o dinheiro resultante dos direitos de “Lágrimas de virgem”, inclusive, que Luiz Americano pôde comprar a casa em que morou, no bairro carioca de Brás de Pina. O choro “Lysses” (faixa 5) homenageia a segunda filha do compositor-instrumentista, e saiu pela Odeon em abril de 1929, sob n.o 10362-B, matriz 2313. Na sexta faixa, um choro literalmente “das Arábias”: “Luiz Americano de passagem pela Arábia”, que ele gravou na mesma Odeon em 5 de setembro de 1933, mas só saiu em março de34, disco 11075-A,matriz 4721. Radamés Gnattali, pianista e maestro de renome, assina a faixa 7, o primoroso choro “Serenata no Joá”, executado por Americano em gravação Odeon de 24 de agosto de 1934, editada em novembro seguinte com o n.o 11171-A, matriz 4900. Depois temos outro choro do próprio executante, ‘Luiz Americano no Lido”, também registro Odeon, este de 8 de dezembro de 1934,que foi para as lojas em abril de 35 sob n.o 11212-A, matriz 4966. Violonista consagrado nos EUA,onde desenvolveu carreira de muito prestígio e prêmios, Laurindo de Almeida assina a faixa 9,o choro “Última lágrima”, da safra de Luiz Americano na Victor, gravação de 25 de julho de 1939, lançada em outubro do mesmo ano, disco 34499-B, matriz 33130. De outro músico renomado, o bandolinista Luperce Miranda, é o choro ‘Caboclo brasileiro”, que Americano, ao sax-alto, grava na marca do cachorrinho Nipper em 11 de julho de 1940, com lançamento em setembro do mesmo ano, disco 34649-A, matriz 33468. ‘Sossega, Juca” , choro do próprio Americano, é gravação Odeon de 19 de abril de 1940, disco 12133-B, matriz 6348, ao que parece, lançada apenas em 1942. “Sorriso de cristal” (faixa 13) é um choro de autoria da segunda mulher de Luiz Americano, Érika Rego, e ele o grava na Todamérica em 11 de maio de 1954, com lançamento em agosto seguinte sob n.o TA-5455-B, matriz TA-649. Por fim, na penúltima faixa (a última é a regravação de “É do que há”), Luiz Americano presta homenagem a outro grande compositor e saxofonista, Severino Rangel, o Ratinho (da dupla humorística com Jararaca), revivendo seu choro “Saxofone,por que choras?”, originalmente registrado pelo autor em 1930. A regravação de Americano é da Todamérica, datada de 7 de abril de 1953 e lançada em junho do mesmo ano, disco TA-5297-A, matriz TA-441. Enfim, uma amostra expressiva da arte, do talento e da versatilidade de Luiz Americano, clarinetista e saxofonista como poucos, merecendo por isso um lugar de destaque entre os grandes mestres da música instrumental do Brasil.
* Texto de Samuel Machado Filho