Brazil By Music – Brazil By Cruzeiro (1972)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Aproveitando o embalo, aqui vai mais um disco promocional, lançado pela Brazilian Airlines Cruzeiro, em 1972. Um disco recheado de boa música. Uma seleção que busca ‘ilustrar’, ou melhor, referenciar as diferentes regiões e culturas do Brasil. Voltado para o público estrangeiro, acredito eu que este disco tenha sido distribuído promocionalmente aos seus clientes internacionais. Uma maneira elegante de mostrar o país com músicas que representam verdadeiramente o espírito brasileiro.
Embora houvesse como editar cada uma das músicas, achei mais interessante manter a linearidade do disco que não traz separação por faixa. Vocês ouvirão o lado A e depois o lado B, sem pausa. Fica melhor ouvir o disco assim.

aquarela do brasil
garota de ipanema
promessa de pescador
trio elétrico
imagens do recife
freviola
asa branca
após o amanhecer
peguei um ita no norte
bateria de escola de samba
aguas de março
me deixa em paz
gauchinha bem querer
brasilia
aventura no amazonas
samba do avião
aquarela do brasil
.

Grupo Zurana – Sorte (1977)


Olá amigos cultos e ocultos! Tenho para hoje um disco especial, do tipo que eu gosto de postar por aqui. Um lp promocional produzido pelo Grupo Zurana, sob a supervisão da MPM Propaganda, apresentando as versões musicais dos jingles usados pela Caixa Economica Federal na divulgação das extrações da Loteria Federal, em 1977. As músicas são interpretadas pelo Grupo Zurana, que nada mais é que um time de músicos e cantores, gente que trabalha em estúdios fazendo música para além do mercado fonográfico. Temos aqui figuras como Sivuca, Gilson Peranzetta, Reginha, Márcio Lotti, Mamão, Altamiro Carrilho, Joel Nascimento e muitos outros. A produção musical e arranjos são de Tavito e Eduardo Souto Neto. As composições são de artistas como Ivan Lins, Mariozinho Rocha, Paulo Sérgio Valle, Ruy Maurity, Eduardo Souto Neto, entre outros…
Eis aí um disco interessante, promocional e certamente uma edição limitada que poucos devem conhecer. Vale a pena resgatar coisas assim. Confiram essa joinha, pois o tempo é limitado 😉

extração da independência
grande premio bento gonçalves
grande premio são paulo
grand prix brasil
extração de carnaval
extração dia das mães
extração da inconfidência
extração de são paulo
extrações normais
grande premio brasil
grande premio paraná
extração de natal
.

Antônio Carlos Jobim, Francisco Mignone, Dorival Caymmi e Radamés Gnattli – Prêmio Shell Para A Música Brasileira (1984)

Amigos cultos e ocultos, como disse anteriormente, nosso canal de comunicação já está aberto, através da seção de comentários da cada postagem. Agora não tem mais desculpas… Mas por favor, não me venham só com pedidos de reposição de links, pois como informamos no texto lateral do site, não há reposição de links. Esses podem até voltar, mas não me comprometo em fazê-lo de imediato. Quem tiver pressa pode pedir, mas mediante a uma contrapartida, fazendo uma doação ao Toque Musical. Em breve estarei colocando um link facilitador para as doações. Daí, pode ser que as coisas por aqui voltem a funcionar com regularidade.
Segue hoje este lp promocional, que foi lançado em edição limitada, em 1984, patrocinado pela multinacional Shell, em seu evento anual “Prêmio Shell da Música Brasileira”. Este evento foi criado em 1981 e inicialmente era um incentivo a música popular e erudita brasileira, depois se focou apenas na popular. Em 1983 a os promotores culturais desse projeto resolveram lançar este lp, comemorando os 70 anos da empresa no Brasil, trazendo quatro grandes nomes da música brasileira, Antônio Carlos Jobim, Francisco Mignone, Dorival Caymmi e Radamés Gnattli, os ganhadores do prêmio em 1982 e 83.

saudades do brasil – antonio carlos jobim
valsas de esquina – francisco mignone
histórias de pescadores – dorival caymmi
sonatina coreográfica – radamé gnattali
.

 

Varig – Conheça O Brasil – Urashima Tarô (1971)

Olá, amigos cultos e ocultos! Nos próximos dias eu quero estar postando aqui no Toque Musical alguns compactos que andei adquirindo através de compras e doações. Disquinhos interessantes que eu até o momento não tinha ouvido com atenção. Começo com dois compactos curiosíssimos, discos promocionais que ganhei do meu amigo Fáres.  Lançados nos anos 60 pela saudosa Varig, quando então ela investia pesado em propaganda. Suas campanhas e jingles faziam tanto sucesso que chegaram a ser produzidos em discos. Esses eram distribuídos como cortesia e em forma de promoção pelas agencias de viagem, em aeroportos e em seus vôos. Na campanha “Conheça o Brasil”, dentro do plano de turismo nacional, quando a empresa voava para as maiores cidades brasileiras, eles criaram uma pequena coleção de compactos com temas dedicados as diferentes regiões do Brasil. Aqui temos o volume 1 que corresponde aos temas de quatro estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Esta campanha publicitária da Varig, se não me engano, é já do início dos anos 70. Na sequencia, temos outro sucesso, “Urashima Tarô”. Muitos devem lembrar… Este jingle foi criado em 1968 quando a Varig passou a operar com uma linha direta de vôos para o Japão. No compacto (em 78 prm!) a música aparece em duas versões, português e japonês, cantada pela apresentadora Rosa Miyake,
A Varig foi a primeira empresa comercial de aviação brasileira, criada nos anos 20, na cidade de Porto Alegre pelo alemão Otto Ernst Meyer. Esta empresa tem muita história e também tem quem já viajou por ela. Eu mesmo tenho as minhas, quando ainda criança fui para a Bahia nas asas da Varig, com direito a conhecer a cabine do piloto. Ah, nada como ser criança 🙂 Bons tempos! Foi uma das maiores companhias aéreas do mundo, atingindo o auge nos anos 60 e 70. Mas como tudo que é nacional, acabou falindo. Fechou as asas em 2006, para a tristeza de muita gente. Hoje, só nos resta recordar

.