Ricardo Vilas – Locomotiva (1985)

Seguindo em nossa colcha de retalhos fonográficos e complementando nosso acervo de curiosidades fonomusicais, temos desta vez o lp “Locomotiva”, do cantor, compositor e instrumentista Ricardo Vilas. Já postamos outros discos com ele, cuja trajetória artística vem desde os anos 60. Se destaca como integrante do quarteto vocal Momentoquatro, no qual também faziam parte Zé Rodrix, Maurício Maestro e David Tygel. Nesta época, Ricardo também era estudante de Psicologia e foi preso por conta da sua atuação política contra o regime militar. Se livrou da prisão por fazer parte do grupo que foi liberado em troca do embaixador americano Charles Elbrick que havia sido sequestrado por um grupo da luta armada. Foi então exilado na França, onde viveu por quase dez anos e ainda hoje mantém um vínculo muito forte com aquele país. Formou dupla com a cantora Teca Calazans com quem trabalhou até o início dos anos 80. “Locomotiva” foi seu primeiro disco solo, lançado de forma independente. Um trabalho totalmente autoral, exceto pela faixa “Expresso 2222”, de Gilberto Gil. 
 
cordão de prata
novo romântico
flor de lã
fruto generoso
feiticeira
expresso 2222
nuvem
locomotiva
a formiga
paradorxal
os astronautas
 

Silvia (1967)

Ainda vamos neste rodízio fonomusical alternando entre um lp e um compacto. Em breve, abriremos também para os cd’s, afinal, como já dissemos outras vezes, muita produção musical a partir dos anos 90 foi órfã do vinil, não tiveram a oportunidade de serem verdadeiramente um álbum, um lp…
Mas deixemos de conversa e vamos logo apresentando o disquinho de hoje, um compacto duplo, o primeiro disco da cantora Silvinha. Disco este que já sinalizava para o primeiro lp, que viria em seguida, graças ao sucesso deste 7 polegadas que tem…
 
minha primeira desilusão
ri melhor quem ri por último
nunca mais
a gatinha
 
 
 
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Razão 7 – Linha Quente (1968)

Já tivemos aqui a oportunidade de falar sobre os selos e gravadoras de ‘segunda linha’, as pequenas e obscuras editoras fonomusicais. Eram essas as responsáveis pelo lançamento de discos vendidos por correspondência, a domicílio, os boxes de gêneros sortidos, trazendo sucessos de velhas orquestras populares. Por vezes, tinham também seus artistas contratados com nomes inventados, cantando ou tocando versões de músicas de sucesso. Muitos desses artistas trabalhavam de forma anônima, apenas fornecendo seus talentos, outros eram amadores e por aí vai… Essas gravadoras/editoras trabalhavam com esse material, lapidando, transformando e até mesmo negociando fonogramas entre elas mesmas, como acontecia com Coledisc, Paladium, Codil… E é justamente uma produção da Codil, através de seu selo Ritmos, que apresentamos agora. Este arquivo/disco me foi enviado há tempos atrás, buscavam informações sobre o conjunto que está tocando, o Razão 7. Se procurarem na internet não irão encontrar muita coisa além de gente vendendo o lp como se fosse uma incrível raridade. Raro ele é, divertido também, mas não vai além da curiosidade e dos anseios de alguns jd’s. “Razão 7” é algo que, suponho, gerou apenas um disco. Pegaram um conjunto amador com sete artistas, um repertório ‘jovial’ curtido em Jovem Guarda. Qual o nome para o conjunto? Razão 7. Tem razão! 🙂
 
de perna bamba
contrato e distrato
chora tua tristeza/triste madrugada
fora de tempo
vida minha
balantema
sonho de canção
deixa o tempo passar/caderninho
there’s a kind of hush 
eu te amo mesmo assim/teresa
grovin’
cha cha cha do pato
 
 
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Benedito Nunes – Aroldo Santos (1973)

Em outros tempos tínhamos aqui o famosos ‘discos de gaveta’, aqueles que ficam reservados para cobrir qualquer lacuna, ou por outra, qualquer postagem. Na falta de tempo ou de algo melhor o jeito era apelar para aquele arquivos prontos. Hoje eu estou fazendo algo parecido. Semana começa puxada e o tempo tá curto. Então, vamos aí curtir este compacto que é quase promocional da gravadora, a Continental. Digo isso porque é um compacto simples, feito para promover duas músicas de carnaval, o samba, “Amor, amor” cantada por Aroldo Santos e a marchinha maliciosa “Oritimbó com Benedito Nunes. Dois sucessos para gente relembrar,,,
 
oritimbó – benedito nunes
amor, amor – aroldo santos
 
 
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Irio De Paula – Saudade Do Brasil (1981)

Hoje e mais uma vez temos aqui um artista que poucos devem conhecer ou lembrar, o violonista e compositor Irio de Paula. Relembrando nossa apresentação em um outro post que há tempos fizemos aqui no Toque Musical, Irio de Paula foi um renomado guitarrista de jazz europeu. Tocou com inúmeros e não menos famosos músicos de várias partes do mundo. Tem em seu currículo discográfico mais de 60 trabalhos, praticamente quase tudo lançado só lá fora. Nos anos 70 esteve na Europa acompanhado a cantora Elza Soares e por lá ficou, estabelecendo residência na Italia por 45 anos. Faleceu no Rio de Janeiro, cidade natal, em 2017, aos 78 anos.
Entre seus muitos discos, apareceu este aqui, arquivo enviado por amigos deste lp do artista, lançado na Itália, em 1981. O álbum se chama “Saudade do Brasil” e claro, traz um repertório com algumas das mais emblemáticas músicas brasileiras, reconhecidas internacionalmente e que refletem bem essa saudade, principalmente para um músico brasileiro como foi Irio de Paula. Confiram no GTM…
 
deve ser amor
ponteio
rosa morena
nordeste
odeon
upa negrinho
tudo se transformou
samba em prelúdio
sambou sambou
eva
a felicidade
 
 
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Música, Divina Música – Trilha Sonora

Temos para hoje mais uma curiosidade fonográfica e por certo, até então, uma raridade que não iremos encontrar em outro lugar a não ser aqui mesmo, no Toque Musical. Este é um daqueles discos ficou esquecido no baú das coisas descartadas num porão. Como a capa já mostra, trata-se de um compacto com a trilha de uma peça musical de Oscar Hammerstein, baseada na famosa “Noviça Rebelde”, de Richard Rodgers. A peça traz versões musicais feitas por Billy Blanco. Foi montada em 1965, no Teatro Castro Alves, com direção de Sérgio de Oliveira. Inicialmente com Teresa Cristina como a noviça rebelde, que seria substituída por Norma Suely, que na verdade é quem aparece na foto da capa deste disco. 
Infelizmente, o disquinho que temos apresenta muitos arranhões que compromete um pouco a audição. Mas ainda assim vale a pena ouvir e conhecer. Caso apareça outro disco deste em melhor estado terei o prazer de trocar por um novo arquivo. Por hora, ficamos assim, ok?
 
 
dó ré mi – tereza cristina e os filhos do barão von trapp
música, divina música – teresa cristina
edelvais – carlos alberto
 
 
 
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Trio Ternura (1968)

Bom, então como prometido, aqui temos um lp do Trio Ternura. Na verdade, o seu primeiro lp, lançado logo em seguida após o sucesso do compacto, o qual foi o que postamos aqui anteriormente. O Trio Ternura, como sabemos, foi um trio vocal formado pelos irmãos Jhusara, Jurema e Robson. Participaram da Jovem Guarda nos programas do rei Roberto Carlos. Se destacaram cantando versões da música pop americana, mas fariam sucesso a partir de 68 quando já era conhecidos nacionalmente graças aos programas de televisão. Este que foi o primeiro lp seria o último pelo selo de Nilo Sérgio. Em 1970 já eram artistas da CBS. Um dos momentos mais importantes do trio foi quando acompanharam Tony Tornado, no Festival Internacional da Canção, defendendo a canção BR-3, música de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. A história do Trio Ternura ainda tem outras passagens e discos gravados até que em 1974 eles se transformam em quinteto, o Quinteto Ternura. Já no final dos anos 70 o grupo infelizmente se desfez.
 
felicidade no amor é isso
um dia apareceu você
la la la
esperando você
nem um talvez
palavras inúteis
se eu vivia bem sem ter você
maior amor do mundo
lindo
o doutro do amor menino
canção do amor que não viveu
quero você pra mim
música para ver você passar
a raposa
selado com um beijo
 
 
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Dalva De Oliveria – Parabéns Belém (1966) 

Há tempos atrás alguém me enviou os arquivos deste curioso e raro compacto com a cantora Dalva de Oliveira, disquinho este que até então eu não conhecia. Trata-se de um lançamento promovido por uma antiga e famosa loja de departamento, a Radiolux (tipo Mappin, Mesbla, Casas Bahia…), que existia em Belém do Pará, comemorando os 350 anos da cidade, naquele ano de 1966. Segundo contam, a composição principal do disquinho, “Parabéns Belém”, é uma homenagem à cidade, de autoria dos proprietários das Lojas Radiolux. Certamente, a produção foi limitada e assim poucos devem ter ouvido ou conhecer essa raridade. O compacto simples foi gravado por Dalva de Oliveira quando atuava pelo selo Odeon, em 1966. Nesta época, Dalva ainda se recuperava do terrível acidente de transito que vitimou quatro pessoas, sendo que ela também se machucou bastante. Ela retomaria a carreira e ao público de verdade, no início dos anos 70. Portanto, este compacto, para a grande maioria de nós, era até então um trabalho obscuro. Para os que não conhecem, confiram no GTM…
 
parabéns, belém
consagração do samba
 
 
 
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Dilermando Pinheiro – Viva O Samba (1958)

Outro disco que eu achava já ter postado aqui no Toque Musical era este, “Viva o samba”, do Dilermando Pinheiro. Um clássico dos anos 50, já em 12 polegadas, lançado pelo selo Audiola, da Musidisc. Difícil encontrar um exemplar deste em bom estado. Básico em qualquer discoteca da música popular brasileira. Aliás, eu diria que o melhor mesmo seria ter todos os discos onde aparece esse sambista. Gosto à beça! E você? 🙂
 
até amanhã
nega risoleta
faceira
vai haver barulho no chateau
retratinho
vai cavar a nota
velhos tempos
mágoas de vagabundo
conversa de botequim
emilia
minha palhoça
estão batendo
menina fricote
bondosa senhora
seu libório
 a lalá e a lelé
 
 

Trio Ternura (1967)

Estive observando que nosso Toque Musical quase nada postou ao longo do tempo coisas do Trio Ternura. Na verdade, nunca chegamos a postar um disco, o que é de se estranhar, afinal são quase vinte anos de blog e o Trio Ternura fez parte da história da música popular brasileira e por certo, não poderiam ficar fora da nossa lista. Então, aqui vamos com um grande sucesso, o segundo compacto, do trio vocal formado pelos irmãos Jussara, Jurema e Robson. Neste disquinho temos duas canções, “Palavras inúteis” e “Nem um talvez”, sendo essa segunda um grande sucesso da época, o que acabou levando o trio ao primeiro lp, que viria em seguida, em 1968.
Para compensar a falta, ou a demora em postar coisas desse trio, prometo que ainda nesta semana a gente traz o lp, ok? Confiram no GTM…
 
nem um talvez
palavras inúteis
 
 

Flor De Cactus – Alicerce Da Terra (1982)

Hoje, temos para vocês mais um disco do grupo Flor de Cactus. Digo mais um porque este é o terceiro disco deles que postamos aqui e também é o terceiro da carreira, lançado pela RCA, em 1982. Neste e mais uma vez, o grupo demonstra toda sua identidade, num disco com um repertório bacana, como vocês poderão conferir no Grupo do Toque Musical. Além das composições autorais há também músicas de Gilberto Gil, Alceu Valença, Vinicius Cantuaria, Petrucio Maia e Carlos Pita. Como nos discos anteriores a produção é de Leno. Confiram…
 
alicerce da terra
serena
momento coração
chuva de vento
pássaro amarelo
movimento das aguas
margarida
chororo
sonho lunar
mar de são joão
o que dizer ao menino
 
 
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Zezé E Simões – Barragem (1981)

Entre os diversos discos que andei digitalizando para um amigo, havia entre eles este compacto de uma dupla, Zezé e Simões, supostamente, músicos paranaenses, pois o disquinho foi gravado em um estúdio em Curitiba. Me chamou a atenção por ser algo que até então eu não conhecia. Produção independente, música rural de boa qualidade (não confundir com sertanejo) que vale a pena conhecer. Infelizmente, não achei nada a respeito dessa produção e seus autores. Mas fica aqui registrado. Afinal, só mesmo no Toque Musical pode haver tanta diversidade e surpresas. Não é mesmo?
 
barragem 
mágoas de caipira
 
 
 
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Waldemar Spilman E Sua Orquestra – Dancando Com Waldemar Spilman E Sua Orquestra (1956) 

Há discos que na hora da escolha para postagem, eu as vezes o faço apenas pela capa, pela estampa. Me chamam a atenção, me pedem para ilustrar o nosso Toque Musical. É mais ou menos o caso deste disco aqui. Capa só em duas cores, mas que dá um show em termos de uma composição em artes gráficas. Acho linda e faz o nosso espaço ficar ainda mais bonito, não acham? 
Pois bem, temos aqui Waldemar Szpilman, músico polonês que veio para o Brasil em 1925. Conforme já nos descreveu sobre ele, nosso saudoso amigo Samuca, em outro disco que já postamos aqui, Spilman tinha uma sólida carreira musical como violonista e também tocava saxofone e clarineta. Era compositor e também foi regente de orquestra. Atuou em casas noturnas e também em bailes, onde era muito requisitado. Também integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira e foi programador da Rádio MEC. Segundo contam, era primo do pianista Wladyslaw Szpilman, retratado no filme “O pianista”, de Roman Polaski. Em 1956 a Continental lançava seu primeiro disco, uma bolacha de 78 rpm contendo  as músicas “Penthouse mambo” e “Samba em fantasia”. No mesmo ano sairia então este lp, de 10 polegadas com mais seis músicas, completando assim este disco dançante, com samba, fox, bolero e mambo. 
 
laura
samba em fantasia
sax-cantabile
vamos com calma
dancing in the dark
penthouse mambo
speak low
tenderly
 
 

Remo Usai – Trilha Sonora Do Filme Boca de Ouro (1963) 

Na pressa, em busca de um compacto, acabei achando, por acaso, esta raridade aqui… Alguém me mandou os arquivos deste disquinho há algum tempo atrás. Pena que as imagens da capa estão em baixíssima qualidade. Como se vê, trata-se da trilha original do filme Boca de Ouro, de Nelson Pereira dos Santos, história adaptada da peça de Nelson Rodrigues, de 1963. O filme é estrelado por Jece Valadão, Daniel Filho e Odete Lara. A trilha é do compositor e maestro Remo Usai, que também era dono do pequeno selo San Remo. Bem legal, vale a pena ouvir e também ver o filme, claro! 🙂
 
abertura 
tema
 
 

Risadinha – As Bombas De 1958 (1958)

Passa o Carnaval, mas inevitavelmente ainda ecoa o espírito da coisa nesses velhos discos que a gente insiste em postar 🙂 Eis aqui um autêntico sambista carnavalesco, Risadinha, artista que já apresentamos aqui em diferentes postagens. Agora trazemos ele em um lp completo, lançado pelo selo Continental, no final de 1958. Título, hoje, curioso, “As Bombas de 1958”. Mas naquela época ‘bomba’ era uma gíria e aqui se refere ao estouro nas paradas de sucesso. Depois, acho que ganhou um cunho pejorativo, passou a ser referencia de coisa ruim (claro, não há bomba boa). Mas no caso do nosso disco aqui seria uma injustiça dizer isso. O que temos é uma seleção de músicas que fizeram sucesso naquele ano, não apenas sambas, mas tudo no final bem temperado, na interpretação inconfundível de Risadinha
 
ave maria lola
bom dia café
nêga didi
cabelos prateados
aperta-me em teus braços
fim de estrada
interesseira
nono mandamento
vai, mas vai mesmo
é da banda de lá
chega de saudade
prece ao sol
 
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Jânio Quadros – Ele Vem Aí! (1960)

O carnaval acabou, mas a marchinha continua… Vamos aqui fazendo a transição dos dois momentos quentes deste fevereiro, o Carnaval e a manifestação política do dia 25, patriotários apanhando de torcida organizada, com participação especial da polícia distribuindo cassetada. Vai ser loco…
E para fazer a transição, que tal uma marchinha politica, um jingles da campanha do excêntrico Jânio Quadros? É claro que a curiosidade aqui também está no suporte fonográfico. Ao invés de um disco de vinil, um cartão de papel plastificado. E como se vê, com um furo no meio. Pode ser colocado em um tocadiscos, em rotação 78 e equivale a um disco compacto. Só toca do lado da face do Jânio. A qualidade do som é um tanto sofrível, mas para o que era feito estava de bom tamanho. 
Este cartão fonográfico foi criado no intuito de arrecadar dinheiro para a campanha a Presidência em 1960. Custava 35 cruzeiros e certamente, naquela época não venderam muitos considerando o imediatismo da coisa e a questão partidária. Pois, o tempo passou, aquilo que custou tão barato, hoje vale um bom dinheiro se trombar com um colecionador certo 🙂
 
ele vem aí!

 

Carnaval Do Bom Humor (1961)

Mais uma curiosidade carnavalesca. Desta vez temos aqui uma seleção de cantores-humoristas interpretando 16 marchinhas. Músicas de carnaval, naturalmente, são bem humoradas e neste lp, da Copacabana, lançado para o carnaval de 1961 a ideia era colocar nesta série de marchinhas as vozes de diferentes artistas do riso, seja do circo, do teatro, do rádio, cinema ou televisão. Entre as músicas escolhidas, ressalta o texto, apenas a música “O bom menino”, sucesso do palhaço Carequinha, foi adaptada para marcha. Participam do disco artistas que hoje poucos hão de lembrar, figuras como Carequinha, Arrelia e Pimentinha, Zé Pinguinha, Seu Ouvelindo, Fuzarca e Torresmo, Moacyr Franco e Izabel Camargo.
 
o bom menino
velho bossa nova
mustafá
o que foi que eu fiz?
psicoteste
só tem tan tan
lá em casa todo mundo ó…
obrigado, minhas fãs
a careca do careca
seu ouvelindo
que quero me casar
tá louco seu
tá de colher
dona didi
conta de mentiroso
bicho da cara preta
 
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Carnaval No Rio (1960) 

Para não haver enganos, aqui vai um outro disco de carnaval com o mesmo título, “Carnaval no Rio”, da postagem anterior. Por certo deve haver outros com o mesmo nome, mas o que muda é o ano, a gravadora e claro, os artistas e repertório. No caso aqui, temos uma seleção carnavalesca de 1960, lançada pela Continental e assim como a Todamerica e outras, ela reúne alguns artistas de seu ‘cast’ para apresentar a seleção daquele ano. Nesse, temos uma seleção muito boa com diversos e alguns raros artistas por aqui…
 
miss petrolina – homero marques
feche a porta – jamelão
naquela base – orlando correa
não quero mais sofrer – risadinha
carnaval na rua – araci costa
na base do amor – bill farr
a tabajara em joão pessoa – orquestra trabajara
me dimira muito – ronald golias
cacareco é o maior – risadinha
favela amarela – araci costa
nesta eu não vou – bill farr
perdi você – jamelão
vai saudade – orlando correa
o crides – ronald golias
 
 
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Carnaval No Rio (1956)

No embalo carnavalesco vamos agora trazendo este raro 10 polegadas, lançado em 1956, pelo selo Todamerica. Por certo, um disco para fazer frente ao carnaval daquele ano e apresentando seu leque musical com diferentes artistas de seu ‘cast’. Uma seleção com sambas e marchas de sucesso daqueles carnavais que já não existem mais…
 
marcha do golpe – raul moreno
sonhei com a tua imagem – venilton santos
cara feia – ivete garcia
pau d’agua – juanita cavalcanti
vida mansa – ciro monteiro
marcha dos canoeiros – virginia lane
me empresta teu lenço – raul moreno
um brasileiro em paris – orlando correia
 
 
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S. C. Filhos De Gandhi – Cânticos De Gandhi (1981)

Na pausa entre os bloquinhos, aqui em Beagá, aproveito para postar mais um disquinho de embalar o carnaval. Aqui temos este compacto de 1981, registrando o famoso grupo de afoxé Filhos de Gandhi, coisa que só mesmo o baiano tem condição de criar, principalmente se a coisa passa pela música ou dança. Eles são mesmo bastante criativos. E no caso deste grupo, uma tradição que se inicia no final dos anos 40. A história do grupo é grande e pode ser facilmente encontrada pelo Google. Porém, registros como este se limitam a pequenas produções e nem sempre estão acessíveis, ou ficam depois de passarem por aqui, por exemplo… De volta, lá vem outro bloco…
 
cânticos de gandhi
 
 
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Orquestra De Metais Regional E Côro Misto – Sempre Carnaval – Coleção Abril Cultural (1967)

Bom, Carnaval taí… E buscando manter o clima e traçar a trilha, vamos aqui numa overdose musical carnavalesca da melhor qualidade, diga-se logo de entrada. Me lembrei desse velho box lançado pela Abril Cultural, simplesmente uma maravilha em seis volumes traçando a trajetória da música no carnaval desde 1870 até 1966, ano em que a coleção foi lançada. A apresentação das músicas seguem uma ordem cronológica e dos seis discos, cada dois cabe a um diferente maestro. No caso, seguindo essa ordem temos Rogério Duprat, Portinho e Waldemiro Lenke, três grandes maestros que dão aqui o seu recado com orquestra de metais e coro misto.
Uma coisa que chama a atenção é a qualidade da gravação desses discos. Gravação em mono, mas espetacular, dá gosto de ouvir em vinil. Outra coisa interessante de notar é que boa parte desse clássico repertório, hoje em dia, está ‘cancelado’, ou seja, são músicas cujas letras são consideradas politicamente incorretas, música com conotação jocosa de cunho sexual, racista, machista, fascista, homofóbico e tantos outros… Eu, de cá, só observo a radicalização dos dois lados. Acho que é a primeira vez que fico encima do muro. Não briguem comigo, vou continuar amando e cantando esses cancelados. 
 
zé pereira
ô abre alas
vem cá mulata
no bico da chaleira
pelo telefone
a baratinha
o pé de anjo
o fubá
zizinha
ora vejam só
pinião
suspira nega suspira
dá nela
pra você gostar de mim
quebra quebra gabiroba
na pavuna
com que roupa
se você jurar
deixa essa mulher chorar
a-e-i-o-u
o teu cabelo não nega
marchinha do amor
moreinha da praia
linda morena
fita amarela
formosa
arrasta sandália
orvalho vem caindo
agora é cinza
carolina
se a lua contasse
linda lourinha
implorar
foi ela
grau dez
deixa alua sossegada
eva querida
salda portuguesa
cidade maravilhosa
é bom parar
pierrot apaixonado
marchinha do grande galo
mamãe eu quero
lig lig lig lê
como vaes você
periquito verde
não tenho lágrimas
touradas em madrid
pastorinhas
hino carnaval brasileiro
meu consolo é você
jardineira
upa upa
caia cai
helena
aurora
ala la o
ai que saudades da amélia
emília
eu brinco
não me diga adeus
general da banda
daqui não saio
tomara que chova
lata d’agua
cachaça
sacarolha
cabeleira do zezé
mulata iê-iê-iê
roubaram a mulher
tristeza
mascara negra
 
 
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Acadêmicos Do Salgueiro (1969)

Quinta feira, já anunciando a chegada do Carnaval 2024. Temos então para o dia um compactozinho bem bacana pra gente conhecer e curtir. É carnaval, então vamos abrindo com uma verdadeira escola de samba, no caso aqui uma das grandes, a Acadêmicos do Salgueiro, no ano 1969. Embora não tenha vencido o carnaval daquele ano (ficou em 8º), emplacou para sempre seu samba enredo, “Bahia de todos os deuses”, que se tornou um clássico, regravado por outros vários artistas como Jair Rodrigues, Elza Soares e Neguinho da Beija-Flor. Neste compacto simples, lançado pelo selo carioca Castelinho tem também o samba-hino, “Salgueiro querido”. Confiram no GTM…
 
bahia de todos os deuses
salgueiro querido
 
 

Guilherne Coutinho E Seu Conjunto – Procura-se (1971)

Não faz muito tempo, eu postei aqui um disco do músico paraense, Guilherme Coutinho. E por conta da política do momento, não fiz nenhum texto de apresentação, considerando o texto de contracapa já explicativo. Tinha adotado essa máxima, muito por conta de achar que ninguém dava muita bola para o que escrevemos aqui. Mas sei que estou enganado, há muitos atentos e interessados, mesmo quando o texto tá fraco. Por certo e na pior das hipóteses damos o norte… 🙂
Mas voltando ao Guilherme Coutinho, para os que não sabem, foi um músico paraense que atuou durante os anos 60 e 70. Pianista, arranjador e compositor, gravou poucos, mas excelentes discos. Hoje em dia pura raridade, difíceis de encontrar. Creio que nada chegou a ser relançado, nem mesmo em cd. O que postamos anteriormente foi seu primeiro disco. Somente quatro anos depois viria a lançar este outro, o “Procura-se”, pela Chantecler. Disco bacana, com uma pegada bem estilizada, um pop ‘brazuca’ refinado com leves pitadas ‘jazzística’. Recomendo…
 
saravá babalaorixá
falência
tributo a mim mesmo
adios guadalajara
vai lá
crepúsculo
papa jimmy
vira broto
trepadeira
bar do parque
baby
belo kid
 
 

Nana Caymmi (1967)

Uma das grandes cantoras brasileiras, para mim, está entre as cinco primeiras de sua geração. Mas gosto mais por conta do seu timbre, sua voz, sempre cai bem. E isso se deve muito ao repertório, seleto, sempre muito bem escolhido por ela, Nana Caymmi. Este raro compacto da antiga RGE nos traz quatro momentos da cantora interpretando músicas que ela defendeu no III Festival da Música Popular Brasileira. Uma joinha que vale a pena ter na coleção.
 
bom dia
o cantador
alegria alegria
o penúltimo cordão
 
 
 

Gerson Conrad – GC (1981)

Eis aqui um disco que na época de seu lançamento pode ter passado batido para muita gente. E isso, penso eu, se deve a capa que ilustra uma cena muito ambígua. Num rápido passar de olhos, principalmente numa estante de loja, a capa nos faz imaginar que se trata de alguma coletânea romântica. Não há nenhuma evidência além das iniciais do artista. E se não parar e conferir direito, a taça quebrada, o vinho derramado e o que seria GC, não chega a levantar o disco da caixa e olhar curiosamente sua contracapa. E ainda, se não tomar o trabalho de ler e ficar apenas a observar o rapaz bonito estampado sem o reconhecer, ainda assim é capaz de achar que se trata de algum Julio Iglesias nacional. Certamente, não é nada disso, trata-se apenas da minha suposição. GC é Gerson Conrad, músico paulista que ganhou fama ao lado de João Ricardo e Ney Matogrosso, quando juntos formaram um dos mais importantes grupos da música popular brasileira, o sensacional Secos & Molhados. Depois que o grupo acabou, cada um seguiu seu caminho. GC foi o primeiro álbum solo, lançado em 1981 pelo selo Continental. Antes, ele já havia lançado um outro lp pela Som Livre com a cantora e atriz Zezé Motta. Neste lp de 81 todas as músicas são de sua autoria em parceria com o letrista  Paulinho Mendonça. O que reforça minha ideia da capa ‘ambígua’ está também no fato de que este disco foi relançado em cd com uma outra capa e com o título de uma das canções, “Rosto Marcado”. Direto! Desta vez acertaram a coisa. Sem querer desfazer da arte da capa, acho que do cd ficou mais adequada. Ou não? 🙂 Independente da capa, o conteúdo é o que importa. Vamos a ele…
 
amor amor
rosto marcado
semente
precipício
ave maria
depois da sessão
o tempo
fundo do poço
a sede e a fonte
 
 

Carlos Mendes (1980)

Seguindo… Aqui vai outro compacto, mais uma produção independente e também um disquinho bem raro que até então não se via e nem se ouvia por ‘aquis’ 🙂 Mas logo alguém vai publicar no Youtube, senão o próprio autor. Estamos falando aqui de Carlos Mendes em seu primeiro disco, ou melhor, este compacto que serviria para anunciar um futuro lp. Carlos Mendes é um cantor e compositor santista, filho de Gilberto Mendes, considerado um dos maiores compositores eruditos da música de vanguarda brasileira. Este compacto simples, lançado de forma independente traz duas de suas composições, com direito a um texto de apresentação de Caetano Veloso. Ao que parece, ele em seguida só gravou um lp, o “Imã”. Criou um canal no Youtube onde fala de música, de seu pai Gilberto Mendes e outros compositores eruditos brasileiros.
 
oamoréomar
hora só
 
 
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Dê Uma Canja – Projeto Radamés Gnattali Vol. 1 (1986) 

Mais uma boa curiosidade do mundo ‘fonomusical’. Um disco que é parte do Projeto Radamés Gnattali, criado em 1986, que tinha como meta “ganhar circulação junto à escolas de música e músicos principiantes, atuando como um estímulo ao interesse pelas formas de orquestração brasileira e por gravações em playback, possibilitando que esses músicos possam tocar junto…”
Este projeto rendeu quatro volumes entre os anos de 1986 e 89. Um disco de músicos para músicos. Ou ainda melhor, uma coleção. Este é o primeiro. E seguem as notas explicativas:
“No início de cada face do disco você ouvirá a nota Lá que servirá de referência para a afinação do seu instrumento. Ouça com atenção cada música fazendo leitura silenciosa simultânea da partitura que acompanha o lp. Você perceberá que há partes na gravação sem o solo. Anote isso na sua partitura, pois estes são os momentos em que você deverá dar a sua ‘canja’…”
Bem legal, isso, né? Vamos aí com o primeiro volume. 
 
paraíba
murmurando
feitiço da vila
assanhado
marina
eu e a brisa
chega de saudade
rosa
luiza
 
 
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Alzira Espíndola – Terra Boa (1983)

Aqui um outro compacto que já espera há tempos para ser postado, o primeiro disco da cantora e compositora Alzira Espíndola. Na verdade, este foi o compacto lançado de forma independente, em 1983. Seu primeiro lp (já publicado aqui) viria somente quatro anos depois, trazendo, duas composições deste compacto duplo, que já nasceu sendo uma raridade. 
 
terra boa
nossa senhora do pantanal
pai da natureza
luzmarina
 
 
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Luiz Américo – Meu Mengo (1977)

Há tempos eu não ouvi o Luiz Américo, também conhecido como o ‘filho da véia’, muito por conta da canção que ele fez em parceria com Braguinha, dedicada a sua mãe. Segundo o próprio artista a música nasceu de um momento inusitado, quando ele encontra a mãe fumando um charuto e só então percebe que ela estava incorporada por um caboclo, o que o inspirou a escrever este samba que foi um dos seus maiores sucessos. Outro fato curioso deste disco, também envolve sua mãe. Uma das canções que iria entrar no disco, feita também para a sua ela, acabou sendo censurada, oque o obrigou a trocar por outra. Essa por sua vez seria então seu grande sucesso, “Camisa 10”, de autoria de Luis Wagner e Hélio Matheus. O lp, “Meu Mengo”, foi lançado em 1977 pelo selo Rosicler, da Chantecler e além desses dois grandes sucessos há outros, que elevaram o cantor e compositor ao estrelato.
 
meu mengo
camisa 10
desabafo
vingança do sambista
filho da véia
ninguém poe a mão
baltazar
carta de alforria
casa cheia
na casa da tia ciata
feliz da vida
não cato a quirela
 
 
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