Luiz Ayrão – Alegria Geral (1984)

Boa tarde, companheiros, amigos cultos e ocultos! Eis um artista que por aqui, até hoje, só postamos músicas individuais presentes em coletâneas. Só vim a dar conta disso, quando o amigo Fáres me pediu sua discografia e para variar percebi que não tinha nada deste compositor, cantor e sambista, a não ser este lp que hoje apresentamos a vocês.
Luiz Ayrão, para quem não sabe, é filho do compositor Darcy Ayrão e sobrinho do saxofonista Juca Azevedo, com quem veio a conhecer grandes nomes da da nossa música e de onde nasceria seu desejo de também se tornar um compositor. Cresceu num ambiente musical, o que lhe garantiu um bom começo. Suas primeiras composições foram gravadas por Roberto Carlos, mas também fez música para muitos artistas da Jovem Guarda. Seu primeiro sucesso veio num compacto lançado em 1973, o samba “Porta aberta”, o que lhe garantiu em seguida o primeiro lp. Daí por diante, Luiz Ayrão se consagraria como cantor e compositor, passando a gravar vários discos e também a lançar vários outros sucessos. Se tornou mais conhecido com um sambista, por conta de suas composições serem quase sempre nesse gênero. “Alegria Geral” foi seu décimo primeiro disco e nele vamos encontrar também muito samba, cabendo também espaço para baião, frevo, choro e canção romântica. Um disco bem honesto, que embora não tenha um sucesso de destaque, traz uma seleção quase toda de composições autorais que agrada em cheio. Confiram no GTM….
 
é da juventude
um sou eu
brisa errante
venho velho
aventureiro
café amigo
dez mandamentos para um povo feliz
cadê iaiá
roqueiro
ausência
gatice
eu o rei você a rainha
 
 

Vários – Juventude E Ritmo (1969)

Olá amigos cultos e ocultos! Finalmente uma brecha nesta quinta-feira. Dá tempo de vir aqui e postar alguma coisa. Na verdade, estou cheio de coisas para se ouvir com outros olhos, mas o que tem pegado é a disponibilidade do Augusto aqui…
Estou trazendo hoje um disco que agora está lá no Japão. Comprei para um colecionador com quem negociei outros discos. Sinceramente, acho que ele pagou caro por uma coletânea como esta que traz, sem dúvida, algumas peculiaridades e sucessos do final dos anos 60. Jovem Guarda em seu último suspiro. Temos, por exemplo o Luiz Ayrão que passou pela Jovem Guarda, mas acabou fazendo sucesso mesmo foi no samba. A cantora Elizabeth vem com a faixa “Tanto amor sem ter ninguém prá dar”, música que segundo o meu amigo Samuca, só saiu neste lp. Fábio, aquele do LSD, canta desesperado a sua “Stella”, música de relativo sucesso na época. Seguem também outros ultra românticos Márcio Alexandre e José Ricardo. E também na fita, quero dizer, na faixa, A Turma do Embalo, dando um tom mais descontraído e divertido ao disco. Vale uma conferida…

tanto amor sem ter ninguém pra dar – elizabeth
preciso de você demais – josé ricardo
uma canção, eu e você – fabio
que vale a vida sem amor – luiz ayrão
pedrinha de gelo – márcio alexandre
those were the days – a turma do embalo
stella – fábio
banho de sorvete – a turma do embalo
não me deixe nunca mais – elizabeth
a palavra é você – josé ricardo
alucinado por você – márcio alexancre
três tempos – luiz ayrão
.

Copa 94 (1994)

Beleza! A Seleção faturou mais uma. Vamos indo bem… Três a zero é bom demais! Para homenagear o dia nada melhor que um disquinho que poderá vir a acompanhar às próximas rodadas, com certeza!
Temos aqui uma outra seleção, essa de músicas feitas exclusivamente para explorar o tema de Copa do Mundo. Num ufanismo naturalmente exacerbado, vamos de samba, axé, marchas, frevos hinos… tudo em nome do amor à camisa verde e amarelo, ao futebol. Salve, salve Brasil!
(Não sei porque, aparentemente não tem nada a ver… mas me lembrei e me deu vontade de ouvir The Cramps, “Bad music for bad people”)

.
arrebenta brasil – seu boneco
brasil, foraça e raça (hino da seleção) – grupo nosso samba
haja coração – elson forrogode
brasil legal – luiz ayrão
raça brasileira – swing da cor
sorriso em verde e amarelo – garotas de outro de recife
coração verde amarelo (tema da tv globo) – aerobanda
vencer ou vencer – moraes moreira
sai fora – grupo pirraça
axé verde amarelo – banda lua
o brasil vai faturar – grupo galera
canarinho cowboy – dalmo medeiros e coro come
pra frente brasil – a taça do mundo é nossa – turma da seleção
i love tetra – turma da seleção

Mexicoração – Copa 86 (1986)

Vamos que vamos, Brasil!!! Hoje tem a estréia da Seleção Brasileira e tá todo mundo ligado na mesma emoção, com diz a música. Eu, obviamente, não poderia deixar de dar um toque de celebração à festa que está apenas começando. Como brasileiro e torcedor, desejo boa sorte para esse time do Dunga. Vamos lá, vamos trazer a Copa de novo para o Brasil.
Para ajudar na comemoração e também para embalar as festas após o jogo, aqui vai este disco recheado com aquelas canções que todo mundo conhece, as trilhas e os temas de diversas Copas do Mundo. Uma seleção musical que é só alegria. Viva o Brasil!!!

mexe coração – turma da seleção
pra frente brasil – coral do caneco
povo feliz – junior
bola pra frente – santa cruz
eu acredito nesse time – gool 86
corrente 78 (o hino da copa) – coral de joab
70 neles – gal costa
a taça do mundo é nossa – coral do caneco
meu canarinho – luiz ayrão
gôôôô-ôôl! brasil! – os incríveis
sou tri campeão – golden boys
mexe coração – instrumental para karaokê