Mercenárias – Trash Land (1988)

Bom, por certo que não vamos parar por aqui. A postagem do dia tem um toque de feminino, mas não fica em lantejoulas, brocados e rebolados. Nesta, a pegada é mais dura, é mais punk, é mais rock e é mais nova. Vamos agora para os anos 80, trazendo uma das melhores banda femininas da época, as Mercenárias. Já tivemos o prazer de ver e ouvir seu primeiro disco de 86, “Cadê as armas?”, publicado aqui no Toque Musical. Agora temos o segundo disco, lançado pela EMI. Um trabalho super produzido obviamente, mas que a meu ver não se compara ao primeiro, bem mais vigoroso e irado. Mesmo assim, “Trash Land” não fica atrás, tem lá o seu sabor e sua poesia. A capa é muito bonita com estampas florais projetadas sobre as moças da banda, um sinal claro de novos tempos. A banda, me parece, ainda continuam na ativa, tendo até um endereço no Myspace. Confiram aí o toque…

lembranças
há dez anos passados
somos milhões
tempo sem história
ação na cidade
matinê
mesmas leis
cadê as armas?
provérbios do inferno
kyrie
angelus
trashland

Mercenárias – Cadê As Armas? (1986)

Pois é… como diz o companheiro G&B são poucos os discos de rock (Brasil) que salvam os anos 80. Eu também não tenho dúvidas disso, apesar de ter sido a década onde a música jovem no Brasil ganhou mais espaço. Talvez por isso mesmo se tenha feito tanta ‘adrem’. Eu, da minha parte, só procurei guardar o que era bom. E aqui vai mais um dos que eu ouvia intensamente, “Cadê as armas?” disco de estréia da banda feminina Mercenárias. Formada em São Paulo por Rosália Munhoz no vocal, Ana Machado na guitarra, Sandra Dee no baixo e Lou na bateria. A banda se destacou por seu som pesado e letras ‘politizadas’. Como diz um outro amigo meu, as Mercenárias seria uma versão feminina e mais ácida dos Titans, pelo menos naquela época.

Elas gravaram apenas dois discos, sendo este o primeiro e com certeza o mais legal. Um álbum, literalmente, curto e grosso. Mas muito bem feito e com uma pequena ajuda de amigos como Edgar Scandurra, João Gordo, Vange Leonel, entre outros… Para os chegados em rock, eu recomendo… discão!
.
me perco nesse tempo
polícia
imagem
inimigo
pânico
amor inimigo
loucos sentimentos
labirintos
além acima
santa igreja