Zuleika Ruvian – Boemia (1981)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Na semana passada, na Feira do Vinil e CDs Independentes aqui em BH, achei este lp, o qual me chamou a atenção pela capa. Ah, o que seriam dos artistas se não fossem as capas. Ou por outra, a capa muitas vezes pode definir a sorte do artista. Se a capa tiver aquele apelo visual necessário, o freguês aqui cai matando. E foi mais ou menos isso que aconteceu, bati o olho e pensei, capa interessante… tem coisa aí…. Realmente não me desapontei, o que para muitos pode ter parecido um disco brega, para mim, foi um achado. Zuleika Ruvian, até então nunca tinha ouvido falar nessa artista. Mas depois de ouvi o lp tive certeza de ter investido bem os meus 5 reais. Fiquei realmente surpreso com o nível da cantora, dos arranjos e também do repertório. Zuleika nos apresenta uma seleção pontual de composições de Adelino Moreira e seu fiel representante e também parceiro, Nelson Gonçalves. Estão aqui reunidas algumas das mais importantes e clássicas composições que se eternizaram na voz do ‘Metralha’. Estranho pensar numa mulher cantando essas canções, não apenas por retratarem o sentimento e a visão masculina, mas por serem mesmo músicas fortes, que exigem uma boa interpretação. Mas, Zuleika Ruvian não deixa por menos, interpreta com afinco, poderosa e bem afinada, mostra suas qualidades com segurança. Canta muito bem. Segundo informações que colhi na rede, mais especificamente uma nota no Orkut, Zuleika foi uma cantora que atuou na década de 70 e encerrou a carreira em 1983. Pelo perfil no Orkut não se sabe se ela ainda está viva, ou onde mora. Estendendo a pesquisa, vi que ela gravou outros discos e contradizendo a nota no Orkut, parece que ela já havia gravado até um compacto de 45 rpm, possivelmente nos anos 60. Seja como for, aqui está o seu disco de maior sucesso, ou pelo menos, o mais divulgado na rede.
Outra curiosidade que me chamou a atenção. Na capa, no canto inferior direito, há um desenho de um pé de sapato 43. Alguém pode me explicar a natureza da coisa? 🙂

a volta do boêmio
fica comigo esta noite
deixe que ela se vá
escultura
pensando em ti
meu dilema
meu vício é você
cilcone
maria bethania
argumento
mariposa
queixas
extase
renúncia
.

Francisco Moraes E Sua Orquestra – Sucessos De Adelino Moreira (1961)

Ufa! Custei, mas cheguei… e nem vou me prolongar, ainda preciso de um banho e logo uma cama. Estou ‘pregado’! O disco de hoje não é exatamente de gaveta não, mas está fazendo este papel. Foi o único pronto para o ‘abate’.
Temos aqui a música do compositor Adelino Moreira, seus maiores sucessos, na interpretação do então jovem maestro, Francisco Moraes e sua orquestra. Taí um álbum bem bacana, onde vale a pena ouvir uma versão instrumental de sucessos de Adelino, sempre eternizados na voz de Nelson Gonçalves. Interessante…

a volta do boemio
maria helna
deusa do asfalto
devolvi
chore comigo
flor do meu bairro
solidão
ciclone
fantoche
moço
queixas
meu vício é você

Adelino Moreira – Encontro com Adelino (1967)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Só para que ninguém fique na dúvida, as reposições de antigas postagens estão sendo feitas aos poucos. Algumas, que parecem demorar mais, são de títulos que pretendo recompor os arquivos totalmente. Por isso peço paciência. Tudo, aos poucos, vai sendo resolvido 😉
Hoje não é sábado, dia de coletâneas, mas mesmo assim vamos ter uma (e oficial). Trago aqui para vocês outro ‘álbum de gaveta’. Estou sendo obrigado a lançar mão do que já estava na reserva e preparado para ganhar tempo, pois ainda nesta semana continuo muito atarefado.
Vamos com esta coletânea da RCA, dedicada à música do compositor Adelino Moreira. Temos aqui cinco dos seus mais frequentes intérpretes, obviamente todos da mesma gravadora, em 14 faixas. São músicas que provavelmente, quase todas, devem constar em outros álbuns já postados aqui no Toque Musical. Mesmo assim, eu acredito, irá agradar à turma da velha guarda.
Apesar de toda a minha pressa, hoje, eu bem que gostaria de postar mais um disco. Se sobrar um tempinho a noite, eu volto, nem que seja com apenas um compacto. 🙂 Vamos ver…

noite da saudade – nelson gonçalves
meu ex amor – angela maria
ciclone – carlos nobre
solidão – núbia lafayette
duelo – cauby peixoto
eu te amo – angela maria
negue – nelson gonçalves
borrasca – nelson gonçalves
devolvi – núbia lafayette
regresso – carlos nobre
não me perguntes – angela maria
fim de estrada – carlos galhardo
seria tão diferente – núbia lafayette
vitrine – nelson gonçalves

Adelino Moreira – O Cantor, O Compositor (1970)

Desculpem-me, mas hoje eu estou meio corrido… Vamos direto, sem rodeios…
Tenho aqui este lp de Adelino Moreira, cantor e compositor consagrado, principalmente na voz de seu grande parceiro e interprete, Nelson Gonçalves. Realmente, Adelino é mais lembrado como o compositor, apesar de ter iniciado a carreira artística como cantor. Neste disco, temos a rara oportunidade de ouvi-lo interpretando algumas de suas composições. Imperdível…
beija-me, quero dormir
calendário
menino pobre
mocidade louca
copo quebrado
quem nos viu, quem nós vê
dinastia
cantor e violão
missão cumprida
estaca zero
prova de amor
sou poeta