Vox Populi – Spassomanguim (1969)

Olá amigos cultos e ocultos. Aproveitando a leva dos compactos, hoje eu trago  aqui algo especial e extremamente raro, o único registro da banda de rock mineira, Vox Populi. Trata-se de um compacto lançado pela gravadora mineira Bemol, provavelmente em 69 ou 70. Porém, algumas fontes informam que o grupo, de Belo Horizonte, nasceu em 1968 e este compacto pode ter sido lançado nesse período, quando surgiam também os primeiros lançamentos do selo Bemol (antes era o selo Paladium). O Vox Populi foi uma banda de rock formada por figuras importantes como Tavito, Fredera e Marco Antonio Araújo. Eu não tenho certeza, mas suponho que este Vox Populi é o mesmo que gravou pela Musidisc um lp em 67 ou 68, quando ainda eram um conjunto de MPB. Esse também é outro disco raro, disputado a tapas por colecionadores, relançado em cd só na Europa. Acredito que o compacto que temos aqui foi o período da transição do Vox Populi para Som Imaginário. E neste disquinho podemos sentir isso, os primeiros passos para o rock. Aliás, diga-se de passagem, um perfeito e autêntico disco de rock psicodélico, com vários nuances do que fez o Som Imaginário no primeiro lp.
Infelizmente, o compacto que eu tenho está em péssimas condições. Mesmo assim, procurei extrair o seu áudio da melhor forma possível. Como também não tinha capa e nem mesmo uma referência de como era, criei então essa exclusiva para a nossa postagem.

imagem dupla
fora de foco
.

Vox Populi (1969)

Mais um disquinho raro e inédito nos blogs (espero). Vi hoje mesmo este álbum numa loja por 70 reais. Achei caro, apesar de ser um vinil raro. A capa e o disco também não estavam lá essas coisas. Enfim, uma hora aparece um comprador. Se alguém estiver interessado, este álbum foi relançado em cd em 2002. Mas para o mercado europeu, viu? Melhor, por enquanto, ouvir aqui. O Vox Populi foi um grupo vocal /instrumental que durou pouco e só gravou este disco. Se destacam na formação Helvius Vilela, Fernando Leporace e Guto Graça Melo. Confiram esse toque!

1-Ah! (Tibério Gaspar – Helvius Vilela)
2-Caleidoscópio (Chico Lessa – José Antonio Castello)
3-Domingo (Amaury Tristão – Cesar Mourão)
4-Eu (Paulo Sérgio Valle – Marcos Valle)
5-Passarinhada (José Jorge – Ruy Maurity)
6-Tornado (Guto – Mourão)
7-Asteróide sonoro (Cesar Mourão – Edu Mello e Souza)
8-Ventania (F. Leporace – Nelson Marcio)
9-Gira girou (Milton Nascimento – Marcio Hilton)
10-Here, there and everywhere (Lennon & McCartney)
11-Vera Cruz (Milton Nascimento – Marcio Hilton)
12-Cidade grande (Amaury Tristão – Cesar Mourão)