Gonzaguinha – Vocalistas Modernos (1973)

Boa quinta-feira, amigos cultos e ocultos! Pra não dizer que não falei de flores, vamos nós mais uma vez pautando a canção. Ou melhor dizendo, aqui vamos nós na resistência, propagando o que querem esquecido, ou ainda, lembrando aos esquecidos… Temos aqui e mais uma vez a canção de Vandré, “Prá não dizer que não falei de flores”, nesta, em uma interpretação do lendário grupo vocal, Os Vocalistas Modernos e também, “Comportamento geral”, outra pérola do nosso cancioneiro de resistência e crítica social, sempre atualíssima, na voz de seu autor, Luiz Gonzaga Jr., o nosso Gonzaguinha. Coisa curiosa neste compacto, com direito a capinha ilustrada, é o fato de nos selos apresentarem datas diferentes, uma prática em discos da Odeon nos anos 70. Aqui, eles juntaram dois fonogramas de épocas diferentes, Os Vocalistas Modernos são de 68 e o Gonzaguinha, de 72. E pelo que entendo, o disquinho foi lançado em 1973, o que contradiz a ideia de censura na música de Vandré. Pelo jeito a Odeon conseguiu driblar os censores, ou algo assim… 
 
pra não dizer que não falei de flores – vocalistas modernos
comportamento geral – luiz gonzaga jr.
 
 
.
 

Feliz Aniversário (1961)

Bom dia a todos os amigos cultos e ocultos! Hoje, dia 30 de junho estamos completando 4 anos de atividades. Como disse, não esperava chegar até aqui. Mas quando se conquista milhões de amigos, sejam eles cultos ou ocultos, não há como voltar atrás. Nos tornamos cativos, não só da ‘cachaça’, mas principalmente das pessoas a quem conquistamos. Como diz o Roberto Carlos, “são tantas as emoções”, hehehe… Felizmente estamos aqui e se o Toque Musical ainda existe é graças ao público que tem. Agradeço imensamente a todos e em especial àqueles que muito colaboraram para manter nosso estoque musical sempre em dia. Muito obrigado pela paciência, pela força e também os comentários. Esses, nunca devem faltar, pois é a melhor maneira de eu saber se não estou ou não no caminho certo.
De ontem para hoje eu acabei fazendo uma grande confusão com as postagens, daí, o dia de ontem ficou como se não tivesse tido postagem. Foi mais um vacilão meu. Cheguei tarde e cansado. Mas vamos colocando a casa em ordem. Os visitantes, convidados ou não, são sempre bem vindos. Vamos juntos soprar as quatro velinhas 😉
Para comemorar eu estou trazendo este disco, lançado pela Philips em 1961 (por coincidência, o ano em que eu nasci). Este álbum, por sinal, muito interessante, é um daqueles discos que antigamente se fazia específicamente para ser um presente de aniversário. Uma boa coletânea, com músicas temáticas, feito mesmo para marcar um momento. Temos nesta seleção musical apresentada por Aloysio de Oliveira, artistas (obviamente) do ‘cast’ da gravadora, figuras ilustres que todos nós, pelo menos por aqui, já conhecemos. A direção musical é do maestro Monteiro de Souza.
Se não me falha a memória, este álbum já foi usado também pelo Loronix em um de seus aniversários. Como a vela é de boa procedência, merece novamente ser acesa e soprada por todos nós. Vamos conferir?

happy birthday to you – aloysio de oliveira
festa de luz – lúcio alves
joãozinho e mariazinha – sônia delfino
coração só faz bater – doris monteiro
praia do janga – jackson do pandeiro
el relicario – rosita gonzales
a estrela da minha vida – francisco josé
trá lá lá lá lá – sylvia telles
sim e não – sasha distel
teu nome – eleonora diva
calla calla – os vocalistas modernos
happy birthday to you (final)) – aloysio de oliveira