Paulinho Da Viola E O Conjunto A Voz Do Morro (1973)

Boa noite, prezados amigos cultos e ocultos! Hoje eu passei o dia dando uma geral aqui no Toque Musical. Olhando para trás, vejo quanta coisa já fizemos. Mas, o que mais me chamou a atenção foram os meus textos de resenha e por consequência os comentários. Meu Deus, quanto amadorismo! Quanta coisa errada eu escrevi, tanto erros bobos de ortografia quanto erros de abordagem e descrição nas resenhas. É certo que no início eu vivia numa corrida contra o tempo, tudo para manter as postagens diárias e no capricho. E para quem não estava muito acostumado com resenhas, principalmente diárias, falhas e erros foi o que não faltou. E os comentaristas, amigos cultos e ocultos, não perdoavam em suas críticas. E estavam certos. Quer escrever, escreve direito, essa é a verdade. E a gente aprende, podem acreditar…
Então, hoje tempos uma boa pedida musical, Paulinho da Viola e o Conjunto A Voz do Morro. Eu tinha, para mim, que este disco já havia sido postado aqui no Toque Musical. Porém, hoje percebi que não e assim sendo, chegou a sua hora. Por certo, não se trata de uma raridade ou novidade no mundo dos blogs. Muitos já o postaram e talvez tenha sido por isso mesmo que eu o deixei de lado. Mas como deixar de lado um disco tão bacana? Este lp foi lançado originalmente em 1965, mas em 73 ele voltou a ser relançado com essa nova capa. Aqui temos o grande Paulinho da Viola juntamente com o conjunto A Voz do Morro foi um grupo organizado por Zé Kéti, conforme nos conta a lenda, a pedido da gravadora Musidisc. Ele reuniu um time de sambistas da pesada com alguns integrantes do musical Rosa de Ouro. O conjunto era formado por Anescarzinho do Salgueiro, Elton Medeiros
Jair do Cavaquino, Nelson Sargento, Oscar Bigode, José da Cruz, o próprio Zé Kéti e o jovem Paulinho da Viola. O lp é recheado de uma das melhores safras do samba carioca. O disco saiu, originalmente pelo selo Musidisc, em 65, mas em 73 ele foi relançado, desta vez pelo selo RCA, quando então Paulinho da Viola já tinha se tornado uma grande estrela da MPB. E por conta dessas e de outras, apareceu com uma nova capa e o nome de Paulinho em destaque. Creio que não há muito o que se falar deste trabalho, pois todo mundo já o conhece bem. E assim sendo, só me cabe mesmo a postagem. Um lp da melhor qualidade que você não pode perder. Confira no nosso GTM.

peço licença
intriga
mascarada
coração vulgar
conversa de malandro
pecadora
vai saudade
jurar com lágrimas
maria
coração de outro
não sou feliz
injúria
sonho triste
meu viver



.

Conjunto A Voz Do Morro – Os Sambistas (1968)

Mais um álbum de samba e dos bons! O conjunto A Voz do Morro é a reunião de oito dos mais consagrados e geniais sambistas: Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Jair do Cavaquinho, Zé da Cruz, Zé Ketti, Anescar do Salgueiro e Oscar Bigode. Taí… precisa dizer mais alguma? Toca aí…

01 – Cuidado (Nelson Sargento / Marreta) – Nelson Sargento
02 – A Voz do Morro (Zé Keti) – Zé Keti
03 – Tiradentes (Estanislau Silva / Arnaldo Ferraz / Décio Carlos)
04 – 400 Anos de Favela (Zé Keti) – Zé Keti
05 – Exaltação à Mangueira (Enéas Brites da Silva / Aloísio Augusto da Costa) – Paulinho da Viola / Nelson Sargento
06 – Tanta Tristeza (Élton Medeiros / Kleber Santos) – Élton Medeiros
07 – Meu Barracão de Zinco (Jair do Cavaquinho / Jamelão) – Jair do Cavaquinho
08 – Sinhá Não Disse (Paulinho da Viola) – Paulinho da Viola
09 – Carnaval Que Passou (Anescar do Salgueiro) – Anescar do Salgueiro
10 – Exaltação à Madureira (Oscar Bigode / Noca / Poliba) – Paulinho da Viola
11 – Aventureira (José Cruz / Noca / Poliba) – Zé da Cruz
12 – Só Eu Sei (Nelson Sargento / Marreta) – Nelson Sargento
13 – Tarde Demais (Jair do Cavaquinho / Alcides Lopes) – Jair do Cavaquinho
14 – Noite Linda (Jair do Cavaquinho) – Paulinho da Viola
15 – Meus Dias São de Sol (Anescar do Salgueiro) – Paulinho da Viola / Anescar do Salgueiro