Olá! Eu finalmente consegui um tempinho para a postagem do dia. Foi sorte, pois eu não pensava que conseguiria fazê-la hoje. Viajando e longe meu computador, ficou difícil manter a rotina. Felizmente eu já havia preparado este disco, levando-o comigo na gaveta, para uma eventual possibilidade, como está sendo agora.
Tenho para vocês um dos grandes (e esquecidos) nomes da nossa música, o maestro e compositor Hekel Tavares, músico que sempre transitou, como Radamés Gnatalli, no popular e no erudito. Autor de mais de uma centena de músicas entre canções, toadas sertanejas, maracatus, coco, fox-trot e também obras sinfônicas e peças eruditas como este “Concerto Para Piano E Orquestra Em Formas Brasileiras”, uma obra reconhecida mundialmente, de 1941.
A música Hekel Tavares é considerada neo-romântica e essencialmente ligada à cultura brasileira. Seus temas, refletem o contato direto com as manifestações nordestinas em reizados, congadas, maracatus, bumba-meu-boi, nau catarineta e toda sorte de ritmos, cores e sons. Muitas de suas composições, hoje em dia, são cantandas e consideradas erradamente como peças folclóricas ou de domínio público. Foi numa dessas que o cantor Fagner se deu mal, respondendo a um processo, ao gravar sem os devidos créditos a música de Hekel, a famosa “Penas do Tiê”, que na verdade se chama “Você”. Curiosamente, este caso só foi descoberto 26 anos depois e ninguém até então havia se tocado da ‘apropriação’ do cantor. Taí uma prova incontestável da falta de memória do nosso povo. (Ou seria uma falta de cultura musical?)
Segue aqui este disco raro, gravado possivelmente no final dos anos 50, com a obra maior de Hekel, o “Concerto Para Piano E Orquestra Em Formas Brasileiras – opus 105 n. 2” e também 0 “Concerto Para Violino E Orquestra Em Formas Brasileiras – opus 107 n. 4. Neste, temos o próprio autor regendo a Orquestra Sinfônica Nacional e a seu lado os solistas Oscar Borgerth para violino e Souza Lima para piano. Toque aí, que eu recomendo…
Hekel Tavares – 2 Concertos Em Formas Brasileiras (195…)
Responder
concerto p/ violino e orquestra em formas brasileiras – ops 107 n. 4
modinha – 1º mov. – andante com moto allegro
louvação – 2º mov. – lento
ponteio – 3º mov. allegro risoluto – sostenuto – allegro vivace
.
concerto p/ piano e orquestra em formas brasileiras – ops 105 n. 2
modinha – 1º mov. – tempo di batuque – lento con simplicitá
ponteiro – 2º mov. – largo – molto contabile ed expressivo
maracatú – 3º mov. – lento, ma vigoroso