Tiradentes Nosso Herói (1984)

Bom dia a todos, amigos cultos e ocultos! Sem muita delongas, vamos nós aqui… Hoje o nosso encontro é com Tiradentes, o nosso herói. Temos aqui uma proposta músico-teatral cujo o tema é a história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Este é o pano de fundo para esta produção musical que tem na ponta o trabalho de Wagner Tiso, como diretor musical e direção artística de Mazola. “Tiradentes Nosso Herói” é mesmo uma super produção, pois para tal, envolveu também a participação de outros vários artistas, nomes de peso como Beto Guedes, Gonzaguinha, Kleiton & Kledir, Milton Nascimento, Zizi Possi, Tunai, João Bosco, MPB-4… e tem mais…
“Tiradentes, Nosso Herói” é um disco bem bonito, com músicas selecionadas, algumas até já bem conhecidas do público e em novos arranjos. Outro ponto interessante deste álbum é também uma proposta lúdica e cênica, ao estilo do teatro grego, com direito a máscara com o rosto de Tiradentes onde podemos encenar Tiradentes, Nosso Herói. Tudo incluído nos encartes presentes no álbum. E aqui, vocês já sabem, o serviço também é completo. Confiram no GTM…
 
quem cochicha – viva voz
nosso herói – beto guedes
traição – mpb-4
sinhá olimpia – tania alves e cia
coração civil – tadeu franco
ponte dos suspiros – zizi possi e tunai
coração de estudante – milton nascimento
língua enrolada – tania alves e  cia
liberdade – joão bosco
sonho brasis – gonzaguinha
meu rico dinheirinho – kleiton e kleidir
 
 
.

Tunai – Sobrou Pra Mim (1988)

Amigos cultos e ocultos, aqui estamos nós… e tristes. Acabo de saber, infelizmente, que o cantor e compositor Tunai faleceu. Hoje, mais que nunca, estou sem palavras, pois lá se vai mais um grande artista da nossa música popular. Coisa estranha, notícias ruins adoram os domingos. 🙁
Tunai foi um grande compositor. Iniciou sua carreira nos anos 70, motivado, como ele mesmo dizia, por Elis Regina, que a primeira cantora a gravar sua música. Abandonou a Engenharia para fazer aquilo que mais gostava, música. Irmão de outro grande músico, o João Bosco, este o levou para a roda musical apresentando-o ao poeta Sergio Natureza, o qual viria a ser seu maior parceiro. Sua música logo estaria nas vozes e interpretações de consagrados cantores. Sua música sempre teve uma boa aceitação nas rádios e os sucessos, inevitavelmente foram surgindo. A musica que o lançou foi “Frisson”, tema de uma novela da Rede Globo. Mas seus sucessos foram muitos, entre esses, “As aparências enganam”, “Sintonia”, “Meu amor”, “Doce mistério” e muitas outras, que inclusive foram sucesso na voz e interpretação de outros artistas.
Para homenageá-lo, estou trazendo aqui o álbum “Sobrou prá mim”, de 88. Um disco produzido pelo próprio artista, o sétimo em sua discografia. Um trabalho mais independente, lançado inicialmente pelo selo Paralelo, depois editado pela Eldorado.

sobrou pra mim
meu amor (my love)
numas
andré (vem de você
a fome do leão
música e paz
toda vida que tiver
impulsos não faturados
tinha de ser
cartas marcadas