Sonia Delfino – Alô Brôto! (1961)

Havíamos postado aqui há pouco tempo atrás o “Alô Broto Vol.2”, da cantora Sonia Delfino. Ficou, por certo, trazermos também o primeiro volume, lançado em 1961. E aqui está ele, um disco voltado para o público jovem da época. Sonia canta um repertório bem eclético recheado de rock, balada e bossa… Tudo bem moderninho e sucesso garantido. Aliás, garantido, muito por conta de um primeiro disco também lançado pela Philips e também já postado aqui, “Sonia Delfino canta para a mocidade”. Ao que parece, ela só gravou três lps, alguns compactos e no início de carreira, ainda no final dos anos 50 gravou uma dezena de bolachas em 78 rpm, sendo que muitas dessas músicas apareceriam nos lps.
 
é você
cheguei de mansinho
meu pianinho
garota coquete
parque de diversões
bimbombey
alô brotos
namorada do sol
luluzinha bossa nova
amor secreto
canção que virou você
 
.
 

Zezé Motta – Força Frágil (1984)

Vamos nessa agora com a admirável Zezé Motta, essa grande atriz e cantora brasileira, em um disco dos mais gostosos, lançado em 1984 pelo selo Pointer. Ela vem acompanhada pelo Grupo Água Marinha e um conjunto de metais, que dá à sua seleção musical um resultado perfeito. Este foi seu segundo lp.
 
negrito
pouco me importa
carnaval de rua
angorá
castigo
dança
romântico
nega dina
prateia
frágil força
 
 
 

Dalva Barbosa – É Samba (1962)

Hoje nosso encontro é com Dalva Barbosa, uma excelente cantora de samba canção que atuou no final dos anos 50 e início dos anos 60. Foi descoberta pelo compositor Airton Montenegro cantando em Ipanema, em apresentações no Ankito’s Bar, uma boate de propriedade do inesquecível humorista Ankito. Ela também atuava em outras casas como o Arpège, Pigalle, Au Bon Gourmet e outras. Gravou em 1961 seu primeiro disco, um compacto triplo (com três musicas de cada lado), pelo obscuro selo Ritmos, onde interpreta não apenas sambas, mas também bolero e rumba. Depois foi contratada pela RCA Victor onde ganhou mais projeção. Este foi seu primeiro lp, um trabalho totalmente voltado para o samba, assim como os outros poucos discos que viria ainda a gravar tanto na RCA quanto na Polydor. Estranhamente, não há na internet quase nenhuma informação sobre esta artista. Existem apenas algumas referências a ela que no juntar de tudo foi só isso que encontramos, infelizmente. “É Samba” é mesmo um disco com suas qualidades, autêntico, em ritmo sincopado, ao estilo Miltinho. A gente escuta com prazer ‘de cabo a rabo’. Confiram no GTM…
 
só vale a pena
skindô
lama no asfalto
coisa pouca
gamação
piada
teleco-teco nº6
samba de branco
tristeza nunca mais
dilema
 
 
.
 
 

Chrystian – Made In USA (1976)

Vamos hoje trazendo um outro artista que partiu recentemente, o goiano Chrystian, que fez muito sucesso nos anos 70 cantando em inglês. Depois, continuou seguindo uma carreira em dupla sertaneja com o irmão, Ralf, fazendo ainda mais sucesso. Aqui temos dele o segundo lp. Chrystian já havia lançado um outro disco e alguns compactos. Este foi gravado nos Estados Unidos, com músicos americanos contratados para esse projeto.
 
you’re so tender
see the lonely people
i feel love
fly
magic music
place of the sun
love’s a dream
away from me
will you love me tomorrow
secrets in your eyes
silent night
windy tree
 
.