Cau Pimentel – Alem Do Litoral (2004)

Boa tarde, amigos cultos e ocultos! Hoje eu estou aqui meio que ‘de molho’, em casa, depois de ter passado por uma pequena cirurgia para extrair os meus dois últimos sisos indecisos, que ficaram para o final. Agora, podem acreditar, não vou ‘rancar’ mais nada. Deixo o ato de ‘arrancar’ para aqueles que põe a mão na cabeça, pasmos com meus erros ortográficos. Podem continuar arrancando os cabelos de raiva ou de dó, eu de cá, vou tomando meu Johnny Walker com Danone Active…
Bom, deixa de bobagem e vamos falar sério… Hoje eu estou trazendo para vocês um compositor que me foi apresentado pelo amigo Chris Rousseau. Trata-se de Cau Pimentel, um nome que, por certo, poucos devem conhecer, eu mesmo nunca tinha ouvido falar dele. Mas nunca é tarde para se ter contato com um artista de qualidade, mesmo quando ele se apresenta mais como compositor do que intérprete, tendo a música com um paralelo. Pelo que o Chris me relatou, Cau é um advogado. Pesquisando mais, um pouquinho daqui e dalí, descobri que ele já havia gravado um compacto lá pelos anos 70. Deve ter sido mais um artista que, diante às dificuldades da profissão, preferiu seguir outra que lhe desse mais estabilidade. Pelo que eu entendi, Cau Pimentel é um advogado que atua na área de direitos autorais. Possilvemente, defende os direitos de muitos dos nossos artistas. Confesso que fiquei um pouco receioso em postar esse seu trabalho, mas o Chris me garantiu que o cara, embora advogado, tem a sensibilidade de um poeta. Ele comentou com Cau sobre o Toque Musical. Ele autorizou que eu fizesse a postagem e até me permitiu compor uma nova capa para este trabalho, lançado originalmente em 1983 com o título de “Amigos”, pelo selo independente Pointer. Em 2004, Cau relançou o trabalho em formato de cd, incluindo outras músicas. Desta vez o disco não apresentava um nome, mas veio como se chamando “Além do Litoral”, título de uma das faixas. Ao compor a capinha, optei por esse título, dando assim, ao trabalho, um novo fôlego. 
A música de Cau Pimentel, embora essencialmente popular, não é, ou foi, sucesso de rádio. Mas como muitos outros artistas, se mantém num nível de excelência e qualidade que dispensa essas firulas e tal popularidade. Uma prova disso são os amigos e parceiros aqui convidados, que participam do disco. Figuras como Ivan Lins, Zé Luiz Mazziotti, Alaide Costa, Pery Ribeiro, Jane Duboc, Natan Marques, Dori Caymmi, Filó Machado, Gilson Peranzzetta, Conjunto Placa Luminosa… vixiii…tem gente demais, só mesmo conferindo nos créditos do disco.
fim de festa
verso novo
tempos
jura quebrada
ausência
calvário
mascavo
confissão de amor
aldeia
pé na jaca
san fernando
beira mar
clave de fá
promenade
brilho
fim de festa
além do litoral
os habitantes do cais
rainha por um dia
yemanjá