Vários – Mário Lago – Nada Além (1991)

Bom dia, caríssimos amigos cultos e ocultos! Aproveitando que estou digitalizando alguns discos para um amigo, seperei este aqui para a postagem de hoje. Trata-se de um encontro com uma dezena de artistas homenageando o compositor, ator e radialista Mário Lago. Estão reunidas aqui algumas de suas mais marcantes composições e parcerias. O disco é bem interessante, pois nos traz uma boa variedade de artistas e interpretações exclusivas. Eu bem que podia ter deixado para fazer esta postagem na semana que vem, especialmente no dia 26, data de aniversário do artista. Se estivesse vivo estaria completando 102 anos! Mas eu como sou muito esquecido, iria acabar nem lembrando. Assim, me adianto nesta homenagem. Fica aqui a nossa lembrança.

quem chegou já tá
a onda
salve a preguiça, meu pai
atire a primeira pedra
ai, que saudade da amélia
aurora
nada além
ficarás
fracasso
faz de conta
faz como eu
dá-me tuas mãos
número um
caluda, tamborins
rua sem sol
fazer um céu
.

Elton Medeiros (1980)

Amigos, segue aqui outro disco que foi levando na tempestade, o último publicado antes de fecharem a matriz. Este também não pode passar batido, sem pelo menos eu dizer que é um excelente álbum, lançado pelo selo Eldorado, o segundo trabalho solo deste grande sambista e compositor carioca. Aqui encontramos um sambista parceiro, onde ele nos apresenta doze sambas em dobradinha com outros compositores, alguns já bem conhecidos, mesmo antes do lançamento deste lp. Não vou me ater a essas informações, que os amigos poderão encontrar na contracapa, onde Moacyr Andrade descreve cada uma das faixas do disco (o tempo está mais curto). Só quero lembrar, para finalizar, que este disco, gravado há 31 anos atrás, que eu saiba, nunca foi lançado em cd. Aliás, vejo aqui agora que parece que sim, com outra capa. Mas se procurar para comprar, vai ser difícil achar. Uma prova cabal de que, se fossemos depender das gravadora$, ficaríamos esperando, sabe Deus até quando um novo relançamento. Uma prova cabal da importância dos blogs de música no mundo de hoje. Só não vê isso quem vê i$$o…
na mesa de um botequim
peito vazio
lágrimas de amor
contradição
retrato da vida
a ponte
sentimento perdido
unha de gato
vida
meu viver
dentro de mim
último verso

Paulinho da Viola & Elton Medeiros – Samba Na Madrugada (1968)

“Samba na madrugada” é outro clássico que eu não poderia deixar de postar. Já foi bem divulgado em outros blogs e agora é a minha vez. O disco traz pérolas como “Minhas madrugadas”, “14 anos”, “O sol nascerá”… O álbum foi produzido por Ermilio Bello de Carvalho que já havia trabalhado com eles no show Rosa de Ouro. Tem participação de Dinho Sete-Cordas, Canhoto, Copinha e Raul de Barros. Precisa dizer mais alguma coisa? Melhor ouvir.

Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Candeia & Elton Medeiros – Quatro Grandes do Samba (1977)

Este disco é uma maravilha! Quatro feras do samba num registro histórico. Um álbum já conhecido por toda a comunidade blog-musical, mas que eu faço questão de apresentá-lo aqui no TM. Este lp só tem um ‘grave defeito’, não é um álbum-duplo. Num ‘encontro’ assim, bem que merecia. Tenho a impressão que os quatro juntos tocando no disco, só mesmo na ilustração da capa (mais uma vez, me corrija se eu estiver errado). O Candeia só canta suas composições. A gente não percebe sua participação em outros momentos. Mas mesmo com o aparente encontro-montado o disco não perde o seu encanto. Quem não conhece, tem aqui a chance…