José Rastelli – Eu E Meu Amigo Violão (1960)

Olá amigos cultos e ocultos! Depois de postar recentemente o volume 3 da série “Eu e meu amigo violão”, vi o quanto este artista é admirado e o quanto ele é mal divulgado. Fiquei de repostar o volume 2 e aproveitando o ensejo, aqui vamos com o primeiro. Agradeço aos dois amigos cultos que prontamente me enviaram os arquivos dos discos. Felizmente eu já encontrei todos eles, como manda o figurino. Sem dúvida, esta série é muito boa e ouvindo hoje com mais atenção o primeiro, acho que entre eles é o melhor. O repertório é dos mais agradáveis e variado, o que demonstra a riqueza técnica e musical de José Rastelli.

aquarela do brasil
chuá chuá
tristesse
mentiroso
última inspiração
milongueiro de ayer
abismo de rosas
la cumparsita
malagueña
india
ave maria
valsa do adeus
.

José Rastelli – Eu E Meu Amigo Violão – Vol. 3 (1964)

Muito bom dia, amigos cultos e ocultos! Sei que muitos dos amigos aqui ainda esperam a reposição de links para velhas postagens. Sei também que alguns até já desistiram devido a demora. Pois é, eu sinto muito. Gostaria mesmo que os links se eternizassem, se a necessidade de reposição. Isso também dá um trabalho danado. Infelizmente, até hoje, eu não consegui recuperar todos os links que se perderam quando o Mediafire resolveu cancelar a minha conta free. Desde então tenho buscado a reposição conforme as solicitações de vocês. Porém, os pedidos foram tantos que se acumularam. Definitivamente eu não tenho como atender de imediato e muitas vezes nem de responder prontamente aos comentários e e-mails. O negócio é ter paciência. Como já disse, a prioridade é sempre da postagem do dia. Quem acompanha o blog diariamente não perde nada. Daí, é com vocês. Eu faço a minha parte. Se estão chegando no fim da festa, sinto muito…
Hoje eu vou postar este volume 3 do violonista José Rastelli para compensar um pedido de reposição, do volume 2, que até hoje eu não refiz. E não refiz porque o referido lp sumiu, não sei onde eu o coloquei e o pior, também não tenho mais a cópia digitalizada. Enquanto espero o reaparecimento do tal disco, vamos com este, o volume 3, que traz em seu repertório onze temas variados e conhecidos, bem na linha dos álbuns anteriores.
Rastelli estreou em disco pela Chantecler, no início dos anos 60. Era um virtuoso do instrumento. Gravou esta série que se chamou “Eu e meu amigo violão”, a qual fez  muito sucesso naqueles tempos. Tempos em que o aprendiz se mirava em verdadeiros instrumentistas.

os milhões de arlequins
siboney
conversando com a saudade
adiós muchachos
amando sobre o mar
el relicario
madreselva
carnaval em veneza
capricho árabe
le lac de côme
sin palabras
.

José Rastelli – Meu Amigo Violão Vol. 2 (1963)

Meus prezados, o Chico Zé já está de volta, completo em suas 14 faixas. Voltem lá e refaçam seus arquivos. E ponha a boca no trombone, caso encontre alguma postagem vencida.

Temos uma semana diversificada, bem variada, para ser mais exato. Ontem foi samba, hoje vai ser solos de violão. Geralmente quando publico álbuns de violonistas o ‘ibope’ é muito bom. Tenho certeza que o disco de hoje também vai fazer sucesso. Vamos hoje com o violão paulista do grande instrumentista José Rastelli. Um nome pouco conhecido além do universo das cordas. Um violonista virtuoso listado entre os mais escutados e estudados pelos amantes do violão. Rastelli estreou em disco pela Chantecler, no início dos anos 60. Da série “Meu amigo violão”, que eu sei, ele gravou uns quatro. Minha intenção era a de postar o primeiro, mas este não estava em boas condições, principalmente se tratando de solos de violão. Fica parecendo trilha para fritar ovo. Os estalos e chiados comprometem a audição. Daí optei pelo segundo, que de uma certa forma é até mais bonito e mais solto. O repertório é típico, variando do erudito ao popular. Para aquele que não conheciam José Rastelli ou querem mais informações sobre o músico, sugiro visitarem o seu espaço.
olhos negros
brejeiro
o despertar da montanha
canção de dalila
valsa venezuelana
prelúdio nº 1
hi-lili-hi-lo
oh, doce mistério da vida
el cubanchero
noche de ronda
sonho de amor
cinquantaine
cinzas do coração