Tom & Dito – Revertério (1976)

Domingão chuvoso na cidade, mesmo assim o trabalho corre solto por aqui. Aproveito o intervalo para fazer a postagem do dia. Hoje começando uma nova semana livre.

Mais uma vez temos aqui a dupla baiana Tom e Dito. “Revertério” foi o terceiro álbum e saiu pela Continental em 1976. O disco mantém a mesma linha dos dois primeiros, trazendo sempre algum destaque. Neste temos “Revertério”, um samba bem aos moldes de outra dupla baiana, Antonio Carlos e Jocafi. Tem também “Cretina”, música que fez sucesso na época, um quase samba-rock ou algo assim. Pessoalmente é a que mais me agrada neste lp.
Uma curiosidade: o empresário de Tom e Dito era o mesmo de Antonio Carlos e Jocafi. Por isso, qualquer semelhança, pode não ter sido mera coincidência.

cretina
bolero
incenso
vinte meninas
hortelã
meus camaradas
revertério
moça bonita
catibiriba
procura-se vivo ou morto
água viva
divã

Tom e Dito – Se Mandar M’imbora Eu Fico (1974)

Tenho recebido vários e-mails de pessoas pedindo a re-postagem de diversos álbuns. Até o momento o que tenho feito é buscar novos links para as mais antigas postagens e para quem os pedem via e-mail. Porém, volto a lembrar que esse processo é um pouco demorado, depende de outros fatores além da minha própria vontade. Peço a todos que tenham paciência, checando sempre que possível se o mesmo já está novamente ativo. Estou estudando a possibilidade de re-postagem juntamente o post do dia, vamos ver…

Bom, vamos ao álbum do dia… Para variar um pouco, estou mudando o alvo. Começo a semana com uma dupla baiana já postada aqui. Esses dois foram descobertos por outra dupla baiana famosa, Antonio Carlos e Jocafi. Um dos maiores sucessos de Tom e Dito foi, sem dúvida, “Tamanco malandrinho”. Classificada no Festival Abertura de 1974, a música é um dos carros-chefes deste disco, lançado no mesmo ano. A Som Livre, no relançamento de seus diversos títulos, trouxe também de volta este álbum. Procurando com vontande você ainda encontra o cd para comprar. Se você não conhece, vale a pena conferir aqui antes, na velha tecnologia de agulha.

01. Tamanco Malandrinho
02. Brinco de Ouro
03. Branco na Paixão
04. Promessa e Confissão
05. Eu Não Sou de Ferro
06. Solidão
07. Se Mandar M ‘ Imbora Eu Fico
08. Resolução
09. Eu Cansei
10. Me Deixa Ser Teu Acalanto
11. Jogo Duro
12. Malandragem Dela

Tom & Dito – Obrigado Corcovado (1971)

Esta é uma postagem de gaveta, quer dizer, eu havia guardado, pensando um melhor momento para apresentá-la. Mas só hoje percebi (por acaso) que este título já foi postado por, pelo menos uns três blogs. Apesar disso, acho que devo reforçar este toque musical, pois essa dupla foi demais. A parceria Tom & Dito rendeu clássicos que são sucessos nacionais até hoje. Tiveram vários discos interessantes entre os anos de 1971 e 1981. “Se Mandar M’imbora Eu Fico”, de 1974; “Revertério”, de 1976; “Tom & Dito”, de 1977 e “Tom e Dito”, de 1981, foram discos que lançaram vários sucessos que depois viriam a ser regravados por grandes nomes da atual Música Popular Brasileira. “Obrigado Corcovado” foi o primeiro álbum da dupla e tem:

Lado A
1. NÃO PECA PERDA
O2. CAPIM BARBA DE BODE
3. JANDIRA
4. SAMBA DA MULHER
5. MADRUGADA
6. ALAGADOS
Lado B
1. HORA DO AMOR
2. OBRIGADO CORCOVADO
3. SEM PORTO PRA CHEGAR
4. MINHA GENTE
5. VA S’IMBORA
6. AMANHANGA