Le Bateau – Ao Vivo (1970)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Em nossa última postagem eu trouxe para vocês a discotecagem do “Baile da Pesada”, do Big Boy e Ademir. Para completar a onda, aqui vai mais um lançamento da Top Tape. Uma seleção musical pop internacional do DJ Ademir Lemos. Como já foi dito anteriormente, Ademir era o cara que botava fogo nas pistas de dança e na mais famosa da época, a boate Le Bateau. Este disco pretende criar a mesma atmosfera, numa sequência de hits feitas pelo Ademir, dando ao ouvinte uma ideia do que rolava de novidade naquela boate. O interessante é que muitos dos hits internacionais viravam sucesso por aqui através de coletâneas como esta, criadas e ‘aplicadas’ por figuras como o DJ Ademir Lemos e o Big Boy. As músicas chegavam antes mesmo dos discos. Inclusive, muitos desses artistas e conjuntos estrangeiros não foram lançados em lp no Brasil. Quem ditava o sucesso pop da época eram esses caras!
No álbum “Le Bateau” temos uma seleção programada na qual os produtores dividiram em Viagem 1 (lado A) e Viagem 2. Como a relação das músicas não consta na capa e contracapa, estou listando logo a baixo, porém, decidi manter o clima, sem separá-las, mantendo assim o clima, ou a linearidade da ‘onda’, ok?

come on my baby – joey levine
sweet magic – rock candy my
my baby loves lovin – joe jeffrey
what’s your game – ronnie milsap
grovin with mr. bloe – wind
tell the truth – paul flagg
slip around – charles hodges
wan-tu-wan-zuree – george tindley
movin – don young
no second thoughts – top shelf
be my baby – fragile rock valley
kool and the gang – kool and the gang
.

Big Boy & Ademir – Baile Da Pesada (1971)

Hello crazy people, cultos e ocultos! Pintou uma brecha, eu corri para cá só para trazer um disco que muita gente vai querer ouvir. Trago hoje para vocês um vinil diferente cujo o conteúdo musical nada tem a ver com a nossa proposta nacionalista. Como todos devem saber, o Toque Musical só publica a produção musical e fonográfica nacional, ou em raríssimas exceções algo internacional, desde que este tenha alguma relação, ou esteja inserido num contexto que o permita. No caso aqui, o que realmente importa não é a música em si, mas a produção e os personagens envolvidos nela. Me refiro às figuras de Big Boy e Ademir Lemos, dois lendários ‘disc-jockey’, que foram os pioneiros e precursores dos bailes funk no Rio de Janeiro. Big Boy era ainda mais conhecido devido ao fato de também ser um radialista, um verdadeiro ‘crazy boy’ do rádio, apresentando as novidades da música pop internacional. Foi muito, através dele que diferentes grupos e artistas estrangeiros passaram a ser conhecidos no Brasil. Ademir, por sua vez, era o papa das ‘pick-ups’ e fazia sucesso na boate Le Bateau. Este disco apresenta uma sequência variada de música pop, na época, lançamentos internacionais, selecionados pelos dois dj’s. Discos como este acabavam se tornando a programação musical de muitas rádios, prontos para o consumo. A produção da Top Tape é primorosa, um álbum de capa dupla, com desenhos do artista Albery. Sem dúvida, um disco interessante de ter nas mãos. Um fetiche que já não está ficando barato no Mercado Livre. Um disquinho deste em bom estado tá valendo mais de 100 pratas! Confiram no nosso GTM os ‘grilos’ 1 e 2, nomes das sequências dessa seleção pop internacional. Tá pela hora… 😉
Para esta postagem eu não irei listar as músicas e seus interpretes. Quem tiver interesse em saber, basta consultar as informações internas do álbum.

.