Paulo Freire – Sambas Em Estéreo (1973)

Finalmente chegou nossa vez. Enquanto a turma vai pro recreio eu aproveito para dar o toque musical do dia. Nesta semana vamos levando na descontração, com um cardápio variado.
Temos para hoje mais um disco bacaninha. Um álbum do tecladista Paulo Freire, nome pouco conhecido para a grande maioria, inclusive eu que só vim a conhecer seu trabalho através de um outro álbum postado no Loronix. Lamentavelmente, não há muito o que encontrar sobre na rede.
Para aqueles que apreciam o som do Walter Wanderley, possivelmente vão gostar de “Sambas em Estéreo”. Um trabalho com a mesma pegada do lendário tecladista. (sem fazer comparações, apenas semelhanças)
Este LP é um mostruário das qualidades do órgão eletrônico Yamaha-EX-42, uma autentica nave espacial sonora, na qual Paulo pilota com maestria. Na época, inicio dos anos 70, na compra de um teclado desses da Yamaha, vinha de brinde o disco.
“Sambas em Estéreo” é um disco instrumental muito gostoso de ouvir. Um autêntico ‘lounge pop samba’ O que é isso? Só mesmo ouvindo para entender. Vai fundo e não o desmereça, avaliando apenas pela capa. 😉

o ferroviário
lamento do capoeira
pago pra ver
amanhã é outro dia
retalhos de cetim
adeus e até logo
sou da madrugada
ouça meu amor
orgulho de um sambista
andança

Paulo Freire – Rio Abaixo – Viola Brasileira (1987)

Estamos enfim encerrando as duas semanas com os artistas mineiros. Por certo, esses não são os únicos e nem de todo os melhores. Como dizem por lá, “Minas são muitas…Na seqüência, ao contrário dos outros blogs, não irei apresentar músicas natalinas. Darei continuidade a minha lista como normalmente. Para fechar o ano, conto com o talento das mulheres, algumas que nunca saem da minha rádio-cabeça, que me acompanham fielmente ao longo dos anos. Que certamente continuarão ao meu lado, cantando e tocando para me embalar. Gostaria de postar todas, mas a fidelidade não é exclusivamente minha. As ‘minas’ são muitas e os blogs também. 🙂 Desejo a todos os amigos, parceiros, blogueiros, visitantes e vigilantes de plantão, boas festas!Segue então para fechar o domingo os seguintes disquinhos…

1. Mosquitão
2. Seca
3. Dona Júdica
4. Menino Peão
5. Dança do Maneiro Pau
6. Inhuma da Taboca
7. Chianti
8. Brincando no Enfuzado
9. Fumacinha da Manga
10. Flor do Pequi
11. Lundus do Urucuia
12. Rio Abaixo
13. Seguidilla
14. Suíte da Lagartixa (Com Fome)
15. Suíte da Lagartixa (Dando O Bote)
16. Suíte da Lagartixa (Comendo)
17. Seu Teó
18. Inhuma do Brejo
19. Receita de Pacto