Turibio Santos E Orquestra De Violões Do Rio De Janeiro (1984)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Hoje, para não variar, eu estou um pouco cançado, depois de algumas horas de caminhada pela Av. Antonio Carlos. Ir na manifestação foi mole, duro foi ter que voltar como viemos, a pé. Ufa, custei, mas cheguei!
Vamos rapinho… vai aqui um disco do violonista Turibio Santos, acompanhando e regendo a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro. O disco foi gravado ao vivo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1984. Nele encontramos um repertório essencialmente erudito, com peças de Francisco Mignone, Leo Brouwer, Roberto Gnattali, Vivaldi, Joaquim Rodrigo e L. M. Gottschalk. Confiram aí…

maracatú do chico rei
a cidade das mil cordas
fantasia dos ecos
baião
grande fantasia triunfal sobre o hino nacional brasileiro
concerto em ré maior para violão e orquestra
concerto de aranjuez
.

Turibio Santos – Violão Brasileiro (1980)

Boa noite, amigos cultos e ocultos! Hoje o nosso domingo é dedicado à música instrumental, à música erudita e também popular e principalmente ao violão. Trago para vocês um dos maiores violonistas brasileiros, o admirável Turíbio Santos, em um disco delicioso, lançado pelo extinto selo Kuarup em 1980. “Violão Brasil” é um álbum que contempla a música erudita e popular brasileira, através das composições de grandes mestres como podemos ver na capa: Villa-Lobos, Hernesto Nazareth, Dilermando Reis e Henrique Alves de Mesquita. Vamos encontrar aqui os famosos Cinco Prelúdios para violão, de Villa-Lobos, obra composta em 1940. Do outro lado do disco vamos encontrar uma espécie de pot-pourri de canções infantis brasileiras, harmonizadas pelo próprio Turíbio Santos. Seguem as outras faixas trazendo Ernesto Nazareth, Henrique Alves de Mesquita e Dilermando Reis. Esses três últimos tiveram suas composições transcritas por outro violonista, João Pedro Borges, que também participa nessas faixas fazendo o segundo violão. Taí, um disco muito bom de se ouvir nesta noite de domingo. Basta entrar no GTM e buscar, ok?

cinco prelúdios (de villa-lobos)

canções infantis brasileiras:

sozinho eu não fico

nesta rua mora um anjo

boi da cara preta

carneirinho, carneirão

floraux (de ernesto nazareth)

batuque (de ernesto nazareth)

batuque (de henrique alves de mesquita)

tempo de criança (de dilermando reis)