O Terço – Casa Encantada (1976)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Ontem eu cheguei tão cansado em casa que mal dei conta de fazer a postagem. Só agora percebo que não cheguei a publicá-la, apenas havia salvado. Menos mal, pois hoje eu também tô corrido. Estou inclusive lançando mão de mais um ‘disco de gaveta’, aqueles prontos para momentos como o de agora.
Vamos hoje com mais um dois bons discos do Terço. Temos aqui “Casa Encantada”, álbum orinalmente lançado em 1976, relançado em 91 pelo selo Beverly e também em cd. Neste álbum o Terço ainda mantem o melhor de sua fase progressiva, eu diria até que este é o segundo melhor disco da banda, atrás apenas de “Criaturas da Noite“, lançado anteriormente. Acredito que todos por aqui conhecem bem a história da banda e suas diversas formações. Quem ainda não teve a curiosidade de ouvir este disco, faça-me o favor… Bão demais 😉

flor de la noche
luz de vela
guitarras
foi quando eu vi aquela lua passar
sentinela do abismo
flor de la noche II
casa encantada
cabala
solaris
o vôo da fenix
pássaro

O Terço – Criaturas Da Noite (1975)

Olá meus caríssimos. Dizem que roqueiro não acorda cedo. Eu como sou também blogueiro, não posso me dar ao luxo de ficar mais tempo na cama. Aliás, nessa altura do campeonato, eu estou mais naquela situação – novo demais para morrer, velho demais para o rock’n’roll. Isso me fez lembrar de um fato interessante… Certa vez eu encontrei um amigo, guitarrista de uma banda de rock, às 6:30 da manhã na rua. Eu ia para o trabalho e no encontro rápido perguntei a ele, que caminhava portando sua guitarra nas costas: “Já está indo para o ensaio?” Ele sonolento me respondeu: “Não, tô voltando!” (que ingenuidade a minha, não?)
Hoje eu trago para o Toque Musical uma das minhas bandas de rock brasileiro favorita, O Terço. Já tivemos a oportunidade de ouvi-los aqui em trabalhos anteriores, mas para mim, este é seu melhor disco, um clássico do rock progressivo nacional. Não vou ficar aqui entrando em detalhes sobre a banda, que todos já conhecem. O Terço, ao longo de sua existência teve várias formações, sempre com o guitarrista Sérgio Hinds, mas nenhuma superou a essa formada com Flávio Venturini, Sérgio Magrão e Luiz Moreno. Outro disco deles no mesmo nível é o “Casa Encantada”, mas isso a gente fala numa outra hora. Para hoje, vamos de “Criaturas da Noite” e acompanhando, segue também a versão do álbum em inglês. Deixo os complementos informativos para que vocês os façam no Comentários. Eu daqui, vou correndo para o trabalho, pois pedra que não rola cria limo. 😉 Divirtam-se!

.
hey amigo
queimada
pano de fundo
ponto final
volte na próxima semana
criaturas da noite
jogo das pedras
1974

O Terço (1970)

Antes que a semana do rock aqui no Toque Musical acabe, quero postar mais alguns que já estavam listados. Vamos agora com outra banda, O Terço. Um grupo acima da média, que está na estrada desde 1969. Concebido para ser um trio (daí a origem do nome, uma tríade), o grupo era formado por Sérgio Hinds, Vinícius Cantuária e Cesar Mercês. Este último viria a ser substituido por Jorge Amiden ao lançarem este que foi o primeiro LP, em 1970. Um trabalho que apresenta um rock básico tipo anos 50 e 60, com leves pitadas progressivas. O grupo escandalizou alguns católicos terço fanáticos, ao posarem de jeans, camisetas e descalços dentro de uma igreja para a foto da capa. O Terço foi sem dúvida uma das maiores bandas de rock que já tivemos. O ápice, ao meu ver, foi no disco “Criaturas da noite”, com o Flávio Venturini e Magrão no time. Infelizmente, com as diversas mudanças sofridas ao longo do tempo, a banda foi perdendo seu encanto. A persistência do Sérgio Hinds acabou levando o Terço para um arremedo de si mesmo. Me parece que em 2005 eles voltaram com essa formação de 30 anos atrás (Sérgio, Flávio e Magrão) para fazerem algumas apresentações. Acho que rolou um disco também, mas essa estória fica para uma outra oportunidade. Segue aqui então o álbum de 70 e de bônus estão incluídas as faixas do compacto que saiu em 1971.

plaxe voador
yes, I do
longe sem direção
flauta
i need you
antes de você… eu
imagem
meia-noite
saturday dream
velhas histórias
oh! suzana
bonus
o visitante
adormeceu
doze avisos
mero ouvinte
trecho da ária extraída da suíte em ré maior
tributo ao sorriso
saturday Dream (Ao Vivo)