O Som De Status – MPB (1977)

Boa tarde, amigos cultos e ocultos! Percebo que muita gente que compra e ouve disco, costuma não dar muita bola para coletâneas. Sem dúvida, é difícil encontrar uma coletânea montada exclusivamente pela qualidade ou estilo da música. Geralmente, coletâneas comerciais aconteciam para promover os artistas de uma determinada gravadora e dessas, muitas vezes, tínhamos as coisas das mais variadas, um leque de opções para todos os gostos. Eu também não sou muito fã de coletânea, exceto aquelas que monto. Mas eventualmente aparecem algumas que me surpreendem. Foi mais ou menos o caso deste disco que encontrei num saldão, por 5 reais! Uma coletânea montada para a antiga revista masculina, Status. Provavelmente selecionada pelo pessoal da redação da revista. Tive que levar, afinal a safra é ótima, 1977. E a seleção, o melhor do ‘cast’ da Continental, vejam só

uma vez um caso – edu lobo
o samba da minha terra – novos baianos
carolina – aquarius
haragana – almondegas
cabras pastando – sérgio sampaio
mulheres de atenas – ney matogrosso
pássaro ferido – paulo chaves
onde estão os tamborins – célia
além de arembepe – bendegó
fracasso – fagner
marcha de quarta feira de cinzas – os três morais
feito gente – walter franco
.

Walter Franco – Revolver (1975)

Finalmente! Depois de muito esperar, chegou a vez do Walter Franço e seu discaço “Revolver”. Este álbum era para ter sido postado nos primeiros passos do Toque Musical, mas como ele já tinha virado figurinha fácil em outros blogs, achei melhor não publicá-lo naquele momento. Mas este é um daqueles discos que eu faço questão de tê-lo no TM. Pessoalmente acho este o melhor álbum de Walter Franco. E é ele quem o define:
“Revolver é mesmo a palavra exata para esse disco, esse momento. Revolver tudo o que eu ouvi, tudo o que eu sou. Revolver as pessoas. A eletricidade… é o estúdio… as contagens… já que estou num estúdio, então vamos entendê-lo, usá-lo como um canal, aproveitar tudo, revolver…”.

Feito Gente
Eternamente
Mamãe D´água
Partir do Alto / Animal Sentimental
1 Pensamento
Toque Frágil
Nothing
Arte e Manha
Apesar de Tudo é Muito Leve
Cachorro Babucho
Bumbo do Mundo
Pirâmides
Cena Maravilhosa
Revolver

Walter Franco – Vela Aberta (1980)

Hoje eu quero dar um toque musical para dois artistas que estão entre os meus mais queridos. Começo com este disco do Walter Franco, que não é nenhuma raridade ou novidade, mas que faço questão de tê-lo entre minhas postagens. Passar a manhã de hoje ouvindo esta pérola, me motivou… Benditos sejam os ‘malditos’ da música brasileira, pois eles serão sempre o destaque da minha emoção musical. Compartilho com todos esse momento…
Ups! Só agora percebi… este aqui você também pode achar no Loronix (esse Zecalouro… sempre chegando primeiro :D)
01 – Vela Aberta (Walter Franco / Cid Franco)
02 – O Dia do Criador (Walter Franco)
03 – Canalha (Walter Franco)
04 – Corpo Luminoso (Walter Franco / Regis Bonvicino)
05 – Divindade (Walter Franco)
06 – Tire os Pés do Chão (Walter Franco)
07 – Como Tem Passado (Walter Franco)
08 – Feito Gente (Walter Franco)
09 – Me Deixe Mudo (Walter Franco)
10 – Bicho de Pelúcia (Walter Franco / Sergio Pinto de Almeida)
11 – O Blues É Azul (Walter Franco)
12 – Serra do Luar (Walter Franco) – Bônus