Henry Nirenberg E Sua Orquestra – Percussão Espetacular (196…)

Boa noite amigos cultos e ocultos! Hoje eu passei o sábado colocando em dia o meu prazer de ouvir, sem pressa, alguns discos que adquiri ultimamente. São coisas variadas, que vão do rock ao jazz, ritmos latinos e até de poesia. Só não rolou MPB, pois essa é arroz com feijão, prato de todo dia e eu queria mesmo era variar. Nossa, como é bom ficar atoa, por conta do ócio, apenas curtindo as coisas que a gente gosta. Valeu demais! Acabei com isso não preparando nada para a postagem de hoje. Mas sabia que poderia contar com os meus velhos e bons ‘discos de gaveta’. Foi escutando Perez Prado, Les Baxter, Dick Schory, Martin Denny e Arthur Lyman que eu me lembrei desse disquinho aqui que tem tudo a ver, enviado há poucos dias, como colaboração, pelo amigo Mauro. Henry Nirenberg e Sua Orquestra. Pelo nome muitos de vocês irão pensar que se trata de algum disco de orquestra internacional. Mas a verdade é que Henry Nirenberg foi apenas um pseudônimo criado para o maestro Leo Peracchi, possivelmente por Nilo Sérgio, quando então este lançou pela sua Musidisc alguns discos utilizando esse nome. O Maestro incorpora assim o personagem Henry Nirenberg e nos apresenta uma seleção musical curiosa, com arranjos bem ao estilo ‘exótico’ adotado por artistas como os que eu citei logo de início. Este álbum, como se pode ver pela capa, é daqueles discos que fazem parte de coleções, vendidas através dos Correios, ou algo assim. Lançando, certamente, nos anos 60, pelo selo Stereo Hi Fi Club (deve ser mais uma produção da Musidisc/Nilo Sergio). Apesar da digitalização do disco trazer inúmeros estalos, a qualidade da gravação é excepcional, valorizando o sistema estereofônico, que naquela época, aqui, era novidade. Ouvi pouco as músicas deste lp, que tem uma seleção bem dosada, com composições interessantes e algumas bem conhecidas, nacionais e internacionais. Olha só…

percussão espetacular

bahia

fetiçaria

funeral de um rei nagô

that old black magic

banzo

tabu

jungle drums

the banana boat song

PS.: Segue aqui o reclame e informação deste cidadão que se apresenta como advogado. Segundo ele, Henry Nirenberg não era um pseudônimo e toda a informação levantada sobre o artista é falsa. Deixo aqui então publicado o que ele nos escreveu. Esperamos agora que também nos dê boas provas, mais informações sobre este músico e sua orquestra, pois além do Toque Musical, onde mais alguém irá encontrar um site preservando ou resgatando o nome de Henry Nirenberg?

Na qualidade de advogado da Família Nirenberg, venho notificar o blog Toque Musical e seu representante legal, das inverídicas alegaçōes contidas na apresentação do disco “HENRY NIRENBERG E SUA ORQUESTRA – PERCUSSÄO ESPETACULAR”, lançado pela Musidisc, feita neste blog.

Informo que o pseudônimo HENRY NIRENBERG era do ínsigne Maestro HENRIQUE NIRENBERG e não do excelente arranjador Leo Peracchi.

O Maestro HENRIQUE NIRENBERG, ou HENRY NIRENBERG, foi o regente de todos os discos das séries Henry Nirenberg e sua Orquestra, Romänticos de Cuba e Violinos Mágicos, lançados pela MUSIDISC sob a direção de Nilo Sérgio. Informo ainda que a orquestra era formada por renomados professores entre os quais Sanntino Parpinelli, Jaques Nirenberg e Eugen Ranevsky, membros do Quarteto de Cordas Brasileiro da UFRJ.

Portanto, notifico o representante legal do Blog TOQUE MUSICAL para retirar de imediato as falsas informaçōes contidas no referido blog, e informar aos seus leitores a informação correta, conforme aqui exposto, no prazo de 10 (dez) dias a contar desta data, sob pena de medidas legais serem tomadas para reparar os graves danos causados ao Maestro Henrique Nirenberg.