Roberto Inglez And His Orchestra – Samba Samba (1951)

Vem de muito longe o interesse dos músicos de outros países pela música popular produzida no Brasil.  E estes, logicamente, passaram a considerar a música popular brasileira a melhor do mundo. Exportamos Cármen Miranda, a bossa nova e muito mais. E, quando Walt Disney veio ao Brasil para fazer o desenho animado “Alô, amigos”, de 1942 (o que lançou o papagaio Zé Carioca), encantou-se com “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. A ponto de o próprio Ary ter  ido aos EUA fazer a música “Rio de Janeiro” para o filme “Brasil”, da Republic Pictures (1944), estrelado pelo mexicano Tito Guizar.
Pois hoje o Toque Musical traz exatamente um LP de 10 polegadas com músicas brasileiras, gravado fora de nosso território: “Samba, samba”, de 1951. O álbum foi realizado em Londres, nos estúdios da EMI-Parlophone , e lançado nos EUA pela Coral Records (possivelmente não foi editado entre nós). A execução é da orquestra do maestro e pianista Roberto Inglez. Na verdade ele se chamava Robert Inglis, e era escocês de Elgin, vindo ao mundo no dia 29 de junho de 1913. Aos cinco anos de idade aprendeu piano, e aos 15 já possuía conjunto próprio. De origem simples, estudou e chegou a trabalhar como dentista durante o dia e como maestro à noite. Claro que seu talento musical falou bem mais alto. Em 1937, estudando música na Royal Academy of Music, em Londres, conheceu o maestro Edmundo Ros, então membro da Don Marino Barreto’s Cuban Orchestra, especializada em música latina. Ao formar a própria orquestra, Edmundo recrutou Robert, sugerindo o nome artístico de Roberto Inglez, uma vez que ele era o único britânico na formação.  Robert trabalharia pouco tempo com Edmundo e, logicamente, formaria orquestra própria. Seus primeiros discos, no entanto, só viriam no final de 1945, uma vez que a Segunda Guerra Mundial praticamente interrompeu a produção artística na Europa. Um ano mais tarde, Roberto Inglez é contratado pelo Hotel Savoy,um dos mais sofisticados de Londres, e “lar” de outro famoso pianista, Carroll Gibbons.
Seus discos, em 78 rpm e LPs, saíram pela Parlophon britânica, pela Coral, nos EUA (caso deste aqui) e pela Odeon no Brasil e na Espanha, vendendo assustadoramente. Em todas as suas gravações, Roberto Inglez expressa sua paixão pelos ritmos latinos,em especial os brasileiros. Paixão esta que culminaria, em 1952, na sua primeira temporada no Brasil, liderando uma orquestra com 30 integrantes, com apresentações no Hotel Casablanca do Rio de Janeiro (onde ficou quatro semanas em cartaz) e no Lord de São Paulo (por duas semanas). Diz a lenda que, nessa temporada, Inglez acompanhou as primeiras apresentações da iniciante Ângela Maria. Voltando a Londres, Dalva de Oliveira foi estrela de seu “set” por duas semanas no Hotel Savoy, daí resultando a antológica série de 17 gravações que a “rainha da voz” fez por lá junto com Inglez, 13 delas editadas no Brasil pela Odeon. Em 1954, Inglez casou-se e foi residir no Chile, ali formando a Roberto Inglez y su Orquestra Romanza. Voltaria ao Brasil em outras oportunidades, para novas temporadas artísticas e gravações na Odeon, retirando-se do cenário musical no início dos anos 1960.
Roberto Inglez faleceu em 1978, em Santiago do Chile. O presente álbum tem quatro músicas feitas no Brasil, duas de Ary Barroso (“Brasil”, aliás, “Aquarela do Brasil” e”Os quindins de Iaiá”), uma de Joel de Almeida (“Whistle samba”, título com o qual foi rebatizada “Nasci para bailar, nasci para sambar”, composta pelo “magrinho elétrico” na época em que residia e trabalhava na Argentina) e outra de Ernesto Nazareth (o “tango” “Dengoso”, cujas primeiras gravações apareceram por volta de 1910). As outras quatro faixas são de compositores ”gringos”, mas ainda assim este “Samba, samba” é um exemplo da paixão que Roberto Inglez sempre teve por nossa música popular. Você por certo irá dizer ao terminar de ouvi-lo: “Bravo, maestro!”
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samba samba
brazil
os quindins de yayá
whistle samba
chi-baba chi-baba
zacatecas
mocking bird
dengozo
.
*SAMUEL MACHADO FILHO.

J G De Araújo – Amo (1964)

Que tal um pouco de poesia? Bem, é o que o Toque Musical oferece hoje a seus amigos cultos,ocultos e associados. Trata-se um LP da Musidisc, gravadora que encerrou definitivamente suas atividades em 2013, apresentando poemas escritos e declamados por um autor tão discutido quanto lido: J. G. de Araújo Jorge.
Batizado como José  Gulherme de Araújo Jorge, nosso focalizado nasceu na Vila de Tarauacá, Estado do Acre, no dia 20 de maio de 1914, filho de Salvador Augusto de Araújo Jorge (membro de tradicional família acreana) e Zilda Tinoco de Araújo Jorge.  Era também sobrinho-neto do embaixador Artur Guimarães de Araújo Jorge (médico, escritor e orador, presidente perpétuo da Academia Amazonense de Letras) e  do professor Afrânio de Araújo Jorge, fundador do Ginásio Alagoano, de Maceió.  J. G. passou sua infância na capital do Estado, Rio Branco, onde fez o curso primário no Grupo Escolar Sete de Setembro.Em seguida, ao mudar-se para o Rio de Janeiro, fez o curso secundário nos colégios Anglo-Americano e Pedro II.  Colaborando desde menino na imprensa estudantil, foi fundador e presidente da Academia de Letras do Internato Pedro II, que ficava num casarão de São Cristóvão, destruído por um incêndio muitos  anos depois. Ainda ginasiano, teve sua primeira publicação na imprensa adulta: o poema “Ri, palhaço, ri”, de 1931, aparecido no jornal “Correio da Manhã” e depois no “Almanaque Bertrand” para o ano seguinte,mas nunca incluído em seus livros, como outros trabalhos seus dessa época. Colaborou também no jornal “A Nação” , nas revistas ‘Vamos Ler!” e “Carioca”, etc.  Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil.  Foi eleito “Príncipe dos Poetas” em 1932, numa memorável cerimônia  acontecida no Externato Pedro II. Saudado na festa pelo também escritor Coelho Neto, recebeu das mãos da poetisa Ana Amélia,então presidente da Casa do Estudante do Brasil, como prêmio e homenagem, um livro ofertado por Adalberto Oliveira, então “Príncipe da Poesia Brasileira”. Ainda estudante, J. G. de Araújo Jorge venceu concursos de oratória, tendo sido orador oficial de entidades universitárias. Recebeu em Coimbra, Portugal, o título de “estudante honorário”, e fez Curso de Extensão Cultural na Universidade de Berlim. Foi casado com Maria Souza de Araújo Jorge. Seu primeiro livro, “Meu céu interior”, foi publicado em 1934, seguido de outros 35. Entre suas obras, destacamos: “Bazar de ritmos” (1935), “Harpa submersa” (1952), “Concerto a quatro mãos” (1959), “De mãos dadas” (1961), “Poemas do amor ardente” (idem),  “Cantigas de menino grande” (1964), “Trevos de quatro versos (idem), “Quatro damas” (1965), “Os mais belos sonetos que o amor inspirou” (1966 e 1970), “Mensagem” (1966), “O poder da flor” (1969), “O poeta na praça” (1981), “Tempo será” (1986) e a coletânea de crônicas “No mundo da poesia” (1969).  Foi conhecido como “o poeta da povo e da mocidade”, por sua mensagem social e política, e por sua obra lírica, de linguagem simples, impregnada de romantismo moderno, mas às vezes dramático, o que o fez um dos poetas mais lidos e, ao mesmo tempo, o mais combatido do Brasil. Com irrefreável vocação para a política, J.G. candidatou-se a vários cargos públicos. Em 1970, foi eleito deputado federal pela antiga Guanabara, sendo reeleito duas vezes (1974 e 1978). Ocupou a vice-liderança do MDB, hoje PMDB, e a presidência da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. J. G. de Araújo Jorge faleceu no Rio, em 27 de janeiro de 1987. E até hoje seus livros continuam bastante procurados nos sebos, uma vez que há tempos não são reeditados.  Mesmo esquecido pela crítica, é um dos poetas cujos textos mais aparecem na internet, e talvez seja um dos mais lembrados, lidos e copiados pelos enamorados.
Neste álbum da Musidisc, lançado originalmente em 1964, um pouco da arte poética de J. G. de Araújo Jorge. O título do  LP é o mesmo de um livro que ele publicou em 1938, “Amo!”, e por certo sua audição irá comprovar a permanência e a força de sua poesia. Depois deste álbum, J. G. ainda lançaria um outro, sem título, pela gravadora Equipe de Oswaldo Cadaxo, provavelmente em 1970.  Ouça este “Amo!” e desperte o poeta que existe em você!
amo
balada da chuva
cena a hora do poente
noiva
trecho de carta inútil
essa
há dias
maldade
carnaval
tédio
ideal de amor
gata angorá
poema para mulher que passou
você
carta cinzenta
a lenda do poente
felicidade
a vida
fim
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*Texto de SAMUEL MACHADO FILHO

Silvio Caldas – Serestas, Só Serestas (1973)

O carioca Sílvio Narciso de Figueiredo Caldas (1906?-1998) foi sem dúvida fiel à seresta, mais do que qualquer outro intérprete de seu tempo. O eterno “caboclinho querido” lançou,ao longo da carreira,páginas notáveis da seresta, compostas pelos melhores autores, inclusive ele mesmo.  Como esquecer, por exemplo, do s clássicos que compôs com Orestes Barbosa (“Serenata”, “Chão de estrelas”, “Arranha-céu”  etc.)?  Por isso mesmo é que Sílvio Caldas é considerado, com justiça, o mais seresteiro de todos os intérpretes de nossa música popular.
Hoje, o Toque Musical tem a grata satisfação de oferecer a seus amigos cultos, ocultos e associados  mais um álbum de Sílvio Caldas (a quem já tivemos o prazer de dedicar algumas edições do Grand Record Brazil). Trata-se de uma compilação, editada pela CBS (selo verde Entré, um dos braços “econômicos” da gravadora, ao lado do Tropicana) em 1973, reunindo gravações extraídas de dois LPs rememorativos que fez na empresa, com músicas de grandes autores, tipo Gastão Lamounier, Joubert de Carvalho,  Custódio Mesquita etc.  Se não, vejamos: do álbum “O grande seresteiro” (1968), foram extraídas “Assim acaba um grande amor” (gravação original de Carlos Galhardo, em 1937), “Não me abandones nunca” (criação do próprio Sílvio, em 1938),o fox-canção “Mulher” (também criação original de Sílvio, em 1940), o samba-canção “Prece” (de Vadico e Marino Pinto, originalmente lançado por Helena de Lima em 1956), “Se tu soubesses” (outra criação original de Sílvio, em 1941) e “Perdoa, meu amor” (original de Orlando Silva, em 1947). Um ano mais tarde, 1969, Sílvio lançou mais um LP rememorativo, “E o destino desfolhou”, do qual aqui estão as faixas “Último desejo”(eterno clássico de Noel Rosa, só lançado após sua morte por Aracy de Almeida, em 1938), “Que importa para nós dois a despedida?” (lançada por Orlando Silva em 1939), o sucesso de sempre “Eu sonhei que tu estavas tão linda” (registro original de Francisco Alves em 1941, com várias interpretações em disco, até mesmo do “tremendão” Erasmo Carlos),  “Cinco letras que choram – Adeus” (clássico do repertório de Francisco Alves, lançado em 1947), “O nome dela não digo” (da parceria de Sílvio com Orestes Barbosa, originalmente lançada por ele mesmo em 1936) e, claro,a faixa-título do LP original, “E o destino desfolhou”(criação de Carlos Galhardo, em 1937). Mesmo  na casa dos 60 anos, na época em que fez estas regravações, Sílvio Caldas está bastante motivado, nos oferecendo, como sempre, interpretações soberbas e imperdíveis. Bons autores, sucessos inesquecíveis, um intérprete seresteiro por natureza… Que mais se pode querer?  É ouvir e recordar
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assim acaba um grande amor
não me abandones
último desejo
mulher
prece
se tu soubesses
que importa para nós dois a despedida
eu sonhei que tu estavas tão linda
cinco estrelas que choram
o nome dela eu não digo
perdoa meu amor
e o destino desfolhou
*SAMUEL MACHADO FILHO.

Agnaldo Rayol – A Mais Bela Voz Do Brasil (1966)

É com muita alegria e satisfação que o Toque  Musical oferece hoje, a seus amigos cultos, ocultos e associados, um dos melhores trabalhos fonográficos deste que,sem dúvida, é um dos mais expressivos cantores brasileiros:  Agnaldo Rayol. Figura marcante do rádio do disco, do cinema e da televisão, Agnaldo Coniglio Rayol veio ao mundo no dia 3 de maio de 1938, no bairro carioca de Bonsucesso, oriundo de uma família bem constituída musicalmente, com o incentivo dos pais, Agnelo e Rosita. Talento precoce, aos três anos, como ele já gostava de cantarolar os sucessos que ouvia no rádio, seu tio Edgard teve a ideia de levá-lo a um posto  dos correios e telégrafos,onde se gravavam disquinhos de papelão, em processo semelhante aos dos acetatos, e pedir-lhe que repetisse ali,à sua maneira, quatro sucessos da época:  “Pombo correio”, “Morro de Santa Tereza”, “Renúncia” e o fox “Adeus”. Os dois disquinhos depois foram dados de presente aos pais.  Aos oito anos, o pequeno Agnaldo apresenta-se no programa “Papel carbono”, comandado por Renato Murce na lendária Rádio Nacional, interpretando “Matinatta”, de Leoncavallo.  Depois, foi com a família para Natal, capital do Rio Grande do Norte, atuando na Emissora Natalense, passando-se para a Rádio Araripe, do Crato, Ceará, e desta para a Rádio Poti, de Natal, onde foi também rádio-ator. Estreou no cinema em 1949, atuando e cantando no filme “Também somos irmãos”, da Atlântida, dirigido por José Carlos Burle. Dois anos mais tarde, filmou “Maior que o ódio”, no mesmo estúdio e com o mesmo diretor, contracenando com outro menino, o futuro jornalista e escritor Ivan Lessa, um dos fundadores do tabloide “O Pasquim”.  Em 1956, retorna a Natal, agora em uma excursão artística, ao lado de Leny Eversong e, ao voltar para o Rio, assina contrato com a PRG-3, Rádio Tupi (“o cacique do ar”), como ator,sob o pseudônimo de Agnaldo Vasconcellos. No mesmo ano, o diretor da emissora, J. Antônio d’Ávila,o escala para cantar no programa “Festival de vozes”, da TV Tupi, que o contrata em 1957. Já radicado em São Paulo, estreia pela Tupi seu primeiro programa de TV, “Sonhos musicais”, que ficou quatro anos no ar. Em 1958, grava seu primeiro disco, na Copacabana, um 78 rpm com “Se todos fossem iguais a você” (Tom Jobim-Vinícius de Moraes) e “Prece” (Vadico-Marino Pinto), logo seguido do primeiro LP, sem título. Aparece também em filmes como “Garota enxuta”,’Uma certa Lucrécia”e “Zé do Periquito”, este último estrelado por Mazzaropi, no qual teve um número musical ao lado de Hebe Camargo.  Em 1961, participa do show “Skindô”, no golden room do Copacabana Palace Hotel, no Rio, produzido por Abrãao Medina.  Em 1964, Agnaldo faz suas primeiras novelas, ambas na TV Excelsior: “Mãe” e “O caminho das estrelas”. No ano seguinte, atinge o ápice de sua carreira, quando é contratado pela TV Record e se torna um dos maiores astros da emissora, então na linha dos grandes musicais. Apresentou o “Corte Rayol show”, ao lado do humorista Renato Corte Real, que passou a chamar-se “Agnaldo Rayol show” com a saída do humorista. Também participa de outros programas da casa, como “Jovem Guarda” e o de Hebe Camargo,  além de atuar em outros filmes no cinema, tais como “Tristeza do Jeca” (1961, também estrelado por Mazzaropi), “Agnaldo, perigo à vista” (1968) e “A moreninha” (1970). Teve inúmeros sucessos ao longo da carreira: “E a vida continua”, “Onde estará meu amor?”, “De joelhos”, “Acorrentados”, “Frente ao mar”, “Deixe pra mim a culpa”, “Quando o amor te chama”,”A praia”, “O princípio e o fim”, “O amor é tudo”, “Livre”, “Mente-me”, “Rumo certo”, “Canta-me um fado”, “Obrigado, meu Deus”, “O velho e o novo”, “Margarida” (que cantou na primeira versão da novela “As pupilas do senhor reitor”, produzida pela Record em 1970), “Quero te dizer cantando”, “Em nome do amor” (da novela global “Renascer”)  e muitos outros mais. Em 1996, regravou, ao lado da dupla Chyristian e Ralf,a canção “Mia Gioconda”, de Vicente Celestino (1946), para a novela “O rei do gado”, da Globo, fazendo a música voltar às paradas de sucesso.
O álbum que o TM oferece hoje nos traz Agnaldo Rayol em um trabalho como sempre impecável, da época em que era grande astro da TV Record (1966). O poema da contracapa, por sinal,foi escrito por um então colega de emissora, o inesquecível Blota Júnior. No repertório, bem escolhido e de muito bom gosto,desfilam composições de autores de quilate, como Luiz Vieira (“Resto de quem parte”), as  duplas Evaldo Gouveia-Jair Amorim (“Eu chorarei por ti”, “O telefone”) e Dênis Brean-Oswaldo Guilherme (“Receio”) , e Luiz Carlos Paraná (“Em vez de adeus”). Curiosamente, Tommy Standen (aliás, Thomas William Standen), que assina “Nosso cantinho no mundo” e então cantor da Jovem Guarda, ficaria mais tarde famoso cantando em inglês com o pseudônimo de Terry Winter, tendo também composto canções sertanejas sob a “identidade secreta” de Chico Valente! Enfim, um impecável trabalho de Agnaldo Rayol, que ainda hoje nos encanta e continua a receber o merecido aplauso do público, fazendo jus ao título deste álbum: A MAIS BELA VOZ DO BRASIL!
devo esperar
resto de quem parte
euchorarei por ti
sem um fim
você é amor
poema do amor divino
a tua voz
nosso cantinho no mundo
o telefone
receio
em vez de adeus
paz do teu sorriso
 *Texto de Samuel Machado Filho

Linda Batista, Elizeth Cardoso, Onilda Figueiredo & Carmen Barbosa – Seleçào 78 RPM Do Toque Musical Vol. 118 (2014)

E vai para o ar mais uma edição do Grand Record Brazil, a de número 118. É mais um volume dedicado às cantoras, apresentando quatro grandes intérpretes que fizeram história em nossa música popular.
Para começar, temos Linda Batista (Florinda Grandino de Oliveira, São Paulo, 14/6/1919-Rio de Janeiro,  17/4/1988),que marca presença no GRB desta semana com quatro faixas bastante expressivas, todas em gravações Victor. A primeira é a divertida marchinha “No boteco do José”, sucesso do carnaval de 1946, alusivo à conquista do campeonato carioca de futebol pelo Vasco da Gama (o time era então chamado “expresso da vitória”), no ano anterior, invicto, fazendo menção inclusive ao atacante Lelé (Manuel Pessanha, 1918-2003), artilheiro do certame, de chute fortíssimo.  Flamenguista convicto, Wilson Batista fez a marchinha em parceria com Augusto Garcez, e Linda a gravou em 21 de setembro de 1945, sendo lançada ainda em  novembro com o n.o 80-0348-A, matriz S-078294. Logo depois,ao lado das Três Marias, com acompanhamento da orquestra do maestro Passos,  Linda interpreta o clássico samba-canção “Bom dia”, de Herivelto Martins e Aldo Cabral, em gravação de 2 de julho de 1942, lançada pela marca do cachorrinho Nipper em setembro do mesmo ano, disco 34962-A, matriz S-052569. “Bom dia” tem inúmeras regravações, destacando-se as de Dalva de Oliveira e Maria Bethânia. Ruço do Pandeiro e Alfeu de Brito assinam o samba “Quem sabe da minha vida sou eu”, que Linda gravou em 13 de agosto de 1941, com lançamento em outubro seguinte sob n.o 34814-A, matriz S-052327. Linda Batista encerra sua participação neste volume com o divertido samba-de-breque “Eu fui à Europa”, de Chiquinho Sales. No enredo, Linda é uma cantora brasileira que vai se apresentar numa rádio europeia, mas é presa, confundida com uma espiã, e levada para a execução. Porém… tudo não passou de um sonho! Gravação de 10 de junho de 1941, lançada em agosto do mesmo ano com o n.o 34785-A, matriz S-052241. Nestas duas últimas faixas,o acompanhamento é creditado aos Diabos do Céu, mas estes não eram mais os integrantes da orquestra formada e dirigida por Pixinguinha, e sim os do regional de Benedito Lacerda, como sempre fazendo maravilhas com sua flauta inconfundível.  Como a denominação era de propriedade da Victor, outros grupos também podiam aparecer nos selos dos discos como Diabos do Céu, caso do regional de Benedito.
 A eterna “Divina”, “Enluarada” e “Magnífica” Elizeth Cardoso, nascida (16/7/1920) e falecida (7/5/1990) no Rio de Janeiro, intérprete de uma longa e vitoriosa carreira, bate ponto aqui com outras quatro faixas,todas gravadas em seu início de carreira. Primeiro, temos seu primeiro  sucesso maiúsculo, “Canção de amor”, samba do comediante Chocolate (Dorival Silva, 1923-1989) em parceria com Elano de Paula, que se tornaria para sempre carro-chefe de Elizeth. Saiu no disco de estreia da cantora na Todamérica, n.o TA-5010-B, gravado em 27 de julho de 1950 e lançado em outubro seguinte, matriz TA-20, do qual também apresentamos logo depois o lado A, “Complexo”, samba de Wilson Batista e Magno de Oliveira, matriz TA-19. Meses antes, porém, Elizeth  havia gravado seu primeiro disco na Star, futura Copacabana, número 202, do qual apresentamos o samba do lado B, “Mensageiro da saudade”, composto por Ataulfo Alves e José Batista, com acompanhamento da orquestra de Acyr Alves. Esse disco, lançado provavelmente em março de 1950, seria logo retirado das lojas pela gravadora, que alegou “problemas técnicos”, jamais esclarecidos devidamente. Por fim, Elizeth canta “Venho de longe”, samba-canção de Dermeval Fonseca e Alberto Ribeiro, gravação Todamérica de 25 de janeiro de 1952, lançada em abril do mesmo ano, disco TA-5145-B, matriz TA-238.
Natural do Recife, a capital pernambucana, Onilda Figueiredo, a cantora que apresentamos a seguir, deixou, segundo consta,  uma escassa discografia. Gravou, em 78 rpm, quatro discos com oito músicas, entre 1956 e 1958, todos pela Mocambo, gravadora que por sinal tinha sede no Recife, e pertencia aos irmãos Rozenblit.  Foi também contratada da Rádio Jornal do Commércio, e era presença constante nos programas de auditório da emissora recifense, cujo slogan era “Pernambuco falando para o mundo”.  Fez ainda uma participação na coletânea “Catorze maiorais em boleros” (Copacabana, 1964), interpretando “Duas cruzes”. Ei-la aqui com as faixas de seu 78 de estreia, o Mocambo 15094, lançado em junho de 1956, com dois boleros. Primeiro, o lado B, matriz R-695, “Desespero”, de autoria de Ângelo Iervolino. E, em seguida, o lado A, o clássico “Nunca! Jamais! (Nunca! Jamás!)”, matriz R-694, de autoria do mexicano Lalo Guerrero, em versão de Nélson Ferreira, também notável compositor e então diretor artístico da Mocambo. Enorme sucesso, “Nunca! Jamais!” seria mais tarde faixa de abertura do único LP da cantora, o 10 polegadas “A voz de Onilda Figueiredo”, sendo também gravado por outros intérpretes (Ivon Cúri, Ângela Maria, Rosa Pardini, Zezé Gonzaga etc.).
Finalmente, lembramos de uma cantora expressiva, que infelizmente partiu muito cedo: Cármen Barbosa. Carioca do bairro do Catumbi, nascida em 4 de setembro de 1912, ela faleceria em 3 de setembro de 1942, um dia antes de fazer trinta anos, vítima de grave doença. Ela aqui comparece com as quatro faixas finais de nossa seleção desta semana. De início tem “Banalidade”, samba de Gilberto Martins (nada banal,apesar do título), gravação Columbia de 19 de junho de 1939, lançada em julho seguinte sob n.o  55073-A, matriz 165. O samba-canção “Carnaval que passou” é do mestre Benedito Lacerda, que muito incentivou Cármen Barbosa em sua carreira e por sinal a acompanha com sua flauta mágica em todas as quatro faixas que ela interpreta aqui, à frente de seu regional.  Gravação Victor de 30 de abril de 1937, lançada em agosto do mesmo ano, disco 34192-A, matriz 80390 (aqui, o regional de Benedito Lacerda aparece com o nome de Boêmios da Cidade). O samba “Depois que ele partiu” é também de Benedito, agora em parceria com Gilberto Martins, e Cármen o gravou na Columbia em 8 de agosto de 1939, com lançamento em setembro sob n.o 55157-B, matriz 187. Por fim, temos outro bom samba, “Adeus, Favela”, de Nélson Trigueiro e Paulo Pinheiro, gravação Columbia de 13 de maio de 1939, lançada em junho seguinte sob n.o  55069-A, matriz 152. Enfim, uma edição em que o GRB revive quatro grandes cantoras da MPB, cujo legado é sempre desfrutável e imperdível. Até a próxima!
* Texto de Samuel Machado Filho
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Aimé Doniat – Chante 1900 – Orchestre de Marcel Cariven (S/D)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Demorei, mas cheguei 😉 Cheguei trazendo a outra curiosidade, conforme eu havia anunciando. Observem que o disco de hoje não é nacional. Aliás, nada nele lembra o Brasil. Observem mais atentamente e verão que o álbum é importado,’fabriqué en France’! O que me chamou a atenção foi o selo, a marca e logomarca Musidisc. Estranho… Fui então pesquisar e não precisei ir muito longe para descobrir que a marca e logomarca Musidisc é na verdade francesa. Um selo francês criado em 1927, atuando ainda hoje, porém controlado pelo grupo Universal Music. Vejam vocês… Eu mesmo nunca havia me dado conta disso. E olha que já deve ter passado vários discos da Musidisc francesa. Estranho que ninguém nunca tenha comentado isso, pelo menos eu nunca li nada a respeito… E o Nilo Sérgio, onde entra nessa? Gostaria de saber melhor essa história. alguém aí se habilita? Bom, quanto ao conteúdo musical, o que temos aqui, segundo a própria contracapa nos informa são ‘os grande sucessos de 1900’. Confesso que não sei nada sobre a música francesa e pelo que entendi Aimé Doniat (desculpem a minha ignorância) foi um famoso cantor. Este disco foi me dado de presente por um amigo que voltou agora da França. Ainda não degustei o disco inteiramente, mas já o achei muito interessante. Fica aqui então uma postagem diferente que eu espero, gere alguma polêmica ou coisa assim

la mattchiche
tu verras montmartre
ah! si vous voulez d’l’amour!
yá qu’l’amour!
tes yeux
au r’voir et merci
viens poupoule
cousine
si tu veux… marguerite
valse brune
amoureuse
a la martinique

Les Magnifiques – A Música Maravilhosa De Hollywood (1967)

Boa noite, prezados amigos cultos e ocultos! Nos últimos dias tenho deixado vocês com as boas resenhas feitas pelo amigo Samuel Machado Filho. Já passei para ele uma dúzia de títulos, os quais ele me retornou com os textos prontinhos, basta agora publicar. Porém, como eu havia dito suas postagens irão entrando de maneira complementar e em caráter de emergência, tal qual os ‘discos de gaveta’. Agora teremos as ‘postagens de gaveta’, que além de salvar o dia, dão também ao Toque Musical mais ‘substância’ e um conteúdo mais relevante. E eu como sou o ‘dono do pedaço’, continuo também postando ao meu jeito as raridades e curiosidades fonomusicais feitas sempre para quem escuta música com outros olhos 😉
Neste fim de semana quem comanda o show sou eu. Quero apresentar aqui dois discos que são verdadeiras curiosidades. O de hoje é este aqui, “A Música Maravilhosa de Hollywood”. Um disco que teria passado meio que despercebido para mim. Me pareceu algo irrelevante, embora a capa fosse bem convidativa. Nunca cheguei a ouví-lo até então. Foi através de um amigo, apaixonado por trilhas de filmes, que num dia desses nos colocamos a escutá-lo. Caracas, que discaço! Doze temas clássicos de trilhas do cinema americano na interpretação de um obscuro conjunto chamado “Les Magnifiques”. algo bem sugestivo que até me fez lembrar “Les 4 Cadillacs” ou algo assim. Logo de cara desconfiamos que se tratava de uma produção,’made in Brazil”. Seria o Ed Lincoln e sua turma? Pode até não ser, mas de uma coisa eu nào tenho dúvida, esse jeito de tocar só mesmo no Brasil. Certamente trata-se de um conjunto brasileiro. Os arranjos também denunciam. É Brasil e realmente maravilhoso. E eu quase a ponto de me desfazer da jóia, vejam vocês! Enfim, temos aqui um lp, sem informações técnicas ou indicação sobre os músicos. Um disco que pela contracapa logo se vê ser o mesmo parte de uma coleção, que eu acredito se chamar “Discoteca Internacional de Música Popular”. Nunca tinha visto essa coleção antes e ao que informa a contracapa são doze discos! Gostaria de ouvir e conhecer os outro volumes. Deve ter sido uma caixa com esses doze discos. Coisa bem comum naqueles anos 60 e provavelmente eram produções vendidas por correspondência com entrega a domicílio. Não há data para essa produção, mas considerando todos esses dados, deve ter sido lançada por volta de 1967. Se alguém souber alguma coisa, tiver informações e inclusive os outros discos, por favor, entre em contato. Fiquei curioso…
Amanhã eu trago outra curiosidade para que possamos desvendar outro mistério, ok?

the man i love
september song
laura
begin the beguine
over the rainbow
tea for two
summertime
yesterdays
the lady is a tramp
i’ve got you under my skin
tenderly
my funny valetine
.

Wanderley Cardoso – Perdidamente Apaixonado (1967)

“Posso me considerar um homem feliz, pois consegui realizar a missão a que um dia me propus, e tive a felicidade de estar no momento certo,em que um grupo de jovens, com os mesmos ideais e muito valor, fazia modificar através da música o comportamento de toda uma geração, a nossa Jovem Guarda”. Este depoimento do cantor Wanderley Cardoso, a respeito do movimento musical detonado a partir do programa comandado por Roberto Carlos na TV Record, que durou de 1965 a 1968, define bem o que foi a Jovem Guarda. É justamente o grande Wandeco,  um dos maiores expoentes desse que é considerado o primeiro movimento musical de massa na história da MPB, que o Toque Musical traz de volta, através deste “Perdidamente apaixonado”. Ao contrário do que indica o selo, esse disco na verdade lançado em abril de 1966 (não 67), pela Copacabana, com o número CLP-11462, sendo,por sinal,o segundo álbum-solo do cantor.
Wanderley Conti Cardoso (seu nome completo) veio ao mundo no bairro paulistano do Belenzinho, a 10 de março de 1945. Começou a carreira bem cedo,aos cinco anos de idade, ocasião em que sua mãe, Dona Elvira, levou-o para se apresentar em programas de rádio de São Paulo.  Sua primeira oportunidade em disco surge em 1959, quando,  a convite do acordeonista Mário Zan, grava a “Canção do jornaleiro”, de Heitor dos Prazeres, para o álbum “Brincando de escola”. Mais tarde, começou a mudar de voz e parou de cantar por algum tempo.  Foi bancário e estudante de Contabilidade, formando-se em 1962, trabalhando também no Lanifício Pirituba e ingressando no time de futebol infanto-juvenil do Palmeiras.  Um ano mais tarde, retoma a carreira de cantor, apresentando-se nos programas de TV “Alô, brotos” e “JR show”. Em 1964, grava seu primeiro disco-solo, na Copacabana, um compacto simples em que interpreta “Rosana” e “Deu a louca no mundo”.  Ainda em 64, vem seu primeiro hit maiúsculo, “Preste atenção (Fais attention)”, versão de Paulo Queiroz. Um ano mais tarde, vem o primeiro LP, “O jovem romântico”. Com seu bom mocismo e seus olhos verdes, Wanderley Cardoso era o genro que toda sogra queria ter. Na região Nordeste, ele chegou a ser até mais popular do que o próprio Roberto Carlos, e foi o primeiro cantor brasileiro a aparecer na capa da revista “O Cruzeiro”.  Entre seus maiores sucessos, podemos citar: “O bom rapaz” (sua marca registrada), “Doce de coco”, “Abraça-me forte”, “Minha namorada”, “Socorro, nosso amor está morrendo”, “Meu amor brigou comigo”, “Vou gritar e acordar a cidade”, “Não posso controlar meu pensamento”, “Luzes da avenida”, “Minhas lágrimas”, “Se ela voltar”, “A volta do piquenique”, “Eles precisam saber”, “Fale baixinho” e muitos,muitos mais.  Na televisão, atuou no humorístico “Adoráveis trapalhões”, ao lado de Renato Aragão, Ivon Cúri e do lutador de telecatch Ted Boy Marino, na extinta TV Excelsior, e, um pouco mais tarde, seria uma das figurinhas carimbadas do quadro “Os galãs cantam e dançam aos domingos”, do “Programa Sílvio Santos”,mantendo o romantismo em seus discos e shows. Apresentou também programa de rádio e foi ator de cinema, aparecendo em vários filmes.  Gravou mais de novecentas músicas e vendeu cerca de dezesseis milhões de cópias de seus 84 discos, em toda a carreira. Em 2002,após uma fracassada volta ao disco, tentou suicídio, mas, superada essa fase, um ano depois,virou cantor gospel, dando um novo sentido à sua vida e carreira. Wanderley Cardoso continua em franca atividade, e em seus shows apresenta canções gospel ao lado de seus antigos hits. Aqui, neste que foi seu segundo LP-solo, é apresentado em plena efervescência da Jovem Guarda, com destaque para os hits “Minha serenata” e “Promessa”, este da dupla Roberto & Erasmo Carlos, que Wandeco também interpretou no filme “Na onda do iê-iê-iê”. O curioso é que a versão de “Vaya com Diós” apresentada neste disco (“Deus te acompanhe,amor”) é assinada por Muibo César Cury, parceiro de Teddy Vieira no clássico “João-de-barro”, e o Barroso da dupla com Barreto.  Um grande momento da carreira de Wanderley Cardoso, indispensável para os saudosistas da Jovem Guarda e para os mais novos conhecerem. Bom divertimento!
minha confissão
minha serenata
deus te acompanhe amor
se eu te perder
sou teu
sigamos semmedo
a paz que eu perdi em ti
te esperarei
perdidamente apaixondo
promessa
o mais puro amor
amor e ternura
e você não vem
* Texto de SAMUEL MACHADO FILHO.

Jamelão – O Sucesso (1968)

Hoje o TM tem o prazer de oferecer aos seus amigos cultos, ocultos e associados uma coletânea de Jamelão (José Bispo Clementino dos Santos), sem dúvida um dos maiores e mais expressivos cantores que a música popular brasileira já teve. Ela foi lançada em 1968 pela Continental, sob o selo Musicolor, um dos braços ditos “econômicos” da gravadora).
Nosso focalizado veio ao mundo no dia 12 de maio de 1913, no bairro carioca de São Cristóvão, mais precisamente na Rua Fonseca Teles. Ali morou até os nove anos de idade, quando se mudou para o Engenho Novo com sua mãe, Dona Benvinda, que saía numa escola de samba de nome pitoresco:  Deixa Malhar! Aos dez anos, o menino José Bispo ganhou um cavaquinho, mas se identificou mesmo com o tamborim, sendo apelidado de Moleque Saruê. Na lendária Vila Isabel, onde passou a morar, ele fundou com alguns vizinhos o Clube Cajuti, onde cantava. Começou a trabalhar numa  fábrica de artefatos de borracha,onde conheceu o cantor Onéssimo Gomes,  que muito o ajudou em sua carreira. Cantou pela primeira vez em público na gafieira Fogão, lá mesmo na Vila, interpretando “Mentira carioca”, sucesso de Cyro Monteiro.  Por volta de 1940, apresentando-se na gafieira Jardim do Méier, o gerente Euclides pegou o microfone e anunciou: “Vamos ouvir o Jamelão!”, daí surgindo o apelido que o consagraria para a posteridade. Nesse tempo, eleprocurava cantar no estilo dos sambas de Cyro Monteiro e algumas das valsas de Orlando Silva, Sílvio Caldas e Gilberto Alves.  Em 1945, quando trabalhava na Fábrica de Tecidos Confiança participou de um programa de calouros na Rádio Ipanema, sem sucesso.  Novamente nessa emissora, levado por seu amigo Onéssimo Gomes, apresentou-se por algum tempo em um programa dominical produzido por Kid Pepe.  Mais tarde, participou do “Calouros em desfile”, de Ary Barroso, onde foi o primeiro calouro a interpretar o clássico “Ai, que saudades da Amélia” (Ataulfo Alves-Mário Lago)., sendo depois incluído no programa “Escada de Jacó”, do professor Zé Bacurau. A carreira profissional de Jamelão iniciou-se no Dancing El Dorado, substituindo o amigo Onéssimo Gomes, que adoecera. Quando Onéssimo sarou, este conseguiu para Jamelão um lugar de cantor em outro dancing, o Avenida.  Continuou trabalhando durante o dia na fábrica de tecidos, mas só cantou durante oito noites no Avenida, tendo sido convidado em seguida pelo baterista Duduca para ser crooner do Conjunto Brasil Danças, do saxofonista e clarinetista Luiz Americano. Em 1947, venceu um concurso promovido pela Rádio Clube do Brasil,recebndo como prêmio um contrato de um ano com a emissora.  Com o término do mesmo, passou-se para a Rádio Tupi, também se apresentando com frequência nos dancings Brasil e Farolito. Em disco, Jamelão iniciou-se em  1949, na Odeon,  participando de um disco do lendário acordeonista Antenógenes Silva, no qual interpretava as músicas “A jiboia comeu” e “Pensando nela”. Seu primeiro grande sucesso viria em 1951: “Onde vai, Sinhazinha?”, samba-canção do maestro Ivan Paulo, o Carioca. Um ano depois,transfere-se para a Sinter ,onde lança, entre outras, “Mora no assunto”, de Padeirinho e Joaquim Santos, e, em 1954, para a Continental,onde deixou a maior parte de seus sucessos, muitos permanentes em seu repertório: “Leviana”, “Deixa de moda”, “Folha morta”, ‘Ela disse-me assim”, “Exemplo” (neste LP), “Torre de Babel” (idem), “Eu agora sou feliz”, “Fechei a porta”, “Quem samba fica”, “O samba é bom assim”, “Exaltação à Mangueira”, “Matriz ou filial”etc. Em 1952, como crooner da Orquestra Tabajara de Severino Araújo, participou de uma festa promovida por Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários e Emissoras Associados, no castelo do estilista de moda Jacques Fath, em Corbeville, França.  Entre 1952 e 2006, foi puxador de samba-enredo da Mangueira,  sua escola de coração, tendo sido agraciado várias vezes com o prêmio Estandarte de Ouro, do jornal “O Globo”, em sua categoria. Durante seis anos, foi diretor de harmonia do programa de TV “Rio dá samba”,  apresentado pelo compositor João Roberto  Kelly na Tupi e, depois, na Bandeirantes. Lupicínio Rodrigues considerava Jamelão seu melhor intérprete, e ele até gravou dois álbuns com suas composições.  Seu último trabalho em disco foi o CD “Cada vez melhor”,lançado em 2002 pela Obi Music.  Diabético e hipertenso, Jamelão sofreu dois AVCs e teve problemas pulmonares, vindo a falecer no dia 14 de junho de 2008, em seu Rio natal, aos 95 anos,por falência múltipla de órgãos, e seu corpo foi sepultado no Cemitério São Francisco Xavier,no bairro do Caju. Mas seu trabalho musical ficaria para sempre na memória de muitos. Nesta compilação, foram reunidas doze faixas gravadas por Jamelão na primeira metade da década de 1960. Do disco “Jamelão canta para enamorados”, de1962, foram pinçadas: a regravação de “Foi assim” (Lupicínio Rodrigues,lançada dez anos antes por Linda Batista), “Fim de jornada”, “Meu Natal” (outra composição de Lupi, cujo verso inicial, “Eu fui um dos nenéns mais bem ninados deste mundo”, é considerado um achado) e “O amor é você”. Do álbum “O samba é bom assim – A boate e o morro na voz de Jamelão” (1960), são “Solidão” (conhecidíssimo samba-canção de Guaxinim e Floriano Mattos), e outro clássico de Lupicínio Rodrigues, “Exemplo”, que o poeta gaúcho fez por ocasião de seus dez anos de casamento com Dona Cerenita. Do disco “Jamelão e os sambas mais” (1961) são “Mais do que amor” e “Você é gelo”.  Do álbum “Sambas para todo gosto” (1963) é ”Torre de Babel”, mais um clássico samba-canção de Lupicínio Rodrigues, fruto de uma das inúmeras complicações amorosas em que, invariavelmente, o compositor se metia.  Desse mesmo disco é “Retrato do morro”, uma das primeiras composições gravadas de Nonato Buzar, aliás falecido em fevereiro deste 2014. Por fim, do LP “Aqui mora o ritmo” (de 1964 e não de 62, como listado por aí), são “Um minuto de silêncio” e “Flores, estrelas e mulheres”. Enfim, uma amostra bastante expressiva do trabalho de Jamelão, que foi grande em tudo que fez em matéria de samba, tanto alegre quanto romântico. Para ouvir sem falta!
solidão
fim de jornada
foi assim
torre de babel
meu natal
o amor é você
exemplo
mais do que o amor
você é gelo
um minuto de silencio
retrato do morro
flores, estrelas e mulheres
.
Texto  de SAMUEL MACHADOFILHO.

A Música De Lupicinio Rodrigues – Seleção 78 RPM Do Toque Musical Vol.117 (2014)

Esta semana o Grand Record Brazil prossegue a retrospectiva dedicada à obra de Lupicínio Rodrigues (1914-1974), por certo o maior nome que o Rio Grande do Sul deu à nossa música popular. Depois de apresentarmos o próprio Lupi interpretando suas composições, temos agora catorze preciosas gravações de suas obras nas vozes de intérpretes diversos, a maior parte sambas e sambas-canções.
Para começar, temos o próprio Lupicínio interpretando “Sombras”, faixa que é o lado B do disco Star 353, editado em maio-junho de 1952 no álbum “Roteiro de um boêmio”. Eram quatro discos 78 embalados em capa especial, expediente às vezes comum nessa época, em que o LP estava em processo de implantação, e apenas começava a ser fabricado entre nós. Na faixa seguinte é “Triste história”, parceria de Lupi com Alcides Gonçalves, por este último interpretada,  gravação Victor de 3 de agosto de 1936, lançada em setembro do mesmo ano, disco 34089-B (o primeiro com gravações de músicas de Lupicínio), matriz 80188, samba que, por sinal, venceu, um ano antes, um concurso realizado em Porto Alegre por ocasião do centenário da Revolução Farroupilha (os autores abiscoitaram dois contos de réis).  Em seguida,o samba-canção “Divórcio”, só de Lupicínio,por ele composto numa ocasião em que o assunto estava na pauta das discussões, interpretado por João Dias, cantor que Francisco Alves indicara para sucedê-lo, dada a semelhança vocal. Gravação Odeon de 29 de janeiro de 1952,lançada em agosto do mesmo ano (um mês antes da trágica morte de Chico Viola em desastre automotivo),  sob n.o 13306-A, matriz 9233. O clássico “Vingança”, também só de Lupicínio, é a faixa seguinte, na gravação original do Trio de Ouro, então em sua segunda fase,  com Noemi Cavalcanti no lugar de Dalva de Oliveira, que se separara do fundador do grupo, Herivelto Martins, e mantendo Nilo Chagas (ainda que já tivesse divergências com Herivelto).  Gravado na RCA Victor em 10 de abril de 1951 e lançado em junho seguinte sob n.o 80-0776-B,matriz S-092932, “Vingança”, porém, teve sucesso muito maior posteriormente, na voz de Linda Batista, que fez da música um clássico, deixando este registro original esquecido. Ainda assim, o trazemos aqui para reavaliação.  O “rei do samba de breque”, Moreira da Silva, também mostrava algumas vezes sua faceta sentimental e romântica,como aqui, interpretando “Meu pecado”, parceria de Lupicínio com Felisberto Martins. Gravação Odeon de 3 de outubro de 1944,lançada em novembro do mesmo ano, disco 12516-B, matriz 7572. Na faixa seguinte, o primeiro grande hit nacional de Lupicínio como autor, e outra parceria com Felisberto Martins: o samba “Se acaso você chegasse”,verdadeiro clássico do gênero, que também projetou seu intérprete, o grande Cyro Monteiro.  Ele imortalizou esta obra-prima na Victor em 19 de julho de 1938, com lançamento em setembnro seguinte, sob n.o 34360-A, matriz 80844. Tocou até em um filme americano chamado ”Dançarina loira” e, em 1959, projetaria também a cantora Elza Soares.  A eterna “personalíssima”, Isaura Garcia, aqui comparece com “Eu não sou louco”, samba que Lupicínio fez com Evaldo Ruy, visando o carnaval de 1950. Foi gravado na RCA Victor em 14 de novembro de 49, e saiu um mês antes da folia, em janeiro, com o n.o 80-0625-B, matriz S-078984. Orlando Silva,o sempre lembrado “cantor das multidões”, vem com outro sucesso: “Brasa”,que Lupi compôs ao testemunhar as brigas domésticas de seu  irmão Francisco com a esposa, na ocasião em que residiu com eles. Novamente com a parceria de Felisberto Martins, foi imortalizado por Orlando na Odeon em  9 de março de 1945, e lançado em abril do mesmo ano,disco 12571-A, matriz 7772. Onofre Pontes é o parceiro do nosso Lupicínio em “Amigo ciúme”, lançado pela Copacabana em março de 1957, na voz da grande Sapoti, Ângela Maria, disco 5739-B, matriz M-1634. Felisberto Martins volta a ser parceiro de Lupicínio em “Feiticeira”. Afinal, Lupi era gastrônomo e cozinheiro de mão cheia, e as mulheres sabiam que o caminho para o seu coração também passava por uma boa mesa. Gravação de Homero Marques, lançada em 1952 pela Elite Special (coligada da Odeon), disco N-1081-A, matriz MIB-1131. “Quem há de dizer”, parceria de Lupicínio com Alcides Gonçalves, é outro clássico do samba-canção e da dor de cotovelo.  Alcides, nessa época, era pianista em casas noturnas portoalegrenses, e,  enquanto tocava, de certa feita observava enciumado o assédio dos fregueses da Boate Marabá à sua namorada,Maria Helena, bailarina da casa, o mesmo acontecendo com Lupicínio em relação à sua escolhida. Era preciso esperá-las cumprir sua obrigação profissional, o cabaré terminar. Francisco Alves imortalizou a música (letra de Lupi, melodia de Alcides) na Odeon em 25 de maio de 1948, com lançamento em julho do mesmo ano, disco 12863-A, matriz 8369. “Ponta de lança”, de Lupi sem parceiro, foi gravado na mesma Odeon por Dircinha Batista em 7 de fevereiro de 1952, com lançamento em abril seguinte no lado B em que saiu o clássico “Nunca”, também de Lupi, disco 13244, matriz 9249, e obtendo igualmente sucesso, ainda que em menor proporção.  Caco Velho (Mateus Nunes), “o sambista infernal”, e protoalegrense como Lupicínio, assina com ele o samba “Que baixo!”, e o interpreta com toda a bossa que lhe era peculiar nesta gravação Continental de 9 de agosto de 1945, lançada em setembro do mesmo ano, disco 15416-A, matriz 1154.Para finalizar a seleção desta semana, homenageamos o time de futebol de coração do mestre Lupicínio Rodrigues, apresentando o “Hino do Grêmio”, por ele mesmo composto em 1953, em meio a uma greve no transporte público de sua Porto Alegre (daí o verso inicial, “Até a pé nós iremos para o que der e vier”).  Tal obra, porém, só seria gravada efetivamente em 1971, pela Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (então Estado da Guanabara), para o LP de selo Continental “Hinos do futebol brasileiro”. É este registro que apresentamos nesta edição do GRB, merecendo (e com louvor) figurar como exceção à regra de apresentarmos apenas gravações em 78 rpm. Afinal, o retrato de Lupicínio está  na Galeria dos Gremistas Imortais, no salão nobre do clube. Divirtam-se e até a próxima!
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Texto de Samuel Machado Filho

Orquestra Brasileira De Espetáculos – Boleros Em Orquestra Vol. 2 (1962)

O bolero é um ritmo de origem cubana, mesclando raízes espanholas com influências locais de inúmeros países hispanos-americanos, e a primeira composição desse gênero tão popular surgiu em 1885. Chamava-se “Tristezas”, composto e interpretado por José Sanchez, um cantor cubano que , curiosamente, não teve formação musical. Mais tarde, o bolero seria adotado pelos mexicanos, e depois por toda a América Latina, sofrendo modificações, em especial no ritmo, que ficou mais lento, e na temática das letras, que ganharam feição mais romântica.  O mais famoso bolero mexicano é o clássico “Besame mucho”, de Consuelo Velásquez, curiosamente lançado por seu conterrâneo Pedro Vargas em um espetáculo no Cassino da Urca, do Rio de Janeiro, em 1941,merecendo inúmeras gravações a nível mundial. O bolero influenciou o samba-canção brasileiro, o mambo, o chá-chá-chá e a salsa. Nos anos 1960, apareceu na República Dominicana uma variante do bolero, chamada “bachata”.
Entre os países em que o bolero tem tradição, está, evidentemente, o Brasil. Aliás, meu saudoso pai adorava boleros, especialmente quando interpretados pelo espanhol Gregório Barrios, tendo também simpatia pelo chileno Lucho Gatica, outro grande intérprete internacional do gênero.  E hoje oferecemos aos amigos cultos, ocultos e associados do nosso Toque Musical um álbum de boleros, lançado pela Columbia (hoje Sony Music) em 1962, com execução a cargo da misteriosa Orquestra Brasileira de Espetáculos (que posteriormente lançaria, pela futura CBS, vários LPs com versões orquestradas de sucessos de Roberto Carlos, autêntico astro da gravadora). É o segundo volume de “Boleros em orquestra”, sendo que o primeiro foi lançado um ano antes, pela orquestra de Astor Silva, o Astor do Trombone (será que ele também regeu a orquestra aqui?). O curioso é que, na verdade, trata-se de sucessos nacionais e internacionais executados em ritmo de bolero, e não de clássicos do gênero.  E  o repertório executado é de excelente qualidade, com versões “bolerescas” de páginas do porte de “Conceição” (eterno prefixo de Cauby Peixoto),  “Nossos momentos” (“Momentos são iguais àqueles em que eu te amei”…), “Ave Maria no morro” (talvez o maior hit autoral de Herivelto Martins),  “Cabecinha no ombro” (“Encosta tua cabecinha no meu ombro e chora”…), “É fácil dizer adeus”, “Promessa”, e as internacionais “Poinciana” (cujo título refere-se a uma árvore mais conhecida como chorão), “Misrlou”, “Príncipe Igor’, “My Love for you”(então hit de Johnny Mathis) , “Love is a many splendored thing’ (do filme de mesmo nome, de 1955, rebatizado no Brasil como “Suplício de uma saudade”) e “Till”.Tudo num clima bem romântico, de “dois pra lá, dois pra cá”, tão característico dos boleros. A destacar que mais tarde surgiriam mais dois volumes de “Boleros em orquestra”: o terceiro ainda em 1962, com a orquestra de Astor do Trombone, e o quarto e último em 1965, este de procedência mexicana, com execução a cargo da Orquestra Première. E aí? Dá-me o prazer desta contradança?
misirlou
conceição
poinciana
cabecinha no ombro
love is a many splendored thing
nossos momentos
príncipe igor
é fácil dizer adeus
my love for you
promessa
till
ave maria do morro
* Texto de Samuel Machado Filho

Novos Baianos – Novos Baianos FC (1973)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Eu passei para o Samuca uma dezena de discos para que ele resenhar. Conforme eu havia dito, ele agora passou a colaborar não apenas na série Grand Record Brazil, mas também nas postagens diárias. Prontamente, ele já me retornou com todas as resenhas feitas, mas falta ainda eu publicar. Hoje, não por teimosia, mas por ser uma data especial, quem faz a postagem sou eu.. Hoje é o aniversário de um grande amigo. Uma pessoa sem a qual o Augusto aqui e seu Toque Musical nem existiria. Devo muito a ele e como forma de gratidão, hoje eu vou postar um dos seus discos prediletos, o maravilhoso “Novos Baianos FC”. Sem dúvida, uma obra prima, irmã e coletiva. Um disco hoje raro, pepita de ouro em muitas coleções. Pessoalmente, acho este o melhor disco dos Novos Baianos. Melhor até que o “Acabou Chorare”, na minha opinião, é claro! Este álbum chegou a ser relançado ainda nos anos 70 em capa simples, diferente do original que trazia uma capa dupla e com encartes. Maravilha que merece ser ouvida a qualquer dia e qualquer hora. Inclusive num dia de aniversário. Parabéns amigão. Muita força, saúde, paz, amor e dinheiro!

sorrir e cantar como na bahia
só se não for brasileiro nessa hora
cosmos e damião
o samba da minha terra
vagabundo não é fácil
com qualquer dois mil reis
os pingo da chuva
quando você chegar
alimente
dagmar
.

Nelson Gonçalves – Romântico (1963)

Nélson Gonçalves (1919-1998), gaúcho de Santana do Livramento,  é, sem dúvida,um nome obrigatório quando se fala em cantores que fizeram história em nossa música popular. Durante sua longa carreira fonográfica (e em uma só gravadora, a RCA, hoje Sony Music), iniciada em 1941, registrou mais de duas mil canções, e constituiu-se no terceiro maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de cópias vendidas, perdendo apenas para Roberto Carlos (o vice, com mais de 120 milhões) e para a dupla sertaneja Tonico e Tinoco (a campeã absoluta, com mais de 150 milhões). Ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina, além de receber da RCA o prêmio Nipper (réplica do símbolo da companhia, um cachorrinho ao lado do gramofone), outorgado aos artistas que mais tempo nela permaneceram (além dele, só Luiz Gonzaga e o americano Elvis Presley foram agraciados com o troféu). Nélson superou todas as dificuldades por que passou, inclusive de ordem pessoal. Em todos esses anos de carreira, seu timbre vocal permaneceu inalterado. Chegou inclusive a se apresentar em países como Argentina, Uruguai e EUA (com memorável temporada no Radio City Music Hall, de Nova York, em 1960). Bing Crosby, ao ouvir um disco de Nélson, ficou maravilhado: “É a melhor voz de cantor popular do mundo!” E continua a ser, mesmo após sua morte, acontecida em 1998. Tanto que seus trabalhos são presença constante no Toque Musical, e já chegamos a homenageá-lo  no Grand Record Brazil.
Assim sendo, o TM oferece a seus amigos cultos, ocultos e associados mais um álbum do eterno “metralha do gogó de ouro”. O título deste trabalho, “Romântico”, lançado em 1963, traduz a essência do repertório. Em sua maior parte, são sambas-canções, e há também dois sambas mais ritmados. O programa é assinado por compositores de quilate, como Adelino Moreira, eterno amigo e parceiro do cantor, a dupla Newton Teixeira-Mário Rossi, e até mesmo uma parceria de Adelino com o mestre baiano do forró, Gordurinha, na faixa de encerramento, o samba-canção “Ruas do mundo”. O próprio Nélson se revela bom compositor, em faixas com ou sem parceiros. Em suma, este é mais um primoroso trabalho de Nélson Gonçalves, que por certo será muito bem acolhido por todos aqueles que apreciam a arte de cantar no que ela tem de mais belo e marcante.
*Texto de Samuel Machado Filho
ultimato
mil ave marias
chorando o passado
precaução
arlecrim
último sonho
esmagando rosas
a lágrima mais triste
será que nunca me amaste
olheiras
desespero
ruas do mundo
.

Miltinho – 24 Toque Musicais – É Samba! (2014)

Olá, amigos cultos e ocultos!, Hoje sou eu quem faz a apresentação. Não podia deixar de prestar aqui uma homenagem ao Milton Santos de Almeida, o inigualável Miltinho. Um cantor, para mim, sem igual. Uma voz anasalada e marcante, sucesso no bolero, no samba e outras bossas. Ele faleceu neste último domingo, 7 de setembro, aos 86 anos. Já apresentei por aqui vários dos seus inúmeros discos e com certeza iremos trazer outros tantos. Desta vez vamos com uma coletânea exclusiva criada pelo Toque Musical, reunindo 24 sambas. Uma seleção que só peca pela falta. 24, realmente pode ser pouco. Mas como eu já disse, outros dos seus discos ainda virão a ser postados. Hoje, foi só para dar um adeus.
venha devagar
mulata assanhada
emília
eu quero um samba
palhaçada
o amor e a rosa
desfolhando a margarida
mulher de trinta
a rita
rosa morena
doralice
é hoje! independência ou morte
bolinha de papel
samba maroto
murmúrio
sincopado triste
ideias erradas
vou te contar
samba do criolo
perdoa coração
zé da conceição
faço um lelele
mandei uma rosa
menina moça
.

 

 

Lupicínio Rodrigues – Seleção 78 RPM Do Toque Musical Vol. 116 (2014)

Chegando à sua edição de número 116, o Grand Record Brazil apresenta a primeira parte de uma retrospectiva dedicada ao centenário do maior compositor que o Rio Grande do Sul deu à música popular brasileira: Lupicínio Rodrigues.  Lupi, como era carinhosamente chamado, nasceu em Porto Alegre, no dia 16 de setembro de 1914, na Travessa Batista, 97, na Ilhota, bairro pobre da Cidade Baixa. Dia esse de chuva torrencial, a ponto de, com a inundação, a parteira vir de barco para atender a mãe, Dona Abigail. Foi quarto, e primeiro homem, de VINTE E UM (!) filhos, de uma família extremamente musical. Seu pai, Francisco Rodrigues (o “seu” Chico), era porteiro da Escola de Comércio. Aos seis anos de idade, o pequeno Lupi seria matriculado na Escola Complementar, estudando a seguir nas escolas Ganzo e Dom Sebastião.  Era um aluno de atenção muito distraída para a música e para o futebol.  Torcia para o Grêmio, e compôs, em 1953, o hino do tricolor gaúcho, que começa com ”Até a pé nós iremos”  (na época havia uma greve no transporte coletivo de Porto Alegre). Seu retrato está na Galeria dos Gremistas Imortais, no salão nobre do clube. Após o primário, Lupicínio faz o curso de mecânica na Escola Técnica Parobé, sendo admitido como aprendiz na companhia de bondes e, depois, como menino de recados na fábrica Micheletto.  Aos 14 anos, em 1928, compõe a marchinha “Carnaval”, para o Cordão Prediletos. Na esperança de afastar Lupi de uma vida boêmia precocemente adotada , com bebida, música e mulheres, “seu” Chico o obriga a alistar-se no Exército “voluntariamente”, com 18 anos incompletos.  De fato entrou na linha, mas apenas quando marchava com seus colegas de farda.  Em 1932, conheceu Noel Rosa, que fazia uma excusão pelo Sul com Francisco Alves e Mário Reis.  Noel ouviu algumas músicas de Lupi, e previu acertadamente: “Este garoto é bom! Este garoto vai longe!” Mais ou menos nessa  ocasião, quando estava no Sétimo Batalhão de Caçadores,  chegou um catarinense de bela voz, o futuramente célebre Nuno Roland. Lupi, então “crooner” do Jazz do Batalhão e tinha em Mário Reis seu  espelho de cantor, passa o ofício a Nuno, imediatamente seu amigo nas madrugadas. Quando estoura a Revolução Constitucionalista, em São Paulo, o 7.o BC é mandado para lá, desembarcando com Lupi cínio e Nuno. Durante a longa viagem de trem, foram cantado inúmeros sambas. Ainda em 32, foi transferido para Santa Maria, no interior rio-grandense, ocasião em que conheceu sua musa inspiradora, Inah, uma paixão que lhe deixaria cicatrizes pelo resto da vida, uma dor-de-cotovelo “federal”, como ele próprio a definia. O noivado teria fim com a volta de Lupi a Porto Alegre, em 1938. Ele deixaria a caserna em 1935, ano em que compôs, com Alcides Gonçalves,o samba “Triste história”, inscrito em um concurso realizado por ocasião das comemorações do centenário da Revolução Farroupilha, e ganhador do primeiro prêmio, de 2 contos de reis.  Mesmo com várias composições prontas, Lupi não se empenhava em divulgá-las, e  as duas primeiras que teve gravadas, na voz do parceiro Alcides Gonçalves, foram dois sambas, o já citado “Triste história” e “Pergunta aos meus  tamancos”, em 1936, sem que saísse da sua Porto Alegre (de onde nunca se afastaria, a não ser por uns meses, em 1939, mais para conhecer o ambiente musical carioca),pois Alcides viajara para o Rio.  Em 1938, Lupicínio consegue estabelecer uma ponte com Felisberto Martins, compositor, pianista e funcionário de gravadora no Rio, que ainda não conhecia pessoalmente, para divulgação de suas músicas em troca de parceria, o que foi bom para ambos. No mesmo ano,  acontece o primeiro grande sucesso de Lupi, o samba “Se acaso você chegasse”, que também projeta seu intérprete, Cyro Monteiro.  Entre 1935 e 1947, por interferência do pai, trabalhou como  bedel  da Faculdade de Direito porto-alegrense.  Composições como ‘Felicidade”, “Nervos de aço”, “Minha história”, ‘Vingança”, “Ela disse-me assim”, “Exemplo”, “Paciência” e “Nunca”, só para citar algumas, foram sucesso em todo o Brasil e até no exterior. Era procurado por cantores de sucesso e fez da sua Porto Alegre a ‘Capital do Samba-Canção”.  Em contraponto à imagem boêmia,Lupicínio foi dono de diversos bares, churrascarias e restaurantes com música (era também bom cozinheiro, especializado no trivial caprichado), que seguidamente ia abrindo e fechando, como a Churrascaria Jardim da Saudade, o Clube dos Cozinheiros e o Restaurante Batelão, este o mais famoso de todos, que elevou a ponto turístico da capital gaúcha. Tudo para, antes do lucro, ter um lugar para encontro com os amigos. Lupi não fazia músicas por encomenda, era um despreocupado comercial. Suas composições nasciam de fatos verídicos, observados ou vivenciados por ele mesmo.  Cada mulher que lhe fazia alguma “sujeira” lhe inspirava a compor algo… Deixou cerca de 150 músicas editadas, e compôs outras centenas que foram perdidas, esquecidas ou estão à espera de quem as resgate. Por muitos anos, exerceria o cargo de procurador do SDDA (Serviço de Defesa do Direito Autoral) e de representante da SBACEM (Sociedade Brasileira de Autores,Compositores e Escritores de Música).  Alma boa e caridosa, manteve, em propriedade sua, e sem fazer qualquer alarde,um abrigo para desprotegidos da sorte. Sua rotina se dividia entre a boemia e o lar, onde era perfeito chefe-de-família. No seu casamento com Dona Cerenita, apesar dessa combinação inusitada, reinava o amor.Tanto que,ao comemorar dez anos de casamento com ela, compôs o samba-canção “Exemplo”, sucesso de 1960 na voz de Jamelão (que o próprio Lupi considerava o melhor intérprete de seus trabalhos). Lupicínio Rodrigues faleceu em sua Porto Alegre natal, em 27 de agosto de 1974, coincidentemente um dia  chuvoso, como havia sido o de seu nascimento, vitimado por uma trombose. Sua obra, porém, ficou como legado para os que sentem que, apesar dos riscos, vale a pena amar demais,  venham as dores-de-cotovelo que vierem. Enquanto houver paixão. Lupi viverá e será amado. Apesar de sua enorme bagagem autoral, Lupicínio Rodrigues deixou escassa discografia como intérprete. Com voz débil e interpretação intimista, impressionava  mais ao vivo, por sua figura fiel ao que cantava. Nesta primeira parte do retrospecto que o GRB lhe dedica, apresentamos doze faixas com o Lupi cantor-compositor. Sua estreia como intérprete em disco aconteceu em 1952,quando gravou na Star, futura Copacabana, um álbum de quatro discos em 78 rpm com oito músicas, “Roteiro de um boêmio” (época em que o LP estava em fase de implantação), acompanhado por Enrico Simonetti (piano), Paulo Mezzaroma (violino) e Paulo Pês  (contrabaixo). Aqui temos algumas faixas desse álbum, lançado em maio-junho de 52. Pela ordem de apresentação original, temos:  do disco 352, os sambas-canções clássicos “Vingança” (faixa 8, sucesso retumbante no ano anterior com Linda Batista, maior que o do registro original,com o Trio de Ouro) e “Não sou de reclamar” (faixa  4, também gravado na época pelo cantor Francisco Carlos); e do disco 354, outros dois clássicos de Lupi sem parceria: o samba-canção “Nunca” (faixa 9, então já sucesso com Dircinha Batista) e, em ritmo de baião, a toada  “Felicidade” (faixa 5, que conta com o suporte vocal das Três Marias). Foi lançada originalmente pelo Quarteto Quitandinha, depois Quitandinha Serenaders, em 1947, mas aqui Lupi e as Três Marias o cantam com a letra completa, com estrofes eliminadas na primeira gravação por serem consideradas demasiado gauchescas.  No restante do programa, temos faixas extraídas do LP de 10 polegadas também intitulado “Roteiro de um boêmio”, lançado em 1955 já pela Copacabana (CLP-3014), igualmente com arranjo e regência de Simonetti, todas, claro, de autoria do próprio Lupi. Na primeira faixa,  vem o samba-canção “Nossa Senhora das Graças”, que no entanto obteria maior sucesso um ano mais tarde, na voz de Nélson Gonçalves.Na faixa 2 , o samba (então também  inédito) “Amor é um só”. Na faixa 3, o fox-canção “Inah”, inspirado na mulher que, como já informado, era a “dor-de-cotovelo federal” de Lupicínio.  Na sexta faixa,o samba-canção “Namorados”, lançado um ano antes por Léo Romano. A faixa 7 é o primeiro grande hit autoral de Lupicínio, o samba “Se acaso você chegasse” (parceria com Felisberto Martins),  que projetaria seu criador, Cyro Monteiro,em 1938, e, mas tarde, em 1959, Elza Soares. Na faixa 10, “Os beijos dela”, samba-canção originalmente lançado em 1953,por Lúcio Alves. Na faixa 11, “Aves daninhas”, outro samba-canção bastante conhecido, lançado originalmente por Nora Ney, em 1954. Por último, encerrando esta seleção, a valsa “Jardim da saudade”, que deu nome ao primeiro estabelecimento gastronômico-musical montado por Lupi, uma churrascaria, e foi originalmente lançada por Luiz Gonzaga, em 1952. A destacar que Lupicínio gravaria ainda dois discos 78 com quatro músicas, também pela Copacabana, visando o carnaval de 1953, um compacto de 45 rpm em 1960, com três músicas de cada lado (na mesma marca), e,em 1973, um ano antes de sua morte, lançaria seu segundo e último LP como intérprete, “Dor de cotovelo”, pela Chantecler (selo Rosicler), além de ter registrado  uma ou outra faixa esparsa.  Na próxima semana, apresentaremos composições de Lupicínio Rodrigues nas vozes de outros intérpretes. Até lá!
*Texto de SAMUEL MACHADO FILHO.
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Guio De Morais E Sua Orquestra – Sambas & Baiões (1956)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Hoje achei por bem de vir eu mesmo apresentar o toque musical do dia. Nos últimos, quem brilhantemente tem feito isso é o Samuel Machado Filho, que agora passa a atuar além das resenhas do Grand Record Brazil trazendo, eventualmente, um pouco mais de contribuição, com seus textos completos e muito mais informativos. Estou a frente desta postagem como forma de assimilar e corrigir de vez na minha cabeça o nome do grande maestro Guiomarino Rubens Duarte, que eu sempre escrevo Guido, ao invés de Guio (de Morais). E essa não é a primeira vez que eu erro o seu nome. Por isso agora eu estou fazendo esta postagem, para corrigir meu erro e também aproveitar a carona (ou o gancho) da postagem anterior feita pelo Samuca.
Pois bem, temos aqui mais uma vez o maestro pernambucano Guio de Morais em um disco de 10 polegadas lançado pelo selo Todamerica, em 1956. Desta vez, o maestro nos apresenta uma seleção musical clássica do cancioneiro popular e infantil, temas regionais em ritmos de samba e baião. Um disco onde Guio de Morais não apenas rege a orquestra, mas também canta. Mesmo sendo ele um dos maiores arranjadores, no presente álbum essa tarefa ficou por conta de outros, Antônio Almeida e Felícia Godoy. Por um erro gráfico, consta na contracapa apenas sete faixas, mas há uma oitava que traz as músicas “Mulher rendeira” e “O meu boi morreu”. Confiram mais esta pérola 😉

meu limão, meu limoeiro
prenda minha
se essa rua fosse minha
no meu tempo de criança (escravos de jó – carneirinho carneirão – ó senhora viúva – ó filomena – rosa amarela)
casinha pequenina
rapsódia mineiro (ó minas gerais – peixe vivo – samba lelê tá doente)
atirei o pau no gato
mulher rendeira – o meu boi morreu
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Guio De Morais E Sua Orquestra De Cordas – Devaneio (1958)

Devaneio, como definem os dicionários,é o estado de espírito de quem se deixa levar por lembranças, sonhos e imagens. Como as dos filmes inesquecíveis a que se assistiu no cinema, na televisão, no home video ou até mesmo aqui na web, por sistemas tipo Netflix. Evidentemente, estamos falando de películas mais antigas, de cunho romântico, sentimental, musical, que às vezes fazem até chorarmos de emoção.  E “Devaneio”  vem justamente a ser o título do álbum que o Toque Musical oferece hoje a seus amigos cultos, ocultos e associados. Lançado em 1958 pela Todamérica, espécie de coligada da Continental, mais tarde desvinculada da mesma, o disco apresenta temas de filmes norte-americanos de grande sucesso a seu tempo,com execução a cargo de orquestra de cordas, sob a direção e com arranjos do recifense Guio de Morais (Guiomarino Rubens Duarte),também pianista, compositor (“No Ceará não tem disso não”, “Pau-de-arara”, etc.) e até mesmo cantor. Não se sabe ao certo a data de seu nascimento, algumas fontes grafam 30 de junho de 1916, e outras, o dia 20 de agosto de 1920. Antes de ir para o chamado Sul do Brasil, foi diretor artístico de várias rádios nordestinas, tendo organizado em Belo Horizonte sua primeira orquestra, Guio de Morais e seus Parentes, que acompanhou em gravações inúmeros cantores de seu tempo. Já no Rio de Janeiro, nos primeiros anos da década de 1950, foi diretor artístico da Boate Beguin, ocupando esta mesma função bem mais tarde,  na TV Globo.  Foi tudo que pude apurar a seu respeito, e não encontrei nem mesmo referências quanto a seu possível falecimento (informações para o TM a esse respeito serão bem vindas). A seleção deste disco irá enlouquecer os fãs de música de cinema, apresentando temas de grandes filmes de Hollywood, com destaque para “Love is a many splendored thing” (do filme de mesmo nome, rebatizado no Brasil como “Suplício de uma saudade”), “An affair to remember” (de “Tarde demais para esquecer”, também com o mesmo título no original), “Around the world’ (de “A volta ao mundo em oitenta dias”), Love letters in the sand” (interpretado por Pat Boone em “Bernardine”, no Brasil, “O sonho que vivi”) e o sempre lembrado fox natalino “White Christmas”, criação de Bing Crosby, lançado em 1942 no filme “Holiday Inn” (no Brasil, “Duas semanas de prazer”) e revivido pelo cantor em 1954, em outra produção cinematográfica com o mesmo título (evidentemente rebatizada aqui como “Natal branco”). “Um convite ao encantamento, ao sonho e ao devaneio”, como  escreveu na contracapa o jornalista Mister Eco, mais tarde jurado de televisão. Ouça, sonhe e delicie-se
to love you
dancing in the dark
friendly persuasion
the mountain
if you can dream
written on the wind
love is a many splendored thing
around the world
the lonely man
an affair to remember
love letters in the sand
white christmas
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* Texto de Samuel Machado Filho

Luiz Arruda Paes E Sua Orquestra – Brasil Dia E Noite (1957)

Hoje o Toque Musical oferece a seus amigos cultos, ocultos e associados um álbum com músicas brasileiras clássicas, executadas pela orquestra do maestro Luiz Arruda Paes. Trata-se do primeiro volume de uma série de três, intitulada “Brasil dia e noite”, lançado pela Odeon em 1957 com o número MOCB-3000 (a capa e a contracapa são da reedição feita em 1975, com o selo Coronado, então braço econômico da “marca do templo”). Aqui, desfilam  páginas conhecidas de compositores consagrados: Ary Barroso (“Aquarela do Brasil”, “Maria”, “Risque”, “Na Baixa do Sapateiro”),  a dupla Braguinha-Alberto Ribeiro  (“Copacabana”), Djalma Ferreira (“Samba que eu quero ver”, verdadeiro clássico das gafieiras),  Zé Kéti (“A voz do morro”),  José Maria de Abreu (“Alguém como tu”, parceria de Jair Amorim, aqui com vocal de Norma Avian), Pixinguinha (“Carinhoso”, sucesso de ontem, hoje e sempre), Zequinha de Abreu (“Tico-tico no fubá”) e, completando o programa, o baião “Caruaru” (“a princesinha do Norte és tu”), de Belmiro Barrela, e “Samba fantástico”(do filme de mesmo nome, de 1955,um documentário produzido e dirigido por Jean Manzon).
Instrumentista, arranjador, regente e compositor, Luiz Gonzaga Arruda Paes nasceu em São Paulo, Capital, no dia 8 de maio de 1926. Considerado um dos grandes arranjadores paulistanos, estudou piano com Cármen Strazzeri,  e teoria e harmonia com João Sepe, complementando sua formação com Osvaldo Lacerda e Hans Joachim Kollreuter.  Iniciou sua carreira artística em 1949, atuando como pianista da orquestra da PRG-2, Rádio Tupi (então “a mais poderosa emissora paulista”).  Em seguida, passaria-se, igualmente como “pianeiro”, para a orquestra do maestro Zezinho (aquele que depois trabalharia com Sílvio Santos), que se apresentava na  então nascente TV Tupi (PRF-3). Ainda na Tupi, em 1952, começou a atuar como maestro, passando também a fazer arranjos para orquestra.  Em gravações, acompanhou  e fez arranjos para cantores diversos, tais como Wilma Bentivegna, Léo Romano, Dorival Caymmi , Osny Silva e o espanhol Gregório Barrios.  Em 1955, gravou seu primeiro LP, o 10 polegadas “Encontro com a música”, que dividiu com Osmar Milani (outro maestro que mais tarde faria parte do “staff” de Sílvio Santos). Este “Brasil dia e noite”, que o TM oferece a vocês, foi justamente o primeiro álbum-solo  de Luiz Arruda Paes com sua orquestra, e, na época do lançamento (1956), foi expressivo sucesso artístico e comercial, tendo sido lançado também na Argentina, México, EUA e Japão.  Ainda em 56, compôs a trilha sonora do filme “O sobrado”, de Walter George Durst e Cassiano Gabus Mendes, baseado em um episódio de “O tempo e o vento”, de Érico Verissimo. Luiz Arruda Paes recebeu, em sua carreira, inúmeros prêmios, tendo sido, inclusive, agraciado sete vezes com o Troféu Roquette Pinto, outorgado pelas Emissoras Unidas (Rádio e Televisão Record).  Outros títulos expressivos de sua discografia em LPs (gravou também nove discos 78 rpm com dezesseis músicas, sem contar aqueles em que acompanhou vários intérpretes com sua orquestra) são: “Brasil Norte a Sul” (mais tarde relançado como ”Brasil romântico”),  “Piano romântico”, “Brasil em tempo de dança”, “Itália eterna”, “Brasil é samba” “Brasil dia e noite 2” (lançado nos EUA como “Dawn is approaching”), “Brasil dia e noite 3” e “Convite ao baile”. Arruda Paes permaneceria na TV Tupi como maestro e arranjador até 1980, quando a emissora fechou,  acossada por grave crise financeira. No mesmo ano, passou a residir em Praia Grande, litoral paulista, atuando como autônomo. Entre 1989 e 1992, foi arranjador e regente da orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.  Foi orientador de diversos outros maestros, entre os quais, Chiquinho de Moraes e José Briamonte.  Luiz Arruda Paes faleceu no dia 10 de março de 1999, na Praia Grande em que morava, aos 72 anos,de edema pulmonar agudo, e seu corpo foi sepultado no Memorial Ecumênico de Santos.  Deixa, porém, um extraordinário legado de arranjador, orquestrador e regente, do qual faz parte o álbum que o TM ora nos oferece.
* Texto de Samuel Machado Filho
aquarela do brasil
copacabana
samba que eu quero ver
maria
caruarú
samba fantástico
tido tico no fubá
alguém como tu
a voz do morro
risque
carinhoso
na baixa do sapateiro
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A Bandinha Da Saudade (1973)

Após apresentar a seus amigos cultos, ocultos e associados dois álbuns da Lyra de Xopotó, autêntica banda no sentido literal da palavra, o Toque Musical vem trazer hoje mais uma “furiosa”. Desta feita,uma “charanga” (tipo de banda em que predominam instrumentos de sopro),  vinda da cidade de Três Passos, interior gaúcho, situada nas barrancas do Rio Uruguai, divisa com a “hermana” Argentina, e fortíssimo reduto de imigrantes alemães e seus descendentes. Trata-se da Bandinha da Saudade, formada naquele município em 1933. em meio aos “kerbs”, ou seja, festanças e fandangos com muita música típica e danças, no melhor estilo germânico, nas horas de folga. Mas, com as dificuldades de se locomover do local de trabalho para o das festas, com os precaríssimos passos e piques então existentes, depois substituídos por estradas e pontes, tal diversão nem sempre era viável, não era possível chegar a tempo. Diante de toda essa dificuldade, a bandinha acabou se dissolvendo alguns anos mais tarde.  Mas o tempo passou, como sempre curando toda e qualquer ferida e, em 1957, a Bandinha da Saudade voltava a tocar, devidamente reorganizada. Isso foi fruto do trabalho de Rod Latrich (pseudônimo de Raymundo Schmidt, também contrabaixista do grupo), que, reanimando alguns de seus membros-fundadores e reunindo outros novos,  estreou um programa especial para a bandinha, na Rádio Difusora de Três Passos, emissora que ainda hoje existe. A atração logo tornou-se sucesso de audiência, e a popularidade da bandinha, obviamente, cresceu. Nessa ocasião, era desejo dos componentes da Bandinha da Saudade chegar ao disco. E essa oportunidade viria finalmente em 1973, justamente com o álbum que o TM nos apresenta hoje,  selo Itamaraty,  da CID (gravadora carioca especializada em discos de preço econômico, ainda hoje em plena atividade).  Com produção simples, porém dedicada, este trabalho compõe-se demúsicas de ritmos variados, dobrados, valsas, sambas, mazurcas, foxes, típicos de uma autêntica “furiosa”. Quase todas as compoisções são inéditas em disco até então, de autoria dos próprios integrantes da bandinha:  o maestro e saxofonista  Antônio Avelino Heinen, os irmãos Raymundo  (saxofone) e Albino Schmidt (trompa), o trombonista Willy Benke, o pistonista Sebaldo Mergen, o violoncelista Edvino Henricksen, o flautista Albino Kempf  e o clarinetista Ricieri da Rosa. O programa se completa com dois temas folclóricos, “Sentimento” e “Famasko”, e o álbum, por certo, irá proporcionar  “momentos de alegres lembranças àqueles que realmente  gostam das músicas amenas”, como diz a contracapa. Ao que parece, este foi o único LP gravado pela Bandinha da Saudade, e não há indícios de que a mesma tenha prosseguido carreira em disco. De qualquer forma, um trabalho sob medida para os saudosos das velhas bandinhas. Boa diversão à moda germânica e gaúcha, tchê!
*Texto de Samuel Machado Filho

Carlos Galhardo – Seleção 78 RPM Do Toque Musical Vol. 115 (2014)

Chegando à sua edição de número 115, o Grand Record Brazil apresenta a terceira e última parte da retrospectiva dedicada a Carlos Galhardo (1913-1985), sem dúvida um dos mais queridos e expressivos intérpretes de nossa música popular, um cantor que, de fato, como dizia seu slogan, dispensava adjetivos. Desta feita, estamos oferecendo a nossos amigos cultos, ocultos e associados onze preciosas gravações  de Galhardo, verdadeiras joias de seu repertório.  Abrindo o programa, temos “Vela branca sobre o mar”, ótimo fox de José Maria de Abreu e Oswaldo Santiago, gravação Victor de 18 de junho de 1937, lançada em setembro do mesmo ano, disco 34200-A, matriz 80469. Fiel às raízes italianas da família, Galhardo depois nos oferece “Guaglione”, palavra que em italiano quer dizer “rapazola” ou “garoto”.  É outro fox, este composto lá mesmo na Itália, por Nicola Salerno, o Nisa, e Giuseppe Fanciulli, com letra brazuca do radialista Júlio Nagib. Foi gravado na já então RCA Victor em 3 de dezembro de 1956, indo para as lojas em março de 57 com o n.o 80-1735-B, matriz BE6VB-1396 (curioso é que, um mês antes, a Odeon pôs nas lojas a gravação de Léo Romano, feita porém três dias depois desta de Galhardo, a 6 de dezembro de 56, sendo nosso focalizado, portanto, o primeiro a gravar a versão). Em seguida, a marchinha “Mercador”, de Wilson Batista e Ari Monteiro, do carnaval de 1953. Outra gravação RCA Victor, esta de 7 de agosto de 52, e que chegou às lojas ainda em dezembro sob n.o  80-1047-A, matriz SB-093392. Da safra de Galhardo na Odeon é “Morena faceira”, samba do mestre Ataulfo Alves, gravado em primeiro de junho de 1937 e lançado em  outubro do mesmo ano, disco 11522-B, matriz 5586. “Noite sem luar”, nossa faixa seguinte,  é uma das inúmeras e bem-sucedidas valsas dos  autores de “Boa noite, amor” (prefixo pessoal de Francisco Alves) , José Maria de Abreu e Francisco Matoso.  Abreu já era o “rei da valsa” entre os autores, e Galhardo, “rei da valsa” entre os intérpretes, imortalizando “Noite sem luar” na Victor  em 18 de junho de 1937, mas com lançamento apenas em março de 38 com o n.o 34299-A,matriz 80470. “Notícia de última hora”, de Benedito Lacerda e Darcy de Oliveira, é um samba do tempo da Segunda Guerra Mundial, em que um pracinha avisa que vai lutar com os países aliados na Itália e retornar vitorioso. De fato, os aliados derrotaram as forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), marcando o fim do conflito, em 1945. Destinado ao carnaval de 1943, o samba foi gravado na Victor por Galhardo em 25 de setembro de 42, com lançamento ainda em dezembro, disco 80-0026-A, matriz S-052624. “O homem da valsa”, de Custódio Mesquita e David Nasser, por certo é uma referência ao próprio Galhardo, ele que a registrou na mesmíssima Victor em  11 de fevereiro de 1943, com lançamento em maio do mesmo ano sob n.o 80-0076-B, matriz S-052719. Do início da carreira do cantor é pinçado o samba que vem em seguida, “Para onde irá o Brasil?”, de autoria de Assis Valente, então também iniciante como Galhardo, que o gravou em seu segundo disco, o Victor 33627-A,em 2 de fevereiro de 1933, com lançamento em março do mesmo ano, matriz 65663. Assis havia composto o samba durante a Revolução Constitucionalista de 1932, e  foi intimado a dar explicações às autoridades policiais. Seu conteúdo,  porém, traz uma mensagem antibélica. O mestre Ataulfo Alves novamente aparece com outro de seus inspirados sambas, ‘Receita”, parceria com João Bastos Filho, gravação Victor de Galhardo em 20 de junho de 1938, porém só lançada em abril de 39, disco 34422-A, matriz 80832. O samba seguinte também é de Ataulfo, agora em parceria com o violonista Claudionor Cruz:  o clássico “Sei que é covardia (Mas…)”.  E  é também gravação Victor do nosso Galhardo, datada de 5 de dezembro de 1938, com lançamento em janeiro de 39 para o carnaval,  triunfalmente consagrado como um dos maiores hits dessa folia, disco 34401-A, matriz 80952. Finalizando, a belíssima valsa “Viena do meu coração”, de autoria de dois expoentes do gênero, Paulo Barbosa e Oswaldo Santiago, que nosso “rei da valsa”, Carlos Galhardo, imortalizou na Odeon em 23 de março de 1937, com lançamento em julho do mesmo ano, disco 11492-A, matriz 5557. De fato, um belo fecho para o retrospecto de Carlos Galhardo feito por nosso GRB.  E nossas duas próximas edições serão dedicadas ao grande compositor Lupicínio Rodrigues, cujo centenário de nascimento comemoramos neste 2014. Até lá!

* Texto de Samuel Machado Filho

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