Heraldo E Seu Conjunto – Dançando Com O Sucesso (1961)

Boa noite, meus caros amigos cultos e ocultos! Cá estamos neste domingo trazendo para vocês, “Dançando com o sucesso”, segundo lp do pernambucano Heraldo do Monte. Escolhei este disco (herança blogueira) muito por conta do Quarteto Novo, disco que havia postado dias atrás. Aqui temos este mestre das cordas, instrumentista, arranjador e compositor que inicia sua carreira, ao vir para São Paulo, tocando ao lado de Walter Wanderley e Dick Farney, em seus respectivos grupos. A partir de 60 grava seu primeiro disco e dá sequencia a uma brilhante e premiada carreira. Torna-se um dos grande instrumentistas brasileiros, reconhecido internacionalmente. Fez parte do Trio Novo, ao lado de Airto Moreira e Theo de Barros, grupo que viraria quarto com a entrada de Hermeto Pascoal e daí, em 67 viria o discaço o qual postamos aqui. Mas enfim, Heraldo do Monte é um artista consagrado e dele já publicamos outras coisas aqui e agora trazemos este lp que reúne uma seleção de músicas dançantes, sucessos nacionais e internacionais daquele início dos anos 60. Com direito também a corinho. Disquinho bem agradável que vocês precisam ouvir. Confiram no GTM…
 
la novia
palhaçada
al di la
chorou chorou
sem querer
el panuelo manchado de rouge
muy cerca de ti
porque me enamore de ti
cheiro de saudade
llorando me dormi
 
 
.

Elomar & Arthur Moreira Lima – Parcelada Malunga (1980)

Dando sequência à semana dos digitalizados mas difíceis de serem encontrados, estou trazendo o “Parcelada Malunga”, um álbum de encontro do pianista Arthur Moreira Lima com o cantador, compositor e violeiro Elomar Figueira. Este disco até que não é tão difícil de achar, já se tornou um clássico popular e até já foi bem divulgado em outros blogs. Mesmo assim, vai tendo o seu lugar garantido aqui no Toque Musical. Pessoalmente, eu adoro este disco.

Gravado ao vivo no Teatro Pixinguinha em São Paulo, este álbum registra o encontro de dois músicos aparentemente distintos ou de extremos opostos, um erudito e o outro popular. Mas a ouvirmos, fica claro o quanto esses dois mundos têm em comum, além da simpatia recíproca entre os músicos. O show “Parcelada Malunga” contou ainda com as participações especiais de Heraldo do Monte, Xangai e Zé Gomes. Minha única queixa é fato de ser este um disco simples. Pelo que contam do show, bem que merecia um álbum duplo. Mesmo assim é uma jóia de se ouvir com outros olhos.
o violeiro
as curvas do rio
louvação
cantiga de amigo
chula no terreiro
peão na amarração
cantada
estrela maga dos ciganos
puluxias
clarió

Heraldo Do Monte – Cordas Vivas (1983)

Olás! Esta semana eu procurarei ser bem variado, conforme anda o meu espírito eclético musical. No último fim de semana acho que ouvi mais música que o de costume. Talvez até prolongue por mais tempo, afinal quando falamos de música popular brasileira temos um leque de possibilidades que não se limita apenas à bossa e samba. Assim, se ontem fomos de Dick e Claudette, hoje iremos com o instrumental do Heraldo do Monte. E que instrumental, diga-se de passagem!

“Cordas Vivas” é um álbum muito bonito, a começar pela capa ilustrada com a pintura do artista plástico Michinori Inagaki. Tinha que ser, afinal um disco do Heraldo merece uma capa a altura de sua música, ainda mais neste disco onde temos a participação especial do ‘Mago do Som’, Hermeto Pascoal e do não menos mágico Edson José Alves que segura no ‘ovation’ da primeira à última faixa do lp. A música de Heraldo do Monte é recheada de sotaques nordestinos e ao mesmo tempo é universal. Não tem como errar. Não há como desagradar, é mesmo linda. O álbum traz apenas Heraldo, Edson, Hermeto (em duas faixas) e Pernambuco no triângulo e percussão. É difícil, para mim, destacar esta ou aquele música. Posso dizer com certeza, “Cordas Vivas” é um disco bom de cabo a rabo. Confiram aí…
caboclo elétrico
mordida de abelha
moreneide
valsa pra tutuca
mareado
esperando a feijoada
pingo a pingo
coisa de lá
teia de aranha
um cantinho e dois violões
fugidinha pro d’alma
giselle
lágrima nordestina
dois na brncadeira

Heraldo Do Monte E Seu Conjunto – Dançando Com O Sucesso N. 2 (1962)

Ao abrir o baú onde encontrei a Rosana Toledo, achei também este disco do Heraldo do Monte. O cara toca tudo que é de corda, multinstrumentista famoso e super premiado. Já tocou com os mais diversos artistas nacionais e internacionais. Fez parte do lendário Quarteto Novo, ao lado de Hermeto Pascoal, Airto Moreira e Téo de Barros. O disco que temos aqui é seu terceiro álbum, lançado em 1962. Um disco para fans.
01- Cinderela (Paul Anka)
02- Castiguei (Jorge Cosata – Venâncio)
03- Cavaleiros do céu “Ridere in The shy” (Stan Jones)
04- Fiz o bobão (Haroldo Barbosa – Luiz Reis)
05- Hernando’s hideaway (Richard Adler – Jerry Ross)
06- Brigitte Bardot (Miguel Gustavo)
07- Samba que eu quero ver (Djalma Ferreira – Juvenal Fernandes)
08- Nena nenita (Joaquin Prieto)
09- Chora, coração (Danie Brean – O.Guilherme)
10- Lady of Spain (Tolchard Evans – Erell Reaves)