Bom dia, amigos cultos e ocultos. Como tenho andado numa correria danada, acabo muitas vezes dando a parecer que não estou atento aos comentários, e-mails e outras mensagens. Mas podem ter certeza, estou de olhos e ouvidos abertos. Como já disse, na medida do possível, vamos resolvendo tudo. É só uma questão de paciência.
Segue neste domingo um disco que agrada muito ao pessoal da Caopeira e também da Umbanda. Aliás, agrada a todo aquele que, na música, valoriza o ritmo e percussão. Eis aqui um lp raro, gravado no início dos anos 70, prestigiando dois dos principais instrumentos musicais que mais caracterizam a Bahia. Não é atoa que o nome do disco é “Eu, Bahia”. Um título que expressa bem a proposta musical de Onias Comenda e Edinho Marundelê, dois importantes nomes da Umbanda e da Capoeira.
“Eu, Bahia” é um álbum para dois. De um lado temos Edinho Marundelê, que canta e toca no atabaque vários pontos de Umbanda. Do outro lado temos Onias Comenda, mostrando no berimbau diversos toques de capoeira. É interessante observar deste lado do disco a presença da viola, que numa das faixas é tocada ao lado do berimbau, numa autêntica peleja, no “Desafio da viola com o berimbau”.
Não deixem de conferir, pois vale mesmo a pena ouvir oquê que a Bahia tinha…
Eu, Bahia – Edinho Marundelê E Onias Comenda (1972)
Edinho Marundelê:
sêquecê (oração aos orixás, ritual angola)
ouiumba ouiumba é de mê (pergunta, ritual angola)
ereum malê (saudação à oxum, ritual gegy)
yêyê ô (saudação à oxum, ritual gegy)
yada baô – saudação à oxum, ritual gegy)
minha oraê (saída de caboclo)
têtêtê da cabocla kissanga (ritual caboclo)
oridê deô (saudação à oxum, ritual kêtu)
cambinda queuaraquara (pedido de licença para entrar no terreiro de angola, ritual angola)
dilanumatambangola (despedida de nanã, ritual angola)
Onias Comenda:
toques tradicionais (angola, são bento grande, santa maria e idalina)
cantigos da capoeira
trio de berimbaus (gunga, viola e viola centro)
desafio da viola com o berimbau
berimbau (improvisação)
ê tava lá em casa