Márcio Montarroyos – Carioca (1983)

Olá amigos cultos e ocultos! Na brecha do meu tempo, aqui vai o disco do dia (ou da noite, se preferirem). Vamos com o saudoso trumpetista Márcio Montarroyos, em disco lançado em 1983. Um álbum nota dez para quem gosta de música moderna instrumental. Fazendo juz à sua ilustre e talentosa figura, Márcio vem acompanhado pela nata do momento, músicos renomados, time de primeiríssima! Djalma Corrêa, Leo Gandelman, Jamil Jones, Victor Biglione, Ivan Conti, Ricardo Silveira, Arthur Maia, Lincoln Olivetti, Celso Fonceca… putz, a turma é grande, tem mais uns tantos… mas por aí já dá para sentir o clima. O disco foi gravado no Rio de Janeiro e finalizado em Nova York.

introduction – quilombo dos palmares
aruanda
ocean dance
skydive
samba solstice
christina
carioca
.

Nivaldo Ornelas, Nelson Ayres, Márcio Montarroyos & Toninho Horta – Concerto Planeta Terra (1989)

Bom dia meus amigos cultos e ocultos! Como sempre, a gente nunca consegue agradar a todos. Seja na escolha dos álbuns apresentados, seja na escolha do provedor de links. Desta vez parece que alguns estão tendo problemas para baixar através do Mediafire. Eu acredito que isso esteja acontecendo devido a uma série de possibilidades, entre elas o fato de não termos uma conta ‘Premium’, a baixa qualidade de conexão em algumas regiões do Brasil e as interferências na rede devido ao aquecimento solar. A conta especial a gente pode até providenciar, mas melhorar a conexão da rede e criar uma consciência ecológica em todo o mundo ainda vai demorar.
Por falar em consciência ecológica, nosso encontro musical e independente desta sexta feira tem como tema justamente esta questão. Traz o encontro de quatro feras da música (instrumental) brasileira: Nelson Ayres, Nivaldo Ornelas, Márcio Montarroyos e Toninho Horta. Trago hoje para vocês o maravilhoso ‘Concerto Planeta Terra”. Um álbum duplo realizado pela IBM do Brasil e distribuído de maneira não comercial. O concerto aconteceu em São Paulo, no Parque Ibirapuera, em 1989. Foi um espetáculo grandioso, ao nível dos artistas principais, com direito a Orquestra Sinfônica (Jovem de Campinas) e os Corais da IBM de Sampa e Campinas. Participaram também, na cozinha de apoio aos ‘três mosqueteiros’, Zeca Assumpção no contrabaixo e Carlos Bala na bateria. Por aí já dá para se ter uma ideia da qualidade musical do show e do produto final que é este disco. Para completar, a direção musical do projeto foi toda de Toninho Horta. O álbum se divide igualmente para os quatro músicos e suas composições feitas especialmente para o projeto. Cada lado pertence a um artista que representa os quatro elementos: Ar – Nivaldo Ornelas, Água – Nelson Ayres, Fogo – Márcio Montarroyos e Terra – Toninho Horta. Confiram o toque…

nivaldo ornelas – ar
1º movimento: abertura
2º movimento: rock novo
3º movimento: variações sobre um tema dos Beatles
nelson ayres – água
márcio montarroyos – fogo
toninho horta – terra
1º movimento
2º movimento
3º movimento

Márcio Montarroys & Orquestra – Piston Internacional (1981)

Bom dia, amigos cultos e ocultos!. Algumas pessoas andam reclamando de links que não estão (aparentemente) funcionando. Eu procuro verificar imediatamente e meus famosos colaboradores vão logo oferecendo o link novo. Acontece que na maioria das vezes o problema não é o link vencido. O que temos são erros geralmente por falta de atenção ao copiar o link e agora, mais comuns, provocados pelo próprio Rapidshare, forçando a barra para que a gente adquira uma conta Premium. A sugestão que dou nesses casos é desligar e ligar novamente o seu computador. Dessa forma ele estárá gerando um novo número IP e assim possibilitando o download imediato. Isso vale também para quando a gente não quer ficar esperando os 15 minutos para fazer um novo download. Em alguns casos não é preciso nem desligar o computador, basta desligar e ligar novamente o ‘molden’. Isso é o que podemos chamar de um ‘clean’ básico 😉

Iniciando a semana, tenho para hoje este maravilhoso disco do pistonista/trompetista Marcio Montarroyos, um dos grandes instrumentistas brasileiros, falecido no final de 2007, vítima de um tumor no pulmão. Márcio iniciou a carreira nos anos 60. Compositor, arranjador e instrumentista de mão cheia, fez parte do grupo A Turma da Pilantragem. Estudou na ‘Berklee School Of Music’ no início dos anos 70, voltando logo em seguida ao Brasil onde se apresentou em diversas casas de shows. Tornou-se um dos mais requisitados músicos, trabalhando ao lado de outros grandes nomes da música, não só nacionais, como os internacionais Stevie Wonder, Sérgio Mendes, Sara Vaughan, Nancy Wilson, Carlos Santana, Ella Fitzgerald e por aí a fora… Entre seus diversos discos gravados eu escolhi este, “Piston Internacional”, exclusivamente por causa de duas músicas, as quais eu considero como das suas mais belas interpretações. Me refiro a “Stormy Weather” e “Carinhoso”. Esta última então, nem se fala… se já era naturalmente linda, ficou ainda mais maravilhosa. Me lembro de ter ouvido essa interpretação a primeira vez na trilha de abertura de uma novela da Globo. Perfeita! Taí então um belo disco para começarmos bem a semana. Confiram o toque…
stormy weather
maria
stardust
carinhoso
as time goes by
no rancho fundo
da cor do pecado
how about you
chão de estrelas
misty
mulher
i’ve got you under my skin