Anamaria & Mauricio – No No No… Estamos Na Nossa (1970)

Olá, amigos cultos e ocultos! Hoje estou trazendo um disco que há muito já devia ter entrado em nossa lista. Porém, de um disco um tanto quanto obscuro, se tornou na última década uma badalação, muito por conta dos gringos que o descobriram e daí, vocês já sabem, recebeu a ‘chancela’ internacional, se torna logo o supra-sumo da raridade, objeto de desejo das novas gerações de colecionadores. O disco passou a constar em todos os blogs de música e o Toque Musical para não ficar repetindo o refrão acabou por não publicá-lo. Mas agora, passada toda a onda, ele vem parar aqui na nossa praia…
“No, no no… Estamos na nossa” foi um disco produzido pela gravadora Chantecler para o selo americano MCA Records, o que nos sugere uma pretensão de lançamento internacional, coisa que creio, naquela época, não aconteceu. Mas o que faz este disco ser assim tão especial, além dessa afinada dupla é sem dúvida o corpo que dá vida ao disco, ou seja, o time de músicos envolvidos no projeto e também o repertório, muito bem selecionado. Anamaria e Maurício foram descobertos por Antônio Adolfo, conforme ele mesmo conta no texto de contracapa, no final dos anos 60. “No.no, no… Estamos na nossa” é um disco surpreendente pois conta com arranjos de Francisco de Moraes, Arthur Verocai e o Jongo Trio que também é quem acompanha a dupla. Participam também do disco o guitarista Lanny Gordin e o percussionista Carlinhos (?). A seleção musical foi feita por Antonio Adolfo, que parece também participar nas gravações. Aqui temos músicas de Marcos Valle, Ivan Lins, Fernando  Lona, Ruy Maurity, seus parceiros e outros… Disco realmente muito bacana que vocês poderão conferir de novo no nosso GTM…
 
freio aerodinâmico
lê lê lê
marina eu vou
escrito na parede da varanda
no, no, no… estamos na nossa
madalena
quem vem lá
pelo teletipo
amém, américa
ele e ela
minie
fotograma click
 
 

Eumir Deodato – Very Together (1976)

Olá amigos cultos e ocultos! Segue aqui um Eumir Deodato da década de 70, Very Together. Um lp bem pautado no funk, jazz e discomusic. Sempre cercado por uma superprodução, gravações de altíssimo nível e músicos da melhor qualidade. traz um repertório mesclando seus trabalhos autorais e temas famosos como “Peter Gunn”, de Mancini; “I shot the sheriff”, de Bob Marley e também o tema de “Star Trek”. Nesses, Deodato, mestre das releituras, consegue recriar, fugindo totalmente do óbvio. Sem dúvida, um trabalho muito bacana, como muitos outros que ele gravou.
Este disco está entrando em nossa lista meio que por acaso, acho que o andei ouvindo muito nessa semana, daí achei de postá-lo. Mas vou procurar voltar aos velhos tempos, quando o ouvido era mais curioso e as publicações coisas mais raras. Daqui para frente, vou procurar manter a máxima, a de ser aqui um ‘lugar onde se escuta música com outros ouvidos’.

peter gunn
spanish boogie
amani
black widow
juanita
i shot the sheriff
theme from star trek
univac loves you
.