Jorge Mello – Besta Fera (1976)

Boa tarde a todos, amigos cultos e ocultos! Eis que temos para hoje este discaço do Jorge Mello, “Besta Fera”, álbum de estreia lançado em 1976 pela Crazy Recordes. Antes deste lp ele já havia gravado um compacto duplo pela Sinter, em 72. “Besta Fera”, por ser o primeiro e também  já se tornou um disco raro e alguns poucos ainda podem ser encontrados no Mercado Livre. Um trabalho inteiramente autoral de um artista que chegou no Rio de Janeiro no início dos anos 70, junto o Pessoal do Ceará. Hoje, mais que um artista da música consagrado. Jorge Mello é também um artista plástico, escritor e poeta. Precisamos explorar mais a sua discografia, não é mesmo? Confiram no GTM…
 
cigano
trovão
novena
constelações
kitchenet
besta fera
o que pensa você
são paulo zero grau
velho vadio
chuva
conselho de amigo
 
 
.

Jorge Mello – Integral (1977)

Interessante… sempre achei que o Jorge Mello fosse baiano. Na verdade, pouco conhecia deste artista, além deste álbum e alguma outra canção. Agora estou tendo a oportunidade de ouví-lo melhor e descobrir um pouco da sua história. Coincidentemente, como Clodo, Climério e Clésio, Jorge também veio do Piauí. Começou sua carreira ainda criança, participou e ganhou diversos festivais de música e foi um dos artistas do chamado “movimento cearense de música”
no início dos anos 70 juntamente com vários outros artistas nordestinos como Fagner, Belchior, Ednardo, entre outros.
“Integral” foi seu segundo álbum, lançado pela Warner, depois de ter se destacado no primeiro trabalho de 1976. Numa grande gravadora ele pode então nos apresentar um álbum super bem produzido, surpreendendo a crítica novamente, ganhando vários prêmios.

moda nova
marinheiro
sassaruê
que de quadrilha
passo da ema
eu falei pra você
água barrenta
canto bonito
trancelin
hora, tempo e lugar
embolada