Aproveitando o vazio desta tarde de domingo e para espantar minha depressão, vou postar mais um disquinho legal. Dessa vez atendendo a um pedido que acabou virando quatro. Espero que este post possa agradar não apenas os meus quatros solicitantes, mas também todos os outros visitantes deste blog. Aproveito também para esclarecer aos amigos que tenho sempre anotado os pedidos e que na medida do possível esses serão publicados. Só peço que tenham paciência e aguardem. Se demorar é por que ainda não os encontrei, ok?
Então, aqui temos mais uma vez marcando presença o nosso querido Renato Teixeira. Também gosto muito desse cara e é com muita satisfação que apresento a todos o álbum “Uma doce canção”. Lançado em 1981, este lp nos traz onze faixas perfeitas, algumas são até destaque como os sucessos “O maior mistério” e “Amizade sincera”. Realmente duas pérolas que por só já valem o disco. Mas ainda temos mais… tem a participação super especial de Dominguinhos. Este álbum anda meio sumido das lojas, mas mesmo assim ainda é possível encontrá-lo por aí. Avaliem e se encontrarem o original, não percam tempo…
Arquivo mensais:agosto 2008
Tetê Espindola – Pássaros Na Garganta (1982)
Paulinho Tapajós (1974)
Bom, vamos deixar essa estória de lado e nos ater ao principal deste post, o disco do dia. Tenho aqui um álbum super bacana e raro do Paulinho Tapajós. Este foi seu primeiro lp. Lançado em 1974, o disco traz participações importantes como a de Antonio Adolfo que está em todas as faixas, Franklin e Copinha, duas feras da flauta, Fagner, Mauricio Einhorn, Luiz Cláudio Ramos e outros tão importantes quanto os já citados (confiram no encarte). Eu chamaria como destaque neste trabalho a badaladíssima “Andança”, parceria com Danilo Caymmi e Edmundo Souto, música esta gravada por centenas de artistas. Há também “A planta”, “O caminho de São Tiago” e “Clara”, músicas que eu gosto muito e que chamo a atenção. Toque logo este toque… 😉
Roberto Guima (1981)
Olá amigos solidários, solitários, cultos e ocultos deste blog! Recuperado, aqui vou eu para mais uma postagem. Estarei preparando para os próximos dias aqueles e outros discos inéditos e selecionados. Vamos iniciar setembro recuperando a memória musical das décadas de 70 e 80. Existem alguns discos que eu considero muito importantes e que ainda não foram apresentados em outros blogs. Vou então dando aqui a minha contribuição.
Temos agora um disco, por certo, muito esperado – Roberto Guima – em seu primeiro e único trabalho autoral. Cantor e clarinetista, ele foi uma das grandes revelações da música brasileira no início dos anos 80. Foi músico da noite carioca, tocou e acompanhoou diversos artistas, inclusive Gil e Jimmy Cliff em tourné pelo Brasil. Artista talentoso, com seus vinte poucos anos, iniciando uma grande carreira. Partiu antes da hora, sem poder mostra todo o seu talento. Este álbum, me parece foi lançado após sua morte. Um disco com composições próprias, amparas por convidados super feras como Paulo Moura, Celso Fonseca, Marçal, Leo Gandelman, Marcio Montarroyos entre outros. Pode conferir que vale a pena 🙂
Itamar Correia – Araguaia Meu Brasil (1984)
Astrud Gilberto – Beach Samba (1967)
Reginaldo Bessa – Passageiro Do Vento (1978)
Olá! Ontem a noite eu tive um problema com o meu computador. Diria um problemão. Confiando em uma mensagem que recebi de um suposto colaborador, fiz a bobagem de abrir o anexo sem antes passá-lo pelo antivírus. Me ferrei… Travou toda a minha máquina, que agora só mesmo formatando. Com isso perdi dezenas de arquivos de discos que viriam a serem postados aqui nas próximas semanas. Agora terei que refazer tudo novamente e arrumar o computador. Talvez eu não consiga, pelos próximos dias, manter as postagens diárias. Peço a todos paciência e juízo para ao espírito brincalhão. Eu agora tenho procurado olhar os terrorismos e sabotagens ao blog como uma demência natural, feita por gente de espírito fraco. Coisas como essa só me fortalece.
Volto então trazendo um grande disco, de um grande artista, Reginaldo Bessa. Embora ele só tenha gravado quatro disco (pelo menos é o que consta em sua página na web), tem uma carreira sólida e reconhecida. Faz tempo que eu não escuto falar mais dele, mas sua música ainda está bem presente. Foi ouvindo no rádio a sua mais famosa composição, “O tempo” – classificada entre as dez do Festival Abertura de 1977 – que eu me toquei que já era hora de postar o “Passageiro do vento”. Este disco é muito bom e pode-se dizer que também é uma raridade. Acho que nem chegou a ser relançado em cd.
Os Demônios Da Garoa – Leva Este (1968)
Os Três Do Rio – A Flight To Rio (1966)
Antonio Maria – Trilha Sonora Original Da Novela (1968)
Muito bem, aqui vou eu finalizando as postagens dos disco de trilhas de novelas. Como quase ninguém comentou, imagino que não tenham gostado, embora o número de downlods tenha sido considerável. Seja como for, com esta postagem encerro a sessão novelas.
Posso dizer que fecho com a mesma chave de ouro que abri dias atrás, com “Nino, o italianinho”. Um belo e raro disco, agora celebrando a cultura portuguesa, com certeza!
Antonio Maria foi uma novela também da TV Tupi, apresentada em 1968, escrita e dirigida por Geraldo Vietri. Não tenho muita certeza, mas acho que foi por aí que começaram a aparecer os atores Tony Ramos, Aracy Balabanian e Denis Carvalho.
A trilha sonora deste disco é muito bacana. Temas portugueses, com certeza. Mas tendo à frente o Sergio Cardoso e Altamiro Carrilho e Sua Bandinha que praticamente tocam em quase todas as faixas. Muito bom, podem conferir…
Um Sol Maior – TSO (1977)
Simplesmente Maria – TSO (1970)
Opa! Quase ficamos sem a segunda dose do dia. Mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? Desta vez temos “Simplesmente Maria”, novela que foi ao ar em 1970, escrita por Benedito Ruy Barbosa. É de chamar a atenção a beleza de Yoná Magalhães nesta foto que ilustra a capa do disco. Há ainda incluido no álbum, um poster de Yoná e o galã da época Carlos Alberto (nem me lembrava mais dele!). Interessante também de notar que este álbum, assim como o da trilha de “Nino o italianinho” são de capa dupla, um luxo para poucos.
A Viagem – Trilha Sonora Original Da Novela (1976)
Bom, temos para hoje, inicialmente, a trilha de “A Viagem”, a original e uma das últimas novelas da antiga TV Tupi. Escrita por Ivani Ribeiro, a estória foi baseada nos livros “E a Vida Continua” e “Nosso Lar” de Chico Xavier. Anos mais tarde Ivani reescreveria a novela para a Globo.
A trilha é bem variada como um drops sortido, trazendo entre suas faixas coisas raras e até inéditas. Confiram mais este capítulo…
O Tempo E O Vento – TSO (1985)
Gina – TSO (1978)
Cuca Legal – TSO (1974)
Fogo Sobre Terra – TSO (1974)
Jerônimo – TSO (1972)
Nino O Italianinho – TSO (1969)
Hoje também eu começo um novo tema, o das trilhas de telenovelas. Na verdade, irei postar alguns discos desse gênero que até hoje eu ainda não vi em outros blogs.
Começo com este lp de uma das mais famosas telenovelas apresentada entre 1969 e 70 – “Nino o italianinho” – pela antiga TV Tupi. Esta novela foi inovadora por trazer elementos que deram uma outra característica à tele-dramaturgia, como a criação dos personagens típicos que se destacam na trama. Esse modelo se tornaria formato para as novelas que vieram depois. Outro pioneirismo foi ter sido esta a primeira produção exportada para outros países. Mas indo direto ao que interessa (o conteúdo musical), temos uma trilha bem interessante, com a participação inclusive dos atores principais, Juca de Oliveira e Aracy Balabanian. Outro destaque é o Benito Di Paula antes de se transformar no cigano romântico que a gente conhece (ups!).
Carnaval De 1956
A Bandinha do Waldemar – No Embalo Do Carnaval (1967)
Frevo Em Passo De 1 Mais 1 (1967)
O disco de hoje segue a mesma linha do que foi postado ontem, com a feliz diferença de ser um álbum duplo. Mais um bom trabalho da Mocambo que não polpou esforços para criar este maravilhoso e raro álbum de frevo. Toque este toque… 😉
Frevo Canções Frevo de Bloco (1964)
Olá meus caros! Aqui vou eu retomando com os álbuns de carnaval. Havia pensado em encerrar esta mostra hoje, mas acho que irei extendê-la por mais um ou dois dias. Vamos ver…
Dorival Caymmi E O Seu Violão (1959)
Orquestra De Frevo Mocambo – Viva O Frevo (1968)
Dando seqüência aos embalos carnavalescos, vamos mais uma vez cair na folia. Agora com outro ritmo muito característico desta festa pagã, o frevo. Natural de Pernambuco, o frevo pode ser entendido como uma espécie de marchinha acelerada, num ritmo bem mais dançante. Não há como não associar este ritmo pulsante à cidade de Olinda, porém ele não se limita ao regionalismo, sendo parte integrante de qualquer carnaval brasileiro.
O disco que apresento aqui traz um pouco desse espírito pernambucano, numa seleção musical conduzida pela Orquestra de Frevo da gravadora Mocambo, para o carnaval de 1968. Muito bom, podem conferir!
Carnaval De Ontem E De Hoje (1964)
Ala Dos Compositores Da E. S. E. P. De Mangueira – Exaltação A Villa Lobos (1966)
No embalo musical desta semana carnavalesca que eu criei, vou agora trazendo para vocês mais uma obra rara. Mais um álbum singular de escolas de samba. Desta vez temos a E. S. Estação Primeira de Mangueira com seus sambas para o enredo “Exaltação a Villa-Lobos”, no Carnaval de 1966. Estão presentes nove sambas que disputaram a posição do mais adequado para o enredo onde o tema era uma homenagem ao compositor Villa-Lobos. A gravação foi feita ao vivo na Sala Cecília Meireles, sendo parte do acervo do Museu Villa-Lobos do (antigo) MEC. Acredito que nem a Mangueira tenha um exemplar deste disco. Mais um fabuloso material de pesquisa, parte da nossa história, deliciosa curiosidade… Agora está aqui, disponível para todos. Confiram este toque…
Lira De Xopotó – Sambas Em Desfile (1957)
Bom, vamos hoje com a Lira de Xopotó. Uma banda criada no início dos anos 50 pelo radialista Paulo Roberto na Rádio Nacional. Esta banda fez muito sucesso nos anos 50, principalmente em virtude da sua difusão através do programa de rádio. Gravaram algumas bolachas de 78 rpm e dois lp’s. Este foi um dos 33 rpm, um álbum com apenas seis faixas, mas gordas, trazendo um pot-pourri de clássicos do Carnaval. Confira aí…