Beijos – Coletânea 24 Beijos Do Toque Musical (2014)

Olá amigos cultos e ocultos! Há tempos eu não apresento aqui uma produção exclusiva do Toque Musical, além da já tradicional série Grand Record Brazil. Como ‘bola da vez’, o assunto do momento é o beijo. O beijo de um casal gay na novela da Globo. Polêmicas a parte e em partes, achei bem oportuno criar aqui uma coletânea dedicada ao ‘beijo’. Selecionei 24 músicas cujos os títulos e a temática é o tal ‘toque labial’, o beijo, sempre celebrado nas mais diferentes épocas e músicas do cancioneiro popular. Por certo existem milhares de músicas que falam de beijos e devo admitr que não foi fácil escolher essas 24 músicas. Só com títulos onde aparece a palavra ‘beijo’ (e no singular) eu achei mais 200! Mas, selecionei aqui aquelas que me pareceram mais evidentes e também num sentido de ser o mais variável possível. Coincidentemente e por acaso, separei 24 músicas. Um número mais do que expressivo, considerando também o fato de que o beijo celebrado nessa história foi um ato gay. Calma, não estou com isso querendo tirar sarro preconceituoso de ninguém, muito pelo contrário… Pensei mais foi na ideia de um álbum duplo, fosse esse um lançamento fonográfico. E mais ainda, dedico esta coletânea ao Amor, na sua forma mais pura, sem conceito ou preconceito. Beijar e ser beijado é muito bom. É um sinal de carinho. Beijo na boca então é mais… Só love
.
me dê um beijo, meu bem – eduardo araújo
a dança do beijo – moacyr franco e the jordans
história de um beijo – vera regina
um beijo e nada mais – zezé gonzaga
beijo exagerado – os mutantes
beijo quente – cleide alves
um beijo é um tiro – erasmo carlos
beijo molhado – belchior
beijo bombom – claymara borges e heuríco fidelis
beijo na boca – cyro monteiro
beijo de amor – moreira da silva
tudo cabe num beijo – seu jorge e almaz
beijo na boca – itamar assumpção e banda isca de polícia
beijo baiano (boca de caqui) – cravo e canela
eu beijo sim – carlos careqa
por um beijo – maria martha
beijo frio – isaura garcia
me dá um beijo – alceu valença e geraldo azevedo
beijo clandestino – lucina
o primeiro beijo – alda perdigão
preso por um beijo – cyro aguiar
aquele beijo que te dei – roberto carlos
beijo roubado – zenildo
último beijo – os cariocas
.

Maria Martha – Meu Romance (1979)

Como a semana vem passando de pressa, não é mesmo? Já estamos na quarta feira e eu ainda nem peguei o embalo nesta de ‘cantoras’. Ainda temos muitas vozes femininas esperando sua vez e semanas são o que não nos falta, graças a Deus! Vamos no ritmo diário, sem pressa…
Seguindo a linha e o timbre, trago agora e mais uma vez a cantora Maria Martha. Quem acompanha o Toque Musical já teve a oportunidade de ver aqui a cantora em seu primeiro álbum e se certificar do talento que ela é. Pessoalmente, acho a Maria Martha uma das melhores cantoras do Brasil, infelizmente muito pouco divulgada. Só mesmo aqui no TM se pode ouvir artistas como ela.
Em “Meu Romance” (que não é uma versão da célebre canção de Richard Rodgers e Lorens Hart) – seu segundo lp – temos a cantora ainda mais solta, desfilando um repertório seleto que traz coisas interessantíssimas como a primeira composição gravada de João Gilberto, “Você esteve com meu bem”, que ele fez em parceria com Russo do Pandeiro. Tem “Considerando”, de Capinan e Edu Lobo; “Caminhos cruzados”, de Tom Jobim e Newton Mendoça; “Mãos de afeto”, de Ivan Lins e Vitor Martins (que não ficou muito longe da interpretação magistral de Nana Caymmi). São algumas das músicas que eu mais gosto no disco. Mas tem mais… Vale conferir aqui também o time de músicos que dá a esse trabalho uma qualidade acima da média. Os arranjos e regência, além da participação em todas as faixas é de César Camargo Mariano. Chamo a atenção também para a presença de Heraldo Do Monte que, com sua guitarra, casa tão bem com os teclados de César Camargo. Taí um excelente disco de MPB que, eu acredito, nunca veio a ser relançado. Merece o nosso toque musical 😉

meu romance
considerando
meu viver
mãos de afeto
raiva
romance de jornal
minha amiga
caminhos cruzados
aparecida
qualquer coisa de amor
você esteve com meu bem?

Maria Martha – Flor Amorosa (1977)

Olá a todos! Como eu havia informado, esta semana será dedicada à postagens de álbuns de cantoras. Existem (e existiram) diversas artistas da música brasileira que são excelentes e que por um ou outra razão ficaram (ou estão) um pouco a sombra. São artistas que não receberam a devida atenção do público e da crítica especializada. Sem querer desmerecer o talento de nossas novas interpretes, acho que já não tenho mais saco para ouvir aquelas que lembram a Gal Costa, a Elis, a Clara Nunes e tantas outras que a cada dia surgem como a nova sensação. Sinceramente, não vejo muita graça em artistas formatados. Tá faltando originalidade!
Eis aqui uma cantora e compositora a qual merece o meu respeito. Um desses raros talento que a gente percebe já na primeira faixa. Eis aqui Maria Martha, uma cantora com um timbre suave e sem oscilações. Uma cantora que sabe domar sua voz, numa naturalidade e clareza muito agradável de se ouvir. Embora seu talento já fosse conhecido desde o início dos anos 70, só 1977 ela conseguiria gravar seu primeiro disco. “Flor amorsa” foi lançado pela RCA Victor. Um álbum verdadeiramente muito bonito e bem produzido. O repertório foi, como diz o texto da contracapa, “escolhido a dedo” por Walter Silva e Zuza Homem de Mello, responsáveis pela produção em estúdio. As músicas são composições de Maria Martha e também de outros autores consagrados . Os arranjos e regência, que deram ao disco um toque ainda mais especial, ficaram por conta dos maestros Luis Arruda Paes e Élcio Alvares. A música “Flor amorosa” de Catulo da Paixão Cearense e A. S. Callado, que dá nome ao disco, fez parte da trilha sonora da novela Nina, da Rede Globo.

a morte do josé
álbum de família
esses moços (pobres moços)
ausência
não pago o bonde
o dia
flor amorosa
soneto
hei de ver-te um dia
faz de conta
seresta
por um beijo