Bom dia a todos! Hoje não chove lá fora, pelo menos por enquanto… e aqui dentro o sol já raiou 🙂 Ontem na introdução, ao comentar sobre meu desejo de postar um ‘bootleg’ do João Gilberto, esperava que alguns se manifestassem desejosos de ouvir o que tenho aqui para mostrar. Para meu espanto, ninguém se tocou. Ninguém fez referência ou teve a curiosidade de saber. Fiquei pensando em todas as possíveis razões, mas preferi acreditar no impacto do disco do Tito Madi. Talvez tenha sido este o motivo. Uma imagem reluzente tem mais poder do que as palavras. Todos se centram no Tito Madi, daí quem não conhecia, ‘entrou de sola’ e quem já conhecia, não quis ‘meia sola’. Me refiro ao fato de que esse disco já havia sido postado anteriormente em outros blogs. Quem já o havia baixado achou que era a mesma coisa, mas não é não!
Bom, deixemos isso prá lá… vem prá cá. Mesmo sem manifestação de interesse, sei que a grande maioria adora o João Gilberto (inclusive eu!). Por isso, não vou deixar que essa conversa passe ‘no batido’, mas sim na batida… no toque do Midas, o grande João Gilberto!
Desta vez temos uma coletânea, reunido momentos de apresentações ao vivo feitas pelo João em épocas e lugares distintos. Essas gravações, autênticos ‘bootlegs’, foram selecionadas e trabalhadas pelo meu amigo Christophe Rousseau e na parceria eu criei a capinha (gostaram?).
Temos 14 momentos do artista em apresentações que se iniciam em Recife, seguindo depois para outros lugares que não foi possível identificar e nem saber a data. Há também registros de encontro com o Astrud e o saxofonista americano Stan Getz, certamente feito nos ‘States’. Eu acredito que algumas coisas aqui nunca chegaram a ser gravadas oficialmente por Ele. As gravações estão em muito boa qualidade e tratadas pelo Chris ficaram ainda melhor.
Sem dúvida, ouvir João Gilberto ao vivo é outra coisa. Seu carisma se faz presente apenas ao ouví-lo e ao vivo fica inda mais evidente essa sensação. Minha intenção ao fazer esta postagem foi mais uma vez a de demonstrar o quanto Ele é importante para mim, para você e para todos os que estão vivos.
Arquivo mensais:março 2009
Tito Madi – Chove Lá Fora (1958)
Ney Matogrosso (1975)
Olá meus caríssimos amigos cultos, ocultos e verificadores de plantão. Bom domingo para todos! Hoje começamos a girar nosso leme, buscando novos mares e ventos fortes. Para não termos mudanças bruscas e radicais, resolvi trazer algo que atenda ao gosto comum dos mais jovens e dos mais velhos.
Flavio Y Spirito Santo (1981)
Joelho De Porco – São Paulo 1554-Hoje (1976)
E aí…? Você vai de xaxado? Eu vou de rock’n’roll! (pelo menos até domingo, se não embaçar…)
Bixo Da Seda (1976)
Xiii… Com essa semana dedicada ao rock e afins, acabei espantando a turma da velha guarda, dos bossanovistas e dos populares. Êta gente radical e conservadora! hehehe… (brincadeirinha)
Vocês me desculpem, mas de vez em quando eu tenho uma recaída, uma saudade da minha adolescência e do rock’n’roll. Alguns discos ficaram para sempre na minha lembrança, nos meus bons momentos de juventude. Ai, que saudade dos anos 70!
Este foi um dos marcaram a minha época. Me lembro até hoje o dia em que comprei o disco na loja Mesbla. Era o último da banca e no dia eu não tinha dinheiro para comprar. Me lembro de ter implorado à lojista para reservá-lo para mim por uns dois dias. Mas a moça não colaborou e eu fui obrigado a esconder o disco na ala dos lp’s de música clássica para evitar que outro interessado o achasse. Voltei dois dias depois, mas antes mesmo que eu chegasse à estante dos discos, fui abordado pela vendedora, juntamente com um segurança que mais parecia um guarda-roupas de tão grande. Ela me reconheceu e precipitadamente me acusou de ter roubado o disco. Não tive nem tempo para me defender. Fui levado a força para uma sala e acusado de roubo. Chamaram a polícia, mas me deram o direito de ligar para minha casa. Minha tia veio voando ver o que tinha acontecido. Nesse meio tempo eu tentava explicar o que havia ocorrido, mas só me deixaram falar na frente dos policiais. Nisso, minha tia chegou e eu consegui finalmente explicar o que houve. Resultado: minha tia ficou indignada com o tratamento que eles me deram. Levantou o barraco e no final nós saímos de lá com mil pedidos de desculpas e o disco de graça para compensar o constrangimento. Voltei lá alguns dia depois e não vi mais a vendedora. Acho que eles devem tê-la despachado para o setor de cobrança na Sibéria.
Embora este disco já não seja mais uma novidade na blogosfera musical, ainda não o vi apresentado por inteiro. Se tem uma coisa brochante ao baixar um arquivo de disco, é perceber a falta dos encartes, da capinha e seus detalhes. Acho o fim da picada. Aqui a coisa se repete, mas no capricho e integral.
O “Bixo da Seda” foi uma banda de rock formada no Rio de Janeiro no início dos anos 70 por remanecentes da “Liverpool Sounds”, grupo vindo do Rio Grande do Sul. Formada por Foguete (voz), Pecos Pássaro (guitarra), Mimi Lessa (guitarra), Renato Ladeira (teclados), Marcos Lessa (baixo) e Edson Espíndola (bateria) . Gravaram apenas este álbum de capa dupla e um compacto. Encerram as atividades depois que Nelson Motta os convocou para serem a banda de apoio das Frenéticas. Embora, com apenas um disco, o Bixo da Seda assegurou seu lugar na história do rock nacional. Confira aí…
Luiz Carlos Porto (1983)
Este disco eu havia passado ao amigo Edson, do Gravetos & Berlotas, para sua postagem, mas acho que ele ao ouvi-lo ficou um pouco decepcionado com o resultado. Considerando que O Peso foi uma p… banda de rock, há de se esperar que o disco solo de seu vocalista esteja, mais ou menos, no mesmo nível. Porém a coisa não foi bem assim… (eu avisei!) Tanto não foi que acabou passando batido.
Luiz Carlos começou sua trajetória no início dos anos 70, vindo do Ceará para participar do VII Festival Internacional da Canção, com a música “O pente”, que não chegou a ser classificada. Logo em seguida, ainda no Rio de Janeiro, formou juntamente com Gabriel O’Meara (guitarra), Constant Papineau (piano), Carlos Scart (baixo) e Carlos Graça (bateria), o lendário grupo O Peso. Gravaram em 1975 seu único lp, “Em busca do tempo perdido”, álbum hoje raro e caro. Devido a problemas de toda a natureza, comuns aos grupos de rock, a banda se dissolveu e Luiz sumiu do mapa. Voltou neste disco, lançado em 1983 pela PolyGram e produzido por Marcelo Sussekind, guitarrista do Herva Doce. Como disse, o vinil passou despercebido (ou ignorado). Foi relançado em ‘cópia indepentente’ e no formato digital alguns anos depois em dobradinha com o disco “Em busca do tempo perdido”, quando então Luiz Carlos e o Peso retornaram às atividades da banda. Chegaram a fazer alguns apresentações, mas não tiveram muito sucesso. A versão em cd era vendida em shows e através de amigos. Eu comprei o meu num show do Made In Brazil. Para os fans da banda e amantes do bom rock’n’roll este disco, realmente, deixa muito a desejar. Na verdade, os anos 80 mataram o rock, que só veio a ressuscitar na década seguinte.
O Terço – Criaturas Da Noite (1975)
Olá meus caríssimos. Dizem que roqueiro não acorda cedo. Eu como sou também blogueiro, não posso me dar ao luxo de ficar mais tempo na cama. Aliás, nessa altura do campeonato, eu estou mais naquela situação – novo demais para morrer, velho demais para o rock’n’roll. Isso me fez lembrar de um fato interessante… Certa vez eu encontrei um amigo, guitarrista de uma banda de rock, às 6:30 da manhã na rua. Eu ia para o trabalho e no encontro rápido perguntei a ele, que caminhava portando sua guitarra nas costas: “Já está indo para o ensaio?” Ele sonolento me respondeu: “Não, tô voltando!” (que ingenuidade a minha, não?)
Hoje eu trago para o Toque Musical uma das minhas bandas de rock brasileiro favorita, O Terço. Já tivemos a oportunidade de ouvi-los aqui em trabalhos anteriores, mas para mim, este é seu melhor disco, um clássico do rock progressivo nacional. Não vou ficar aqui entrando em detalhes sobre a banda, que todos já conhecem. O Terço, ao longo de sua existência teve várias formações, sempre com o guitarrista Sérgio Hinds, mas nenhuma superou a essa formada com Flávio Venturini, Sérgio Magrão e Luiz Moreno. Outro disco deles no mesmo nível é o “Casa Encantada”, mas isso a gente fala numa outra hora. Para hoje, vamos de “Criaturas da Noite” e acompanhando, segue também a versão do álbum em inglês. Deixo os complementos informativos para que vocês os façam no Comentários. Eu daqui, vou correndo para o trabalho, pois pedra que não rola cria limo. 😉 Divirtam-se!
Flavio Y Spirito Santo – Menestrel Eletrônico (1984)
Como eu havia anunciado, esta será uma semana com um espírito mais rock’n’roll. Quero postar alguns álbuns que até o momento ainda não haviam dado as caras por aqui. Como vocês sabem, o Toque Musical é um blog multifacetado. Por ele passam todos os estilos e épocas, não há restrições (apenas exceções). O cardápio é sempre variado 😉
Falando no espírito da coisa, começarei a semana trazendo Flavio Y Spirito Santo, uma banda carioca do desaparecido Flávio Rodrigues. Digo desaparecido, porque não há na rede nenhuma informação sobre este artista. Tive que me apoiar no Dicionário Cravo Albin, que também não esclarece muita coisa. Temos apenas o que já é notório, figura realmente inusitada surgida no cenário pop musical carioca, no início dos anos 80. Gravou apenas dois lp’s, sendo considerado o primeiro disco de ‘rock’ independente carioca. Flávio costumava andar pelos bares cariocas vendendo o seu disco de maneira bem original. Levava além dos discos, a gravação num ‘walkman’, onde o comprador tinha a oportunidade de ouvir e avaliar o seu produto. Considerando se tratar de vinil, sem dúvida essa foi uma ótima idéia.
“Menestrel Eletrônico” foi o segundo álbum, também independente, lançado em 1984. Nada muito diferente do primeiro, com nove faixas por onde desfilam roquinhos, baladas e blues. Pessoalmente, me agrada mais a base instrumental. Tocam com ele bons músicos como o guitarrista Marcus Vianna (não confundir com o do Sagrado Coração) que hoje é um dos mais requisitados produtores, músico de estúdio e técnico de gravação.
Ainda nesta semana, se tudo der certo e também ibope, postarei o primeiro disco do Flávio. Vamos ver… 😉
Pedras Raras Que Rolam Em Bloco
Hermes Aquino – Desencontro De Primavera (1977)
Olá a todos! Somente agora estou conseguindo fazer a postagem do dia. Tive que recorrer aos meus álbuns de gaveta, pois o tempo não me permitiu algo mais pensado e de acordo com a temática da semana. Iremos hoje com o gaúcho Hermes Aquino, no álbum “Desencontro de Primavera, disco que vendeu bem, puxado pelo sucesso, “Nuvem Passageira”. Até onde eu sei, ele só gravou dois discos. Recolheu as chuteiras e foi fazer jingles para as agências de propaganda do sul. Neste disco, além da famosa “Nuvem Passageira”, temos outros destaques como, “Desencontro de Primavera” e o sambinha do guitarrista de iê-iê-iê “2010”.
Taí um disquinho legal para a noite de sábado. Eu vou ficando por aqui, pois hoje o meu dia foi foda! Estou cansado e nessa altura do campeonato eu quero mais é voltar pra cama.
Boa noite! Amanhã a gente continua nossa parada musical 😉
Uma Noite No Beco (1971)
Este lp lançado pela Continental, nos dá a exata sensação de uma noite no Beco. Gravado ao vivo, com um repertório bem variado, privilegia a música pop da época. Apesar de ser um tema internacional, coloco em destaque a faixa “Isole Natale” de Brian Auger, que é maravilhosa. Me faz lembra o grande Moacir Santos. Confiram o toque… 😉
Paulo Freire – Sambas Em Estéreo (1973)
Finalmente chegou nossa vez. Enquanto a turma vai pro recreio eu aproveito para dar o toque musical do dia. Nesta semana vamos levando na descontração, com um cardápio variado.
Temos para hoje mais um disco bacaninha. Um álbum do tecladista Paulo Freire, nome pouco conhecido para a grande maioria, inclusive eu que só vim a conhecer seu trabalho através de um outro álbum postado no Loronix. Lamentavelmente, não há muito o que encontrar sobre na rede.
Para aqueles que apreciam o som do Walter Wanderley, possivelmente vão gostar de “Sambas em Estéreo”. Um trabalho com a mesma pegada do lendário tecladista. (sem fazer comparações, apenas semelhanças)
Este LP é um mostruário das qualidades do órgão eletrônico Yamaha-EX-42, uma autentica nave espacial sonora, na qual Paulo pilota com maestria. Na época, inicio dos anos 70, na compra de um teclado desses da Yamaha, vinha de brinde o disco.
“Sambas em Estéreo” é um disco instrumental muito gostoso de ouvir. Um autêntico ‘lounge pop samba’ O que é isso? Só mesmo ouvindo para entender. Vai fundo e não o desmereça, avaliando apenas pela capa. 😉
Dom & Ravel/ Marilia Maura/ Regininha – Compactos
Teo Azevedo – Grito Selvagem (1974)
Benito Di Paula (1971) REPOST
Esta semana vamos dar um tempo na turma da velha guarda. Sei que temos uma legião de fans e defensores dos artistas das décadas de … 40, 50 e 60. Mas nesta semana eu vou dar uma guinada e trazer algumas coisas diferentes, que merecem um pouco da nossa atenção.
Tenho para hoje, de abertura, um disco que poucos conhecem – o primeiro álbum de Benito Di Paula. Este é um artista que despensa apresentações, mas merece comentários. Benito é uma figura singular até no visual. Seu estilo, muito próprio, transformou-o em um dos grandes nomes do samba canção nos anos 70. Ao combinar o samba com piano em arranjos românticos e elaborados, ele criou um estilo que passaram a chamar de “samba jóia”. Tudo isso, obviamente, somado à sua figura meio cigana, meio sei lá o quê, de fraque, pulseiras e correntes. Mas voltando ao disco, este é um álbum muito interessante. Foi o primeiro álbum de Benito Di Paula e para seu infortúnio naquele momento, censurado por ter entre suas faixas uma música do subversivo compositor Chico Buarque. O disco foi recolhido. Somente voltou a aparecer 28 anos depois, no formato cd, lançado pela EMI Music na série “Dois Em Um” juntamente com seu álbum de maior sucesso, “Um Novo Samba”. Neste primeiro disco Benito ainda não se afastou do ‘crooner’ de boate que ele era nos anos 60. O repertório privilegia sucessos recentes da época de outros compositores como Ivan Lins, Taiguara, Roberto e Erasmo… Apenas quatro faixas são de sua autoria. os arranjos e regência são do maestro José Briamonte. Embora seja um disco basicamente de ‘covers’, não deixa de ser legal. Convido-os a ouvir.
Mario Reis – Ao Meu Rio (1965)
Francisco José – Outra Vez Cantando As Mais Lindas Canções (1962)
Hoje iremos com Francisco José. Para os que não o conhece, ele foi um cantor português que aportou por aqui nos anos 50. Atuava para a comunidade lusitana até o início dos anos 60, quando passa então a gravar também compositores brasileiros. Com sua boa aceitação de púbico e crítica, acaba por se estabelecer de vez no Brasil. Regressou definitivamente à Portugal no inicio dos anos 80, falencendo antes do final desta década.
Xixa E Seu Conjunto – Hoje É Dia De Festa (196…)
Bom dia! Boa sexta-feira para todos! Inicio esta postagem lembrando àqueles que estão em Belo Horizonte, que amanhã, sábado dia 14 irá acontecer na cidade a Sétima Feira do Vinil e do CD Independente, promovida pela Discoteca Pública. Eu havia anunciando a feira na semana passada, mas para reforçar o convite, faço o lembrete novamente.
Putz! Eu ainda não havia me tocado para o fato de hoje ser uma sexta-feira 13. Para os mais superticiosos é bom manter a atenção, dar três batidinhas na madeira, um ramo de arruda atrás da orelha e lembrar de sair de casa com o pé direito. Mas para garantir a proteção, acorde de bem com a vida, seja positivo, gentil e inicie o dia ouvindo ou cantando alguma música que lhes agradem. Essa é a melhor sugestão 😉
Bom, agora vamos ao que interessa… Para o dia de hoje eu reservei outra pérola rara, que com toda certeza poucos conhecem. Este foi o terceiro disco lançado pela pioneira e extinta gravadora mineira MGL. Eu mesmo me coloco entre os tantos que ignoravam a existência deste lp e de seu autor. Sempre escutei falar em Xixa como um eximio tocador de cavaquinho e bandolim, mas nunca havia me interessado em saber mais sobre este compositor e instrumentista. Somente agora, com este raro exemplar em minhas mãos, foi que me dei conta de sua qualidade e importância. Um artista pouco lembrado ou conhecido do grande público. Para apresentá-lo, eu tomo a liberdade de incluir partes de um texto do pesquisador, colecionador e profundo conhecedor de Choro, o professor João Tomás do Amaral. Ninguém melhor que ele para nos fazer a apresentação de Xixa e Seu Conjunto:
Uma análise sobre alguns dados referentes a este lp nos dão algumas informações interessantes e vão permitindo reconstruirmos a história do movimento do choro sem maiores distorções. Fatos como este, viabilizam diminuirmos as incoerências a respeito dos dados e melhora sistematicamente a precisam da verdadeira dimensão do movimento do choro. Desta forma, podemos comprovar que a MGL foi a primeira gravadora mineira, fruto do sonho de um grupo de jovens da capital – Belo Horizonte.
O lp “Hoje é dia de festa” é produto do registro sonoro de um dos mais importantes cavaquinistas da história da música popular brasileira, provavelmente também um dos ilustres desconhecidos da nossa cultura musical – o mestre Xixa. O grande público não é conhecedor do trabalho deste centrista e solista do cavaquinho. Porém, ao ouvirem gravações do Demonios da Garôa, Dominguinhos e Saraiva entre tantos outros, estarão em contato com trabalho do excelente Xixa. Certamente, um dos instrumentistas mais requisitados para gravação em sua época. O álbum é uma obra rara por todo o seu contexto. Pois, apresenta inclusive o lado compositor de Xixa… (Continue esta leitura no site de seu autor)
Elizete Cardoso – A Meiga Elizete N.4 (1963)
Elcio Alvarez E Sua Orquestra – Exaltação À Viola (1975)
Fafa Lemos – Seu Violino E Seu Ritmo (1959)
Despertando para um novo dia e antes que ele me chame para outras obrigações, vou rapidamente preparando nossa postagem.
Hoje eu tenho o prazer de trazer até vocês um instrumentista muito especial, um dos precursores da Bossa Nova e introdutor do violino na música popular brasileira – Rafael Lemos Junior – mais conhecido como Fafá Lemos. Sua trajetória na música começa cedo. Aos nove anos de idade já se apresentava ao lado da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Acompanhou Carmen Miranda, foi parceiro de Garoto, Luiz Bonfá, Chiquinho do Acordeon e nos seus últimos acordes tocou com a pianista Carolina Cardoso de Menezes. Com Garoto e Chiquinho do Acordeon, formava uma das versões o Trio Surdina. Morreu praticamente esquecido em 2004.
Neste disco, um lp de 12 polegadas, temos como maior destaque a, então novíssima e revolucionária, “Chega de Saudade” de Tom e Vinicius. Nesta versão já podemos ouvir os ecos da batida de João Gilberto. A bossa já estava na ordem do dia. Mas além do clássico, temos um repertório variado, recheado de sucessos nacionais e internacionais, como cabe a um artista como Fafá Lemos. “Seu violino e seu ritmo” é um álbum nota 10! Não deixem de conferir… 🙂
Guaraná & Sua Orquestra – Recordando… (1956)
Antes que eu acabe me enveredando para outros lados, vamos ao disco do dia. Alguém aqui sabe quem foi Guaraná? Ganha um refrigerante da Antártica quem me falar. Está valendo também para os universitários e catedráticos de plantão. Este vinil foi mais um que eu desenterrei e ainda não consegui descobrir muita coisa sobre o maestro Guaraná. Com sua orquestra ele acompanhou muitos artistas nos anos 40 e 50, foi só o que eu achei sobre o músico. Neste disco lançado pela Polydor em 1956, temos Guaraná e sua orquestra executando obras de Zequinha de Abreu, Eduardo Souto e Ernesto Nazareth. No texto da contracapa, de autoria de Bricio de Abreu, todo dedicado aos compositores, traz apenas uma pequena nota sobre o maestro e forma de sua execução. Outro detalhe curioso são os três retratos que ilustram o texto. Deveria ser Eduardo Souto, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu. Por alguma razão acabaram incluindo o Guaraná e deixaram de fora o Ernesto Nazareth. Vai entender…
Os Precursores Da Bossa Nova (1948-57)
Cast Polydor & Orquestra De Henrique Simonetti – Campeões de Popularidade (1958)
Raros Em Bloco I
Isaura Garcia (1973)
Por falar em pirata (não em pirataria) vocês já conhecem o Partido Pirata? Tem um link logo aí ao lado. Clic nele e se intere da coisa. Saiba mais sobre esse movimento que aos poucos vem se caracterizando como uma força política.
Hoje vamos de Isaura Garcia, retornando ao nosso blog neste disco que eu particularmente acho ótimo. Mais um bom trabalho de remasterização do meu amigo Chris, que rapidamente trabalhou os arquivos para que eu pudesse trazê-los para vocês.
Para variar, tanto no lp quanto pela rede, as informações são zero. A Continental lançou este disco, pelo que parece, na maior preguiça. Ficou numa capinha simples, extremamente realista e sem nenhuma informação além da listagem das músicas contidas no disco. Pela rede, olhando rapidamente, também não encontrei nada relevante que pudesse ser acrescentado. Assim, fica valendo apenas o meu lacônico e particular parecer. Um disco excelente com um repertório que incluí coisas de Antonio Carlos e Jocafi, Lucio Cardim, Haroldo Barbosa, entre outros… O que mais me chama a atenção são os arranjos. Lindos e perfeitos! Como disse, no álbum não há informações, mas tendo a acreditar que neste disco também estão os dedos do Walter Wanderley. Muito bom, confiram já!
Sétima Feira do Vinil & Cds Independentes
Atenção colecionadores, pesquisadores, amantes do vinil ou do cd! DJ’s e músicos em geral. Todos ligados na feira do disco que acontece em Belo Horizonte, promovida pela Discoteca Pública, no sábado, dia 14 de março. É diversão garantida para todo o dia. Vai ter compra, venda, troca e outros negócios. Nesta, até eu vou participar e garimpar algumas coisas boas aqui para o Toque Musical. Serei o representante dos ausentes. Quem quiser conferir na agulha o que rola por aqui, é só baixar na minha banca que vai encontrar. Muita raridade, venham ver e ouvir com a gente 😉
Festival N. 1 – Musidisc (1955)
Correndo contra o relógio, aqui estou eu com a postagem do dia. Muito sol, calor e trabalho é o que indica minha agenda para as próximas doze horas. Assim, vamos direto ao que interessa…
“Festival N. 1” foi o vigésimo disco lançado pela gravadora Musidisc do cantor Nilo Sérgio. Uma coletânea feita para alavancar o sucesso do então recente selo nacional. Como se pode ver pela capa, temos um variado ‘cast’ e gravações que segundo contam, ainda não eram feitas no estúdio da Musidisc, mas sim editados a partir de acetatos gravados na Rádio Nacional e outros. Me parece que apenas as faixas com acompanhamento de Leo Peracchi são originadas nesta gravadora. A data de lançamento deste disquinho não consta em lugar nenhum, acredito que tenha sido por volta de 1955 ou 56. A Musidisc foi uma das pioneiras. Acho que foi a primeira gravadora nacional, se não me engano. Neste momento seria bom poder contar com os nossos vigilantes ‘corrigidores’ e acadêmicos de plantão, incluindo alguns comentários complementares. Mas acho que eles não virão se misturar com a plebe. Suas visitas, normalmente, são silenciosas…
Os Garotos Da Lua – Sete Toques Musicais Com João Gilberto (2010) REPOST
Mais um bom dia para vocês! Continuo na matinal, pois meu tempo anda muito curto (e grosso). A sorte é que eu já tinha algumas coisas já preparadas e ainda conto com os meus famosos ‘arquivos de gaveta’ para casos de emergência, hehehe…
Hoje, temos de volta a genialidade do mestre João. Estou trazendo para vocês esta coletânea, que eu mesmo fiz, dos Garotos da Lua e João Gilberto. Estão reunidas as gravações do grupo com João Gilberto, lançadas originalmente em discos de 78 rpm. Esses discos não são novidades na ‘blogosfera’, já foram postados em diversos outros blogs e até nos ‘orkuts da vida’. Porém, modéstia à parte, aqui eles receberam um tratamento especial, com capinhas e um som restaurado pelo meu amigo Christopher Rousseau. De quebra, ainda incluí como bônus, os dois solos de João gravados em 1958 e 59. Taí um pacotinho de primeira.
Deixo as considerações e complementos para vocês no Comentários. Por aqui eu paro porque já estou passando da minha hora. O tempo urge e a caravana passa…