Josmar Assis – Sonhos D’Alma (1974)

O violão é mesmo um instrumento dos mais interessantes e vemos através de seus instrumentistas, um leque variado de estilos e técnicas. Num país como o nosso, extenso, que abrange diferentes culturas, também encontramos diferentes estilos de tocar o violão.
Desta vez eu trago para vocês o violonista, sociólogo e professor Josmar Assis. Um nome pouco
conhecido (ou lembrado), embora já tenha sido considerado o um mais importantes violonista-concertista do nordeste (e posso completar, do Brasil). Foi aluno do maestro H. J. Koellreutter e de José Carrión e Maria Lívia São Marcos, mestres das cordas. De aluno se tornou logo professor e concertista. Lecionou no Universidade Católica de Salvador, criando depois a sua própria escola. Muitos músicos, principalmente baianos, passaram pelas mãos de Josmar.
Para conhecer um pouco o trabalho deste grande músico, temos aqui “Sonhos D’Alma”, álbum lançado em 1974. Neste lp encontramos um repertório que inclui além de composições próprias, outras peças típicas e bem conhecidas para violão.
Eu procurei outras informações sobre este violonista, mas pela rede tudo é muito fragmentado, o que demanda mais tempo para a pesquisa, a qual (infelizmente) não tenho como fazer. Não posso nem afirmar à vocês se ele chegou a gravar mais discos ou se ainda está tocando. Se alguém tiver notícias, não perca o momento, comente!

gotas de lágrimas
serenata de schubert
saara
pensando
última inspiração
sonhos d’alma
facination
um cantinho no mar
brincando de ciranda
abismo de rosas
foi o boto sinhá
romance de amor