Arquivo da categoria: Dom Salvador
Dom Salvador – Compacto (1970)
Aqui vai o meu boa noite… um compactozinho da hora, raridade total. Temos aqui Dom Salvador e sua turma neste compacto lançado pela CBS, após eles se classificarem no V Festival Internacional da Canção Popular”, em 1970. No ano seguinte Dom Salvador lançaria o álbum “Som, Sangue e Raça”, mas as duas músicas desse compacto não foram incluídas no lp. Em outras palavras, as músicas “Juazeiro”, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga e “Abolição 1860-1980”, de Salvador e Arnoldo Medeiros só saíram neste compacto.
*No dia 15 de outubro, a primeira eliminatória do V FIC teve início, sendo transmitida em cores para Estados Unidos e Europa. Além do júri oficial, presidido por Paulinho da Viola, foi criado um júri popular, com votação independente, sob o comando de Chacrinha. Os dois primeiros a apresentar foram Maria e Luís Antônio, à frente de um grupo com seis músicos negros, todos vestidos com batas africanas coloridas, para interpretar “Abolição 1860-1980” (Dom Salvador e Arnoldo Medeiros). Muito aplaudida, a apresentação deu a pista do que seria a tônica do festival em 1970: a soul music. (leia mais)
Dom Salvador (1969)
Dom Salvador – Salvador Trio (1967)
Demonstrando esse ecletismo musical, vamos hoje de jazz! Não dá para definir este disco do Dom Salvador de outra maneira. Um álbum essencialmente jazzístico e maravilhosamente brasileiro. Um ‘power trio’ mais que afinado botando fogo na bossa. Dom Salvador no piano, sempre perfeito; Edson Lobo, na época ainda garotão, mas com uma técnica no contrabaixo de gente grande; e para incendiar, na bateria, outro fera, Victor Manga. Os caras estão totalmente a vontade, fazendo o que sabem melhor, tocar! Lançado pela Rosenblit em 67, este lp é hoje objeto cultuado pela sua raridade e originalidade. Um álbum em capa dupla, tipo “sanduíche”. Nunca vi nada igual. Tá valendo uma baba entre colecionadores! (..e não adiante insistir, eu não vendo o meu)