Olá amigos cultos e ocultos! Se tem uma coisa (entre muitas outras) que me dá muito prazer é poder ouvir no meu tocadiscos um lp de 50 anos atrás impecável, super conservado e ainda por cima maravilhoso, tanto no repertório quanto em seus intérpretes. No caso, Norberto Baldauf e seu conjunto, ou Conjunto Norberto Baldauf. Este álbum é uma colaboração do nosso amigo Newton Amaral, que gentilmente me enviou para que fosse digitalizado e compartilhado com todos aqui. Tenho o arquivo deste disco, mas confesso que ouvi dele umas duas ou três músicas. Fiquei surpreso hoje ao ouví-lo na íntegra. Descobri que o ‘retorno’ de Baldauf está sendo para mim, um de seus melhores disco. Tô adorando. Muitos de vocês, por certo já o conhecem, inclusive em outros blogs. Mas agora chegou a vez de sua apresentação aqui no Toque Musical.
Como se pode ver logo de cara, ou melhor, logo de capa, temos estampadas as doze músicas que compõe este lp. Uma escolha sortida e também muito feliz contemplando sucessos nacionais e internacionais. Sérgio Ricardo, Luiz Henrique, Tito Madi e Antonio Carlos Jobim são alguns dos autores cujos os temas o Conjunto de Norberto Baldauf dá um verdadeiro show de qualidade. Isso, para não falar do lado internacional, onde este grupo gaúcho também entra de sola, não deixando nada a desejar frente à outros de seus melhores intérpretes. Confiram…
Arquivo da categoria: Conjunto Melódico Norberto Baldauf
Conjunto Melódico Norberto Baldauf – Week End No Rio Nº 2 (1958)
Boa noite, amigos cultos e ocultos! Esse tal de horário de verão é mesmo um saco! Eu que vivo correndo do atraso, nessa época fica pior. Vou aproveitar a pausa antes de ir dormir e mandar logo a postagem do dia.
Conjunto Melódico Norberto Baldauf – Rock On Big Hits (1959)
Olá amigos cultos e ocultos! Demorei, mas cheguei. Antes das doze badaladas findando o dia, aqui estou eu para garantir a frequência. Desculpem, mas meu final de semana foi ‘ralação’.
Depois de um Walter Wanderley, acho que cai bem outra raridade da safra de 59. Tenho aqui um álbum muito interessante gravado pelo Conjunto Melódico Norberto Baldauf. Este grupo surgiu no Rio Grande do Sul, na década de 40. É considerado o conjunto musical mais antigo do mundo ainda em atividade e com seus membros originais. Gravaram diversos discos, principalmente nas décadas de 50. Mas o forte do do grupo eram mesmo os bailes. Segundo contam, “Rock On Big Hits” foi um disco imposto pela Odeon. Eles tiveram que gravar o álbum com uma seleção de musical que não era exatamente o estilo da turma. O rock’n’roll estava chegando ao país, dividindo o bolo das novidades e um grupo como o de Norberto veio a calhar para a Odeon. No álbum temos uma série ‘hits’ bem conhecidos de Paul Anka, Neil Sedaka e outros. “Melodias conhecidas em trepidantes rock’n’rolls”. E sem dúvida, muito bem executadas pelo conjunto. Este disco se tornou uma peça importante por sua raridade no cenário histórico do rock nacional. Muito se falou, pouco se ouviu. Taí, a grande oportunidade… toque este toque 😉
Conjunto Melódico Norberto Baldauf – Ritmos Da Madrugada N.3 (1958)
Quero começar a postagem de hoje transmitindo meus sentimentos de pesar pelo falecimento do grande sambista Jamelão. Ao contrário dos outros blogs de música, não postarei hoje nenhum disco do artista. Infelizmente no ‘gavetão’ não tenho nada pronto e como já havia preparado outras coisas, deixarei minha homenagem para a próxima semana.
Para este domingo eu trouxe um grupo que até bem pouco tempo eu nunca tinha ouvido. Sabia da sua existência, mas nunca havia me despertado interesse. Isso aconteceu há uns dois anos atrás quando li uma reportagem falando do grupo. Nesta, diziam que o conjunto continuava na ativa, com mais de 50 anos de estrada, fazendo apresentações e tocando em bailes. Incrível! Por certo, este é o grupo mais antigo em atividade até hoje. O Conjunto Melódico Norberto Baldauf surgiu nos anos 50 em Porto Alegre. Era o conjunto de baile mais famoso e requisitado na cidade. Elis Regina também chegou a fazer parte do grup0 em alguns bailes da época. Do octeto, só ficaram mesmo o Norberto Baldauf (piano) e Raul Lima (guitarra) que até o ano passado ainda estavam fazendo apresentações.
“Ritmos da madrugada n.3” é o único lp de 12 polegadas da série. Um álbum feito essencialmente para dançar. Tanto assim que o lado A é contínuo, sem separação das faixas, assim como os discos da série “Feito para dançar” do Waldir Calmon. Outro detalhe que chama atenção é o batido característico em algumas faixas prenunciando a bossa. Um disco muito bom!
andalucia