Mario Albanese – Jequibáu na Broadway (1967)

Boa tarde, meus prezados amigos cultos e ocultos! Aqui estou eu, cada dia mais sumido, porém, ainda não completamente perdido. Graças ao amigo e colaborador Samuca, vamos aos trancos e barrancos mantendo acesa a chama do Toque Musical. Hoje quem traz a postagem sou eu mesmo, mas o Samuel continua no baralho e até mais atuante em suas resenhas (para a nossa felicidade).
Tenho hoje para vocês uma boa raridade, Mário Albanese e seu álbum ‘Jequibau na Broadway’, disco lançado em 1967 pelo selo Chantecler. Foi o seu segundo lp pela gravadora e que muitos consideram como sendo uma continuação de ‘Jequibáu’, uma obra prima, a qual Mário Albanese dividiu os créditos com o maestro Ciro Pereira. No presente lp temos um repertório de composições próprias de Mário e Ciro no ritmo do Jequibáu, somado a outros temas famosos e internacionais muito bem arranjados. Um trabalho de padrão internacional. Não deixem de conferir…
Numa próxima oportunidade postaremos também aqui o ‘Jequibáu’, uma joia brasileira premiada, que até hoje não recebeu por parte de nós brasileiros a sua merecida atenção. Aguardem, pois a resenha vai ser do Samuca, quer dizer, super completa 😉

zambo
un homme et une femme
o caminho das estrelas
days of wine and roses
longe de você
maré alta
fim de semana em guarujá
the shadow of your smile
certa vez
não posso esquecer

.

Ciro Pereira E Sua Orquestra – Música Dos Astros (1962)

Boa noite, amigos cultos, ocultos e associados! Hoje vamos de orquestra que é sempre uma boa pedida e eu sinceramente acho que precisamos estar aqui sempre lembrando o quanto elas foram importantes na história da música popular brasileira. Obviamente essas estão associadas diretamente aos grandes mestres regentes da época de ouro do rádio, televisão e disco – como é o caso aqui do nosso maestro, arranjador Ciro Pereira (ou Cyro, com Y). Ele foi diretor de orquestra nos antigos festivais da TV Record. Atuou como regente em diversos programas musicais da tv, entre eles “O Fino da Bossa”, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues. Começou no rádio como tantos outros mestres, acompanhado cantores, fazendo trilhas, etc… Foi também professor de orquestração na Unicamp e regente da Orquestra Jazz Sinfônica, de São Paulo.

“Música dos Astros” foi o primeiro disco exclusivamente seu, onde ele teve total liberdade para escolher as músicas, arranjar, orquestrar e dirigir sua orquestra. Vamos encontrar aqui uma seleção bem apurada feita pelo maestro, com temas nacionais e internacionais, incluindo também uma faixa autoral, “Minuano”, música que manifesta as suas origens. Lançado pelo selo Continental, em 1962. Querem conhecer? Dá o toque, ok?

sunrise serenade

dueto de saudade

é fácil dizer adeus

tu si, malincunia

sol

monalisa

minuano

sofisticated lady

madureira chorou

my blue heaven

poema

how in the world

Orquestra TV Sound – Temas De Novelas (1964)

Na sequência, aqui vai um compacto raro, que traz a trilha de abertura de uma antiga novela da TV Record, a trama “Renúncia”, de Roberto Freire, que na época fez muito sucesso. Contava com a estréia do galã, Francisco Cuoco, contracenando com a atriz Irina Greco (nunca mais ouvi falar dessa atriz).
A música tema era na verdade uma composição de Elmer Bernstein, chamada “Progress”, executada pela Orquestra TV Sound, da TV Record, tendo como arranjador e regente o maestro Ciro Pereira. Do outro lado do compacto, que é simples, temos outro tema, “Inspetor Burke” (Burke’s law), de Herschel Gilbert. Este aí fazia parte de algum seriado, suponho… não me lembro… não tenho nem cabeça para sair procurando informação. Desculpem, esgotei… Boa noite! Zzzz….

progress (tema de renúncia)
inspetor burke (tema de burke’s law)