Guttemberg Guarabyra – So Tem Amor… (1973)

Boa tarde, amigos cultos e ocultos! Vejo que por conta das nossas postagens espaçadas, muitos acham que o barco aqui está a deriva. Me refiro especialmente ao nosso grupo, o GTM, onde por lá todos os inscritos podem usufruir dos links de postagens. Percebi que alguns do grupo andaram mudando a configuração para o recebimento automático dos links. Como é sabido e avisado, a participação neste grupo é de forma passiva, ou seja, ninguém pode postar nada, apenas ter acesso aos links de forma segura. Mas, infelizmente alguns não se dão por satisfeitos e acabam invadindo a área do administrador, alterando assim as configurações de participação. Eu já avisei aqui e volto a repetir, qualquer alteração nas configurações do grupo a pessoa pode ser banida e isso é feito automaticamente e sem o meu controle. Neste caso, para que a pessoa volte a fazer parte do grupo vai precisar de um novo e-mail, pois o que foi banido não volta mais. Peço que fiquem atentos e evitem essas alterações para que assim possamos manter o blog sempre funcionando direitinho, ok?
Hoje eu estou trazendo para vocês um compacto, um disquinho o qual já foi postado aqui anteriormente, mas sem a sua capa original. Agora, recentemente, consegui um exemplar completo e assim, volto novamente a postagem como manda o nosso figurino. Temos aqui o compacto promocional da Pepsi Cola cujo o jingle faz sucesso até hoje. Quem não se lembra dessa música? Ficou tão conhecida que acabou merecendo um disquinho, um compacto que tem também uma primeira versão para a música ‘Pássaro’. Embora o disquinho seja do Guttemberg Guarabyra, as duas faixas são da dupla Sá & Guarabyra. Disquinho raro e muito bom, vamos conferir?

só tem amor quem tem amor pra dar
pássaro

.

Davi Moraes – Papai No Colégio (1984) e Os Campeões – SOS Vidas (1985)

Bom dia, amigos cultos e ocultos! Seguem aqui mais dois compactos para o nosso festival de 7 polegadas. Desta vez reuni dois disquinhos tipo ‘promocional’, aqueles que só foram ouvidos na época de seus lançamentos, essas coisas que algum dia, para alguém se tornará raridade. Por enquanto é apenas curiosidade.
O primeiro é um compacto no qual Davi Moraes, filho de Moraes Moreira, faz sua estréia em disco, cantando e tocando ao lado do pai. “Papai no Colégio” é uma espécie de frevo criada por Moraes Moreira, com letra de Ziraldo. A música, inicialmente, foi criada para uma campanha publicitária voltada ao eleitor do Colégio Eleitoral e nela a mensagem é a de um filho pedindo ao pai para votar direitinho, “comporte-se bem no Colégio”. Do outro do compacto temos uma música instrumental, “Pai e filho”, tocada obviamente pelos dois, pai e filho 🙂
No segundo compacto temos o encontro de campeões, artistas e esportistas, cantando juntos a música, “O homem, amigo do homem”, criação da dupla Sá e Guarabyra no SOS Vidas, um evento do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, lançado em 1985.

papai no colégio – davi moraes
pai e filho – moraes moreira e davi moraes
o homem, amigo do homem – os campeões
.

Sá & Guarabyra – Quatro (1979)

Putz! Acho que vacilei na postagem que seria para hoje. Havia prometido trazer mais um disco da série Globo de Ouro. Tinha aqui tirado do forno a bolacha e cheguei até a postá-lo, quando percebi meu engano. Na verdade, o lp de hoje já havia sido postado em novembro. E pelo que pude entender, este é justamente um dos discos que foi solicitado link. Verifiquei o mesmo está com link ativo, sem problemas. Peço a quem pediu que verifique de novo, ok?
Bem… diante a confusão, fui obrigado a escalar uma postagem reserva, meus famosos ‘links de gaveta’ – aqueles sempre prontos para uma situção como esta. Escolhi este Sá & Guarabyra que já está prá lá de maduro, quase caindo do pé de Rapidshare. Sem sombra de dúvidas, um discão, que eu só não o havia postado antes por já estar ‘nas bocas’. Mas ainda assim, se houver alguém que ainda não ouviu, tá aqui a oportunidade – sempre no capricho, com encarte e 320 de qualidade.

1 Sete Marias(Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
2 Wonder woman – falso inglês (Toninho Horta – Fernando Brant)
3 Peixe voador(Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
4 Polaca mineira(Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
5 Pássaro(Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
6 Flora medicinal(Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
7 Vem queimando a nave louca(Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
8 Alucinante Alice(Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
9 Chão de poeira(Luiz Carlos Sá)
10 Cigarro de palha(Guarabyra)
11 Chuva do campo(Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
12 Baquiá(Luiz Carlos Sá – Guarabyra)

Sá & Guarabyra – Pirão De Peixe (1977)

Olá amigos, não sei se vocês perceberam, mas agora temos mais um recurso de comunicação. Coloquei um CBox na barra lateral do blog. Agora não há mais desculpas para uma palavrinha. Podemos agora interagir de uma forma coletiva, trocando idéias, batendo papo. Eu estava um pouco relutante quanto a usar essa ferramenta, pois achava que isso iria diluir ainda mais a comunicação e os “feedbacks” de postagens. Mas pensando melhor, acho que o CBox pode realmente dar um novo ritmo ao Toque Musical, envolvendo mais as pessoas. Declaro assim aberto o nosso fórum musical.
Para esta terça-feira, temos mais uma vez a dupla Sá & Guarabyra em um disco que fez muito sucesso, ajudando a consagrar ainda mais a carreira dos dois artistas. Lançado pela Som Livre, o disco teve ampla divulgação na tv (Globo) e nas rádios em geral. Mas com certeza, não foi pelo poder da imposição que este álbum fez tanto sucesso – onde em suas 10 faixas, 10 músicas fizeram sucesso. Um lp, sem dúvida excepcional, do tipo que a gente logo aprende a letra e quer cantar numa rodinha de violão. Tem que conferir!
.
01) Sobradinho
02) Marimbondo
03) Trem de Pirapora
04) João sem terra
05) Pirão de peixe com pimenta
06) Coração de maçã
07) Cianamono
08) Espanhola
09) Canção dos piratas
10) Água corrente

Sá & Guarabyra – Cadernos De Viagem (1975)

Fechando a semana, aqui vai o último toque. Sá e Guarabyra, dupla que dispensa apresentações, num disco da fase de ouro. Mesmo com a saída de Zé Rodrix, a dupla continuou investido no seu ‘rock rural’. Um disco raro, gostoso de ouvir. Me faz lembrar coisas do “Clube da Esquina”. Belo álbum!

Caderno de viagem (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 Dança o atrevido (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 Muchacha (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 Passo-preto (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 Lá vem o bicho (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 Velho camalião (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 Xote correntino (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 Roda o mundo (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 Ondina Paconé (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 Tarzan dos cromados (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 O que você quiser (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)
 Mundo invisível (Luiz Carlos Sá – Guarabyra)