Shopping Tops (1976)

Bom dia, meus caríssimos amigos cultos e ocultos! Trazendo mais um disco na linha promocional, hoje temos uma coletânea elaborada pela gravadora e selo Crazy para o Shopping Center Ibirapuera, um dos primeiros e gigantes centros de compra que surgiam no Brasil a partir da década de 70. Eu não achei informações, mas creio que este lp foi lançado como brinde aos fornecedores e clientes do Shopping. No álbum vamos encontrar uma verdadeira salada mista, com os mais variados e obscuros artistas e gêneros da época. Entre esses temos também os destaques, que são os artistas/conjuntos do cast da gravadora, tipo Tarancon e Joelho de Porco. Por aí já dá para se ter uma ideia do variado leque dessa seleção…

that’s the way – the last trio
altar de primavera – moacir morales
bonna cera – merry boys
gracias a lavida – tarancon
bumping joe – sweet corporation
aimer quelqu’un d’heureux – caroline verdi
monkey bump – baby champ
eu me recordo – kleber
season of assassins – sammy barbot
reza folia – grupo raizes
coração em recesso – cloves dalem
mardito fiapo de manga – joelho de porco
.

Joelho De Porco (1978)

Olá amigos cultos e ocultos! Já quase terminando a sexta feira, eu ainda encontro uma brecha para carimbar aqui mais um álbum raro. Estou trazendo aqui, mais uma vez o conjunto metido a punk, Joelho de Porco. Este grupo nasceu no início dos anos 70, apresentando uma proposta de rock bem original para a época e com boas pitadas de humor. Ao longo de sua existência oscilante, passou por diferentes formações o que lhe garantiu uma produção musical diversificada. O álbum que eu hoje apresento foi o segundo lp gravado por eles, ainda nos anos 70 e traz um repertório com releituras de duas músicas do primeiro disco. A formação aqui é outra, sendo que apenas Tico Terpins integrante da fase inicial. É dele praticamente todas as músicas. Pessoalmente, eu prefiro o primeiro disco, mas este também é ótimo e vale dar uma conferida 😉

o rapé
são paul by day
paulette mon amour
rio de janeira city
feijão com arroz
aeroporto de congonhas
golden acapulco
boeing 723897
mandrake
.

Joelho De Porco – São Paulo 1554-Hoje (1976)

E aí…? Você vai de xaxado? Eu vou de rock’n’roll! (pelo menos até domingo, se não embaçar…)

Depois de Mutantes, Made In Brazil e Os Incríveis, o Joelho de Porco foi a banda de rock que me puxou pelos pés no auge dos meus 15 anos. Descobri o grupo através de um compacto, cuja a música, “Se você vai de xaxado, eu vou de rock’n’roll”, fazia o maior sucesso na minha turma.
Coincidentemente, naquele mesmo ano de 1976, era lançado um lp da banda pela Som Livre. Me lembro que havia até propaganda na TV Globo anunciando. E aí, não deu outra, comprei o disco. (Verificando neste instante, vejo que o lp ao qual eu me refiro foi o segundo, quando então entrou um vocalista argentino, o Billy Bond).
“São Paulo 1554-Hoje” é outro clássico do rock nacional. Foi relançado em vinil pelo selo Beverly no início dos aos 80 com esta capinha que vemos logo acima. Na verdade era a contracapa no original. Em 1998 ele foi relançado em formato digital pela Movieplay.
O último remanescente do Joelho, Próspero Albanese, continua na ativa mantendo vivo o nome e a memória de uma das mais inovadoras bandas de rock brasileiro. O Joelho de Porco foi um precursor do estilo punk (mas eles não eram punk não, viu?)
*para engrossar o nosso “eisbein”, estão incluídas as duas faixas que compoe o compacto de estréia, lançado em 1973, produzido e com participação de Arnaldo Baptista, dos Mutates.
hey gordão
boeing 723897
mardito fiapo de manga
cruzei meus braços, fui o palhaço
debaixo das palmeiras
mexico lindo
aeroporto de congonhas
são paulo by day
a lâmpada de edson
meus vinte e seis anos
fly america (bônus)
se você vai de xaxado, eu vou de rock’n’roll (bônus)